Porto Alegre, 8 de novembro de 2021 – Em apenas 17 dias de campanha no
varejo brasileiro, a Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) foi capaz de
alcançar resultados surpreendentes que impactam toda a cadeia produtiva,
gerando R$ 13 milhões em vendas para as 10 redes participantes e suas 22
bandeiras, como o Extra, Pão de Açúcar, Oba Hortifruti, Hortifruti, Natural
da Terra, Lopes Supermercados, Carrefour, Grupo Big, Dia Supermercados e a
Companhia Sulamericana de Distribuição, mostrando mais uma vez o potencial da
carne suína no mercado brasileiro. Esses valor equivale a 400 mil suínos
processados, criando oportunidades para os produtores, frigoríficos e todos os
agentes do setor.
Através dessa metodologia de educação e engajamento, as maiores e
melhores redes de varejo do país puderam elevar a venda de carne suína em
todas as regiões do Brasil, com destaque para a região Norte, que foi a
regional de maior destaque entre as redes de varejo com capilaridade nacional,
atingindo crescimento de até 89% de crescimento em vendas. O Centro-Oeste
também se destacou nas capitais Brasília e Goiânia, com lojas que cresceram
mais de 90% nas vendas de carne suína durante a SNCS 2021.
As vendas em algumas lojas na região Nordeste registraram crescimento
acima de 100%, assim como o incremento consecutivo nas vendas no Sudeste, onde
fica o maior polo de consumo do país com São Paulo e Rio de Janeiro, que neste
ano registraram crescimento acima de 100% também nas lojas de algumas
bandeiras. Números que reforçam a importância das ações estratégicas de
marketing promovidas pela SNCS como alicerce do crescimento significativo das
vendas e da expansão do consumo da carne suína pelos brasileiros, atestando
que não há limites para o alcance da proteína suína.
Crescimento nacional
Durante o período de campanha, as três maiores redes de varejo do país
alcançaram crescimentos entre 20% e 25% nas vendas de carne suína quando
comparado ao mesmo período do ano anterior. Juntos, o Extra e o Pão de
Açúcar, do GPA, aumentaram as vendas de carne suína em 25%, ao lado do
Carrefour e do Grupo Big, que cresceram respectivamente 20% cada um, comprovando
a efetividade da campanha ano a ano.
Já o Oba Hortifruti conseguiu aumentar as vendas de carne suína em 18%, e
juntos o Hortifruti e o Natural da Terra apresentaram crescimento de 32%, ambos
em relação ao crescimento alcançado durante o mesmo período do ano passado.
O Lopes Supermercado, que este ano entrou com a nova bandeira Raiz
Superatacado, mostrou um crescimento de 9,5% nas vendas em comparação ao
período em 2020.
As redes estreantes na SNCS também registraram crescimento e venderam
entre 32% e 42% a mais de carne suína. A Companhia Sulamericana de
Distribuição foi responsável por 32% de aumento, somando as redes Cidade
Canção, São Francisco e Amigão, quando comparado ao mesmo período do ano
anterior. Já o Dia Supermercado, que introduziu açougues e autosserviço em
mais de 630 lojas este ano, registrou crescimento de 42% de vendas quando
comparado ao mês de setembro de 2021. E para fechar os resultados, no
e-commerce uma das redes participantes obteve crescimento de 40% nas vendas, um
marco na história da venda de perecíveis.
De Norte a Sul do Brasil a SNCS promoveu qualidade, saúde e sabor para
mais de 75 milhões de consumidores que tiveram a oportunidade de levar pra casa
uma proteína prática, saudável e de ótimo custo-benefício, sendo um bom
negócio para a economia doméstica. A carne suína in natura também tem
ganhado os consumidores a cada ano, seja resfriada ou congelada. Com cortes
variados e maior disponibilidade nas gôndolas, as redes de varejo confirmaram o
avanço nas vendas da proteína, chegando a crescer 27% nas vendas, apenas no
período da campanha.
Para o varejo, segundo os gerentes comerciais das redes participantes, a
categoria tem aumentado sua participação dentro do setor de carnes e há ainda
muitas oportunidades para dar mais visibilidade à carne suína, aprimorando as
vendas e desenvolvendo diferentes estratégias para o setor. O presidente da
ABCS, Marcelo Lopes, pontua que: “Há 9 anos todas as redes participantes
apresentam crescimento sobre crescimento, de forma contínua e consolidada, que
permanece em resultados crescentes nos meses seguintes após o encerramento da
campanha, mostrando a estratégia acertada da SNCS, que se renova a cada ano e
promove a transformação real e a inserção da carne suína na cultura
brasileira. Entregamos resultados a todos os elos da cadeia e trabalhamos uma
continua mudança de cultura.”
A SNCS
Durante o período de 1 a 17 de outubro de 2021, a SNCS trouxe o tema
churrasco com carne suína para se conectar com os consumidores brasileiros,
atuando presencialmente em loja com mais de 8 mil peças de PDV, e também no
digital, através das redes sociais, Pinterest, influenciadores digitais,
e-commerce e presente em todos os aplicativos de delivery, levando receitas,
dicas, cortes para churrasco, informação, inspiração e sabor.
Metodologia
Os resultados deste ano foram fornecidos pelas redes de varejo
participantes, com base na campanha anterior realizada em outubro de 2020 para
aquelas que já participavam da iniciativa e para a CSD. Já no caso da rede
Dia, que aderiu à campanha pela primeira vez e iniciou este ano as atividades
no açougue, os resultados foram comparados com os números de venda obtidos no
mês anterior (setembro de 2021), para equilibrar a mensuração em relação
às condições de mercado e de preço. As informações partem da assessoria de
imprensa da ABCS.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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Cotação semanal
Dados referentes a semana 01/08/2025
Suíno Independente kg vivo
R$ 8,07Farelo de soja à vista tonelada
R$ 1.640,00Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.400,00Milho Saca
R$ 68,25Preço base - Integração
Atualizado em: 05/08/2025 09:30