Porto Alegre, 4 de fevereiro de 2015 – A Case IH espera um primeiro
semestre positivo nas vendas de tratores agrícolas e colheitadeiras de grãos,
alavancado principalmente pela disponibilidade de crédito e pelas taxas
atraentes do Finame-Moderfrota.
Segundo Mirco Romagnoli, vice presidente da marca para a América Latina,
“enquanto o mercado espera uma leve queda ao longo de 2015, a Case IH deve
fechar o ano levemente melhor que 2014”. A estimativa foi apresentada durante
coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira, em Cascavel (PR), durante a
27 edição do Show Rural Coopavel.
Primeira grande feira do calendário agrícola, o Show Rural Coopavel é
considerado um termômetro para o mercado de máquinas agrícolas. Neste ano, o
movimento e as intenções de negócios registradas nos primeiros dias estão
surpreendendo. “As boas condições climáticas de toda Região Sul, a
perspectiva de alta produtividade e de boa renda para o setor estão
incentivando o produtor a comprar”, afirma Romagnoli. Segundo o executivo, a
Case IH registrou vendas acima da média com 10% de incremento em relação aos
primeiros dias da mesma feira em 2014.
Nos últimos dez anos, a marca foi a que mais cresceu no setor: 28 vezes em
tratores e oito vezes em colheitadeiras sobre a sua base anterior. Durante a
entrevista, o vice presidente enfatizou a linha de tratores Farmall Série A e
Puma, com mais de 100cv, que permitirão a Case IH disputar pela primeira vez um
segmento que representa 25% do mercado brasileiro. Para atender esse
crescimento, a Case IH investiu no fortalecimento da sua rede, que passou de 59
lojas em 2009, em todo o Brasil, para 120 lojas no final de 2014.
Tendências
Seguindo as tendências de mercado, a Case IH aposta em diferenciais para
redução dos custos operacionais nas lavouras. Entre os principais destaques
estão a linha completa de tratores, pulverizadores, plantadeiras e
colheitadeiras, todos cobertos com as soluções AFS de agricultura de
precisão.
Existe, em toda a história do agronegócio brasileiro, uma tendência
positiva de crescimento na produção e no investimento em tecnologias
eficientes. O setor é estratégico para a economia nacional, especialmente
neste ano, quando estará atrelada ao seu desempenho. Representando cerca de 23%
do PIB brasileiro e 40% do faturamento com exportações, a agroindústria tem
sido o único setor com crescimento expressivo, abrindo espaço para o
desenvolvimento das demais áreas.
Tal performance só foi possível porque o agricultor brasileiro está
posicionado entre os mais competentes do mundo. Mais do que conhecer as
técnicas de produção, o empreendedor precisou manter positiva a relação
entre receita e custos. Uma gestão profissional alinhando boas práticas e
investimento em tecnologias garante o crescimento contínuo dos negócios.
A Case IH se posicionou no mercado brasileiro estimulando a agricultura de
alto rendimento ao apresentar, já no fim da década de 1990, as primeiras
colheitadeiras com sistema axial e os tratores com o mais elevado índice
tecnológico do mercado. Mirco Romagnoli comenta que as escolhas da marca em
fornecer tecnologia de ponta refletem os bons resultados de hoje. “Fomos a
primeira empresa a fornecer tratores de alta gama e hoje, cerca de 40% do
mercado acima de 230 CV são Magnum Case IH”. O mesmo vale para a evolução
das colheitadeiras, pois mais de 67% das colheitadeiras vendidas em 2014 possuem
o sistema axial de colheita. “Somos a marca que tem a mais completa linha de
colheitadeiras com essa tecnologia”, garante ele.
Evolução da Case IH no Brasil
Usando a tecnologia como estratégia, a Case IH expandiu para toda a linha
de produtos o conceito de eficiência energética já implantado nos
equipamentos de alta gama, denominado Efficient Power, ou Potência Eficiente,
em português. Todos os produtos da marca são projetados visando maior
autonomia e eficiência energética, seja no consumo de combustível ou com
diferenciais de manutenção. O mais recentes exemplos são as linhas de
tratores Farmall série A e os pulverizadores Patriot 250 Extreme, ambos com
características inéditas para a categoria.
Romagnoli comenta também que a marca chega em 2015 ainda mais preparada
para cumprir seu objetivo de crescimento sustentável, através de investimentos
constantes na rede de concessionários, portfólio de produtos e treinamento de
mão de obra. “Somos a marca que mais lançou produtos nos últimos cinco
anos, inauguramos 18 lojas Case IH no ano passado, totalizando 120 em todo o
Brasil e também levamos treinamento profissional para mais de 30 mil pessoas
nos últimos cinco anos”, relata. Param ele, destaca que o reconhecimento do
mercado fica cada vez mais evidente. Como consequência de seu planejamento A
Case IH foi destacada,por dois anos consecutivos,pela Fenabrave, como uma das
marcas mais desejadas do Brasil. “Isso confirma que estamos no caminho certo”,
conclui.
Sobre a Case IH
A Case IH coloca a tecnologia ao alcance do homem do campo, oferecendo um
sistema completo de produtos e serviços capazes de preparar o produtor rural
para os desafios do seu dia a dia. Entre as soluções oferecidas pela marca
estão as colheitadeiras de grãos Axial-Flow, colhedoras de cana, café e
algodão, além de tratores de todas as potências, pulverizadores
autopropelidos e plantadeiras. São produtos que fazem da marca a melhor opção
do plantio à colheita. Case IH é uma marca da CNH Industrial. Mais
informações podem ser encontradas no site www.caseih.com. As informações
partem da assessoria de imprensa.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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Atualizado em: 17/06/2025 09:45