Suinocultura

ABCS reconquista consumidora para a carne suína com ações da 2ª SNCS

27 de maio de 2014
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As ações da segunda edição da Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) estão em campo desde abril e já mostram a sua efetividade. A dona de casa Maria Lúcia Figueiredo vai mudar o cardápio de toda sua família depois de participar da Oficina Gastronômica “A Carne Suína é 10!”, realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), no dia 14 de maio, no Pão de Açúcar Piedade, no Recife, em Pernambuco.
Ela gostou tanto do estrogonofe à base de carne suína, preparado pelo Chef Daniel Barbosa, que vai voltar a consumir o produto depois de 34 anos. E não é só ela. Segundo Dona Lúcia, toda sua família também não comia carne suína, mas daqui para frente, será diferente.

“Naquela época diziam que a carne de suíno podia não fazer bem, mas entendi participando dessa ação que hoje não é assim. Já fazia 34 anos que não comia carne suína e achei uma delícia o prato de hoje. Ficou ótimo. Vou comprar carne suína para minha casa e todo mundo também vai comer”, disse a senhora Lúcia, que estava acompanhada por duas filhas e o marido de uma delas.

A gestora executiva nacional do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), Anny Almeida, acompanhava a Oficina Gastronômica quando observou que a Dona Lúcia saboreava o prato com animação e decidiu perguntar se a senhora havia gostado. “Ela disse que havia achado ótimo e, depois de tanto tempo, voltaria a comprar carne suína para sua família. Exemplos como o dela nos dão a certeza que estamos no caminho certo”, comentou.

As Oficinas Gastronômicas “A Carne Suína é 10!” são um dos instrumentos do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS Sustentabilidade) para promover o aumento do consumo do produto no Brasil por meio da sensibilização e derrubada de preconceitos junto aos clientes finais. “A resposta da Dona Lúcia e de outros participantes da nossa oficina gastronômica nas lojas do Extra e Pão de Açúcar reforçam que a carne suína é muito saborosa e é preferida pelos consumidores. Basta saberem da evolução na criação e da saudabilidade da proteína”, reforça a coordenadora nacional do PNDS, Lívia Machado.

Segundo ela, os pratos preparados nas oficinas são práticos, rápidos e convidam a incluir no cotidiano cortes à base de carne suína que o consumidor ainda não conhecia. “No nordeste está ¼ da população do país e, como a Dona Lúcia, há muitos consumidores que precisam ter acesso às nossas ações. Há muito trabalho a ser feito, mas já vemos a efetividade da nossa parceria com o maior grupo de varejo do Brasil”, completa Lívia.

As primeiras oficinas foram realizadas no Nordeste e, na primeira semana de junho, serão feitas no Rio de Janeiro. Na segunda semana de junho, será a vez do Centro Oeste. Além das Oficinas, o PNDS também organiza os Cursos de Cortes para profissionais de açougue e as Palestras de Saudabilidade para formadores de opinião como médicos e nutricionistas, entre outros profissionais. Os três instrumentos desenvolvidos em parceria com o GPA e o Sebrae Nacional são usados em preparação a 2ª Semana Nacional da Carne Suína, que ocorrerá entre 3 e 17 de setembro em super e hipermercados da maior empresa varejista do Brasil. O objetivo é contribuir para o aumento do consumo de carne suína e maior sustentabilidade para o setor.

Somente no ano passado, 100 ações do PNDS capacitaram 3.753 pessoas e mobilizaram 28 parceiros, entre empresas de insumos, produtores, associações e frigoríficos, que realizaram outras 73 iniciativas em apoio e divulgação da 1ª Semana Nacional da Carne Suína com resultado de 77% de aumento no consumo de carne suína nas lojas do Pão de Açúcar e do Extra em todo o país.

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