Porto Alegre, 27 de março de 2018 – Um dos principais investimentos em
infraestrutura portuária realizado nos últimos anos no Brasil chega ao fim com
a finalização das obras de ampliação do Tiplam (Terminal Integrador
Portuário Luiz Antonio Mesquita), em Santos, região litorânea de São Paulo.
A última etapa consistiu na conclusão do berço 4, responsável por
incrementar a capacidade de descarga de fertilizantes e enxofre. Além disso, o
ativo recebeu autorização para receber e carregar por completo os navios
Panamax de maior porte com capacidade para transportar de 60 mil a 70 mil
toneladas de grãos. O primeiro embarque foi concluído neste domingo (25).
Com aporte de R$ 2,7 bilhões, o empreendimento da VLI apresenta-se como
uma moderna e eficiente alternativa ao escoamento da produção agrícola do
país. Em funcionamento desde 1969, o terminal se consolidou como uma importante
estrutura para a importação de produtos como enxofre, fertilizantes e rocha
fosfática, chegando a movimentar 2,6 milhões de toneladas por ano.
Impulsionada pelas projeções crescentes do agronegócio brasileiro, a obra de
expansão foi iniciada em dezembro de 2013. Desde então, foi considerada a
maior obra portuária em curso no país, criando cerca de 9 mil postos de
trabalho durante esse período.
Com a ampliação, o terminal começa a operar com capacidade máxima de
importação e passa também a exportar granéis agrícolas, possibilitando
movimentar, ao todo, 14,5 milhões de toneladas de produtos por ano, quase 6
vezes mais que anteriormente. Deste total de capacidade, 9,5 milhões serão
para a exportação de grãos e açúcar e 5 milhões para a importação de
fertilizantes, enxofre e demais produtos.
O Tiplam já vem colhendo bons resultados. Até dezembro do ano anterior,
por exemplo, foram movimentados mais de 7,3 milhões de toneladas de enxofre,
amônia, fertilizante, rocha, açúcar, soja, milho e farelo de soja.
“O novo berço fecha um ciclo e vem para consolidar nossa operação.
Iniciamos 2018 com a expectativa de auxiliar ainda mais o agronegócio
brasileiro com capacidade e eficiência para escoar a produção e internar
fertilizantes”, afirma Alessandro Gama, gerente geral do Tiplam.
Estrutura diferenciada
O Tiplam conta com grande infraestrutura para armazenagem de produtos,
além de carregamento, descarregamento de trens e navios. Antes da ampliação,
o terminal contava com um berço de atracação, um pátio para armazenamento de
enxofre, um armazém para fertilizantes, além de um tanque de amônia,
totalizando 140 mil toneladas de capacidade de armazenagem. Durante a
ampliação, foram construídos um novo pátio com capacidade para 66 mil
toneladas e 5 novos armazéns: dois para grãos (83 mil toneladas cada), um para
açúcar (114 mil toneladas), um terceiro que pode abrigar tanto açúcar
quanto grãos (114 mil toneladas ou 83 mil toneladas) e outro para fertilizantes
(60 mil toneladas). Com isso, o Tiplam alcança a capacidade de armazenagem de
640 mil toneladas. Também foram implementados mais três berços, sendo um para
embarque de açúcar, um para embarque de grãos e um para descarga de
fertilizantes.
Um dos diferenciais do Tiplam é a sua operação de exportação ser
realizada 100% pela ferrovia. Ou seja, toda carga oriunda do interior do país
chega ao Tiplam exclusivamente por trens, dando mais rapidez tanto na entrada
como na saída ao terminal, eliminando gargalos. Para se ter uma noção
comparativa, seriam necessários 1.500 caminhões para transportar o mesmo
volume que será transportado por trens diariamente para o terminal.
Onze quilômetros de linha férrea foram construídos dentro do terminal,
formando uma pera ferroviária, uma solução logística em que os trilhos são
instalados em formato circular, o que permite o transbordo das cargas sem a
necessidade de desmembramento do trem, aumentando a eficiência das manobras de
entrada e saída e reduzindo o tempo de giro dos trens em 60% na comparação
com os terminais da ponta da praia.
O Tiplam conta ainda com a grande vantagem de estar localizado na área
continental de Santos, afastado da zona urbana da cidade e sem necessidade de
acesso às já congestionadas margens direita e esquerda, criando uma nova
margem de acesso, a central. Isso possibilita um projeto de alta performance e
com redução de impactos à comunidade.
Para além do porto
O embarque de navios realizado pelo Tiplam é o desfecho de uma importante
rota de escoamento de granéis agrícolas chamada de Corredor Centro-Sudeste.
Esta rota começa nos terminais integradores de grãos e açúcar construídos
pela VLI em Uberaba, no Triângulo Mineiro, e Guará, no interior de São Paulo.
Os terminais recebem respectivamente 1.200 e 300 caminhões por dia e fazem o
transbordo das cargas para os vagões dos trens, que seguem pela linha férrea
até o Tiplam. Essa logística torna o escoamento mais ágil uma vez que os
trajetos mais curtos da produção até os terminais são feitos por rodovia,
modal mais rápido, enquanto o caminho mais longo até o porto é realizado pela
ferrovia, modal mais seguro e eficiente. Ganham os caminhoneiros, que evitam as
filas nos portos, podendo realizar viagens mais rápidas e um maior número de
viagens. Ganham também os exportadores de carga e produtores que vêm seus
produtos chegarem mais rápido ao destino.
Os investimentos em toda essa cadeia logística chegam a R$ 4 bilhões,
incluindo, além da construção dos terminais do interior e a expansão do
Tiplam, a aquisição de locomotivas e vagões, a modernização da linha
férrea e a ampliação de oficinas de manutenção. Esses investimentos
possibilitarão o salto do volume anual de transporte do corredor de 7,5
milhões para 19,8 milhões de toneladas. A integração terminal-ferrovia-porto
proposta pela VLI, somada a soluções logísticas implementadas no Tiplam,
possibilita que a redução no ciclo total da cadeia – desde o carregamento no
terminal de transbordo até o descarregamento no porto – chegue a 70%.
Foco em sustentabilidade
Além dos investimentos em equipamentos de ponta e soluções logísticas
arrojadas, o desempenho ambiental do Tiplam foi uma preocupação presente no
projeto desde o início. R$ 180 milhões foram investidos na preservação da
fauna e flora da região, monitoramento de qualidade das águas e solo e no
desenvolvimento de projetos de sustentabilidade, incluindo a implantação de
sistemas de despoeiramento e a construção de uma estação de tratamento de
efluentes. Esse compromisso de gerar uma obra com impacto positivo permitiu que
a companha fosse reconhecida pelo selo “Amigos da Mata Atlântica”,
promovido pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.
Outra importante ação ambiental da VLI na região é a obra de dragagem
do Canal de Piaçaguera. Além de oferecer melhores condições de navegação
para receber embarcações de maior porte, a dragagem irá melhorar a qualidade
ambiental do estuário, confinando em local seguro e isolado os sedimentos hoje
depositados no canal.
Ainda há investimentos sociais de R$14 milhões por meio de assinaturas de
convênios com as prefeituras das cidades de Santos e Cubatão. Este valor,
cuja parte já foi aplicada, será direcionado a ações que visam à melhoria
da qualidade de vida da população, especialmente em projetos de educação,
saúde, cultura e geração de renda.
Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no País,
por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A
empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de
terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos
ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos
estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e
Vitória (ES). Eleita uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela
revista Você S/A, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam
pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. As informações partem
da assessoria de imprensa da VLI.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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Cotação semanal
Dados referentes a semana 30/04/2025
Suíno Independente kg vivo
R$ 8,42Farelo de soja à vista tonelada
R$ 1.836,67Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.200,00Milho Saca
R$ 72,23Preço base - Integração
Atualizado em: 06/05/2025 09:25