Porto Alegre, 27 de novembro de 2015 – Com um público de mais de 300
pessoas, a 19a Rodada Goiana de Tecnologia e Manejo de Suínos e o 2o Fórum de
Discussões da Suinocultura do Centro-Oeste movimentaram a cadeia suinícola da
região nos dias 26 e 27 de novembro, em Goiânia (GO). O evento reuniu
produtores, consultores e autoridades do setor com o objetivo de debater os
principais temas e demandas da suinocultura.
A programação do dia 26 teve início com o “Painel Conjuntural – Mercado
de Insumos, Planejamento e Futuro da Suinocultura no Centro-Oeste”, mediado
pelo presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS),
Marcelo Lopes. Em seguida o secretário de desenvolvimento Econômico do Mato
Grosso, Seneri Paludo, falou sobre o cenário econômico e perspectivas para o
mercado de grãos. Os debates seguiram com a apresentação do consultor Fabiano
Coser, sobre oportunidades e desafios do mercado de suínos no Brasil, e a
palestra do ex-ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli, que tratou das
estratégias agrícolas para o crescimento da economia brasileira.
Paludo fez críticas ao atual modelo de crédito rural no Brasil, que na
sua avaliação está defasado e com necessidade de uma reformulação para
manter o crescimento do setor agrícola brasileiro. De acordo com o secretário,
as saídas para a política agrícola brasileira são o aperfeiçoamento dos
títulos privados do agronegócio, a criação de um “sistema de registro de
títulos”, revisão dos custos cartorários, migração gradativa da PGPM para
um modelo de seguro de renda, além de uma nova regulamentação para
distribuição do seguro rural e renovação da equipe de carreira da Secretaria
de Política Agrícola do Mapa (SPA).
Durante sua apresentação, Coser afirmou que apesar do recuo no Produto
Interno Bruto (PIB) e do crescimento na taxa de desemprego, que deve chegar a
mais de 10% esse ano, o agronegócio brasileiro tem boas oportunidades. “A
economia brasileira tem na pecuária um aliado, uma possibilidade de
crescimento. A previsão é que se tenha um aumento de 31,72% da produção de
carne suína e de 35% na produção de suínos, na próxima década”, disse.
Na ocasião, ainda foram debatidos temas como a sustentabilidade nas
granjas suinícolas, sanidade suína, bem-estar animal, aproveitamento
energético de biogás, e a tributação e sucessão nas empresas rurais.
Já nesta sexta-feira (27), os debates foram sobre os temas: nutrição de
matrizes e cuidados essenciais na maternidade suína. O destaque da
programação ficou por conta da palestra “Marketing da carne suína como
ferramenta para os desafios no desenvolvimento do mercado interno”, apresentada
pelo diretor executivo da ABCS, Nilo de Sá.
Quanto ao assunto, de Sá comentou as estratégias de marketing
desenvolvidas pela ABCS para aumentar a divulgação e incentivar o consumo de
carne suína no mercado brasileiro. Na oportunidade, ele falou do conceito
“Escolha + Carne Suína”, citando o case de sucesso com o maior grupo
varejista do Brasil, o Grupo Pão de Açúcar, durante a 3 Semana Nacional da
Carne Suína, em que houve um aumento de 20% nas vendas de carne suína.
“Com os resultados obtidos pela campanha do Escolha +, não há dúvidas
de que o investimento em estratégias de marketing seja o caminho para
conquistar o mercado brasileiro. O conceito é uma iniciativa inovadora, que tem
disseminado para o consumidor a qualidade, o sabor e a saudabilidade da carne
suína. A ideia é beneficiar toda a cadeia produtiva desde os suinocultores
até o varejo”, disse Nilo de Sá.
A maratona de debates foi encerrada com a palestra motivacional “Uma
lição de superação”, apresentada pelo ex-camelô David Portes, que com sua
história de superação mostra como o talento e a dedicação pode levar a
vencer grandes dificuldades e alcançar o sucesso.
A 19a Rodada Goiana de Tecnologia e Manejo de Suínos e o 2o Fórum de
Discussões da Suinocultura do Centro-Oeste foi uma realização das
associações de suinocultores dos estados do Goiás, Distrito Federal, Mato
Grosso e Mato Grosso do Sul, com apoio da Associação Brasileira dos Criadores
de Suínos (ABCS) e do Fundo para o Desenvolvimento da Agropecuária do Estado
de Goiás (Fundepec). Com informações da assessoria de imprensa da ABCS.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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