Porto Alegre, 8 de setembro de 2016 – A Bayer continua fazendo importantes
investimentos em sua divisão Crop Science para entregar novas soluções para a
agricultura sustentável, apesar do atual ambiente desafiador de negócios.
“Estamos muito confiantes com relação ao potencial de crescimento de
longo prazo dos mercados agrícolas. Não apenas continuamos investindo em
inovação, mas também destinamos 2,5 bilhões de euros para investimentos em
capital (infraestrutura) entre 2017 e 2020”, disse Liam Condon, membro do
Conselho de Administração da Bayer e presidente global da divisão Crop
Science, durante o evento “Future of Farming Dialog 2016”, em Leverkusen,
Alemanha. “A combinação de mais de 1 bilhão de euros em investimentos anuais
em P&D com outros investimentos em infraestrutura ajudará a garantir um
‘pipeline’ contínuo de produtos inovadores, que pode atender as necessidades
desafiadoras de produtores de todo o mundo”.
Na Future Farming Dialog 2016, o futuro da agricultura foi discutido a
partir de todos os ângulos com diversos especialistas, cobrindo uma ampla gama
de temas que abrangem desde a utilização de tecnologias por satélite para
prover apoio a pequenos agricultores até soluções integradas para solucionar
os principais desafios agrícolas. “A colaboração é a chave. Nossos
esforços devem ser integrados em todo um sistema de inovação que apoie a
agricultura sustentável”, ponderou Condon. Em diversos fóruns diferentes,
especialistas estão discutindo os principais desafios agrícolas a partir de um
ponto de vista agronômico, ambiental, regulatório e social.
Durante seu discurso, Condon confirmou as perspectivas atuais para a
divisão Crop Science, da Bayer em 2016: “À luz de um ambiente de mercado
ainda fraco, esperamos que o desempenho da Crop Science continue superando o do
mercado, com seu faturamento permanecendo no mesmo nível que o do ano anterior,
após ajustado com base no câmbio e no portfólio. Isto equivale a um
faturamento reportado de cerca de 10 bilhões de euros”.
Pipeline de P&D 2015-2020 com um pico combinado de faturamento superior a cinco
bilhões de euros Condon também descreveu o atual “pipeline” de P&D da Crop
Science, com produtos a serem lançados entre 2015 e 2020, destacando um
potencial de pico de faturamento combinado superior a 5 bilhões de euros. Para
além de 2020, a Bayer está trabalhando com mais de 20 alvos de P&D em
proteção de cultivos química, seis alvos para produtos de proteção de
cultivos biológicos e oito alvos para traits. Além disso, os programas de
melhoramento abrangem nove alvos de cultura de campo em fase final de
desenvolvimento e pesquisa e 27 alvos vegetais.
Condon também confirmou o compromisso com P&D: “com cerca de 10% do
faturamento sendo revertidos em P&D, nossos investimentos em inovação
permanecem em um nível líder do setor agrícola. Independente da volatilidade
do ciclo agrícola devemos assumir uma abordagem de longo prazo para a
inovação, porque em nosso setor, altamente regulamentado leva em média cerca
de dez anos para desenvolver novos produtos”.
Iniciado o lançamento de produtos de Digital Farming
Durante seu discurso aos participantes reunidos na BayKomm, a unidade de
comunicação da Bayer em Leverkusen, Condon também falou sobre os esforços da
empresa no emergente campo da agricultura digital. A empresa se comprometeu a
investir pelo menos 200 milhões de euros em Digital Farming entre 2015 e 2020
e, atualmente, está comercializando e testando produtos deste segmento em dez
países, com o objetivo de rapidamente expandir ainda mais e desenvolver o
melhor sistema de apoio digital de proteção de cultivos para os agricultores.
Além disso, a empresa está fechando parcerias com quatro fazendas, dentro
do projeto Bayer ForwardFarming, para demonstrar as melhores práticas reais da
agricultura sustentável, muitas das quais dependem de avanços feitos na
agricultura digital. As ForwardFarms são propriedades agrícolas plenamente
funcionais que utilizam as melhores soluções sustentáveis para lidar com os
desafios do dia a dia em uma propriedade – e é também uma plataforma de
conhecimento, que permite que propriedades agrícolas selecionadas compartilhem
sua experiência e suas conquistas com todos os públicos de interesse da cadeia
de valor agrícola – de agricultores, agrônomos, cadeia alimentar e
acadêmicos a políticos, governo e consumidores. A Bayer planeja implementar
ForwardFarms em todos os mercados-chave agrícolas até 2018.
Necessidade de um melhor entendimento sobre como os agricultores ajudam os
consumidores
“O consumidor de hoje tem curiosidade de saber sobre de onde vem seus
alimentos, e com razão, mas está mais distante do que nunca antes de como as
culturas são produzidas em uma propriedade agrícola”, disse Condon. “À
medida que apoiamos nossos clientes produtores com as ferramentas necessárias
para que possam produzir alimentos de forma mais sustentável, também temos de
informar aos consumidores sobre o papel que a agricultura moderna desempenha em
fornecer os alimentos frescos, nutritivos e abundantes que esperam ter
disponíveis o ano todo.
Este fórum é apenas uma das maneiras pelas quais envolvermos nesse
diálogo todos aqueles que têm interesse em abordar, de forma sustentável,
não apenas as questões da fome e desnutrição em todo o mundo, mas também
aquelas relativas à proteção ambiental e igualdade social”.
“Em geral, hoje as demandas são maiores do que eram no passado. Não é
apenas uma questão de aumentar os rendimentos para alimentar mais pessoas, mas
também de, ao mesmo tempo, garantirmos a proteção do meio ambiente e
salvaguardarmos a biodiversidade. A inovação e a sustentabilidade precisam
caminhar juntas para o benefício dos consumidores e do meio ambiente”,
acrescentou Condon.
E Condon concluiu: “os desafios da agricultura são grandes demais para
uma só empresa, instituição ou país resolver. Precisamos colaborar com os
melhores parceiros disponíveis externamente para garantir que possamos
encontrar soluções ainda mais inovadoras e mais sustentáveis para os desafios
que enfrentamos na agricultura. O ‘Future of Farming Dialog 2016’ busca
estimular a discussão entre esses parceiros para ajudar a desenvolver
soluções melhores e moldar, de forma positiva, o futuro da agricultura”. Com
informações da assessoria de imprensa da Bayer.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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