Porto Alegre, 17 de setembro de 2015 – A DuPont Brasil anuncia mais uma
etapa do projeto de expansão do seu Centro de Pesquisa & Desenvolvimento,
localizado em Paulínia (São Paulo). Com as novas instalações, a empresa
totalizará US$ 22 milhões em investimento na nova construção, que foi
iniciada em 2009, com laboratórios e espaços especialmente projetados para
viabilizar atividades de colaboração entre a DuPont e seus parceiros
comerciais.
Cabe ressaltar que o complexo de Pesquisa e Desenvolvimento da DuPont em
Paulínia surgiu na década de 80 e, por mais de 20 anos, ficou dedicado
exclusivamente a pesquisas para o Setor Agrícola. “A DuPont está globalmente
passando por um processo de transformação muito importante que fortalece seu
posicionamento e atuação em 3 pilares estratégicos: Agricultura & Nutrição,
Biociências Industriais e Materiais Avançados”, ressalta Judd O’Connor,
presidente da DuPont para a América Latina.
Segundo o executivo, esses três pilares estratégicos nortearão
futuras inovações da empresa. No ano passado, US$ 9 bilhões das vendas
globais resultaram de produtos lançados nos últimos quatro anos. No Brasil,
este número corresponde a 30% do faturamento local da companhia. “Os números
comprovam a força da inovação para o nosso crescimento”, afirma o
Presidente Regional da DuPont.
Sobre os 3 Pilares Estratégicos da DuPont:
(Defensivos Agrícolas), Sementes e Nutrição & Saúde, esta última
responsável pela produção de ingredientes utilizados pela indústria para
melhorar o sabor, a qualidade nutricional e a textura dos alimentos.
mercados de nutrição animal, biorefinarias, limpeza e cuidados pessoais,
contribuindo para a formação de uma indústria de base biológica sustentável
e cada vez mais alinhada com as necessidades do mercado local.
a indústria automotiva e aeroespacial, a necessidade de componentes
eletrônicos cada vez menores e eficientes e a busca por tecnologias que
ofereçam cada vez mais proteção são exemplos de algumas tendências
identificadas no mercado e que são cobertas neste pilar estratégico da DuPont.
Aqui, também está contemplada a área de Impressão Flexográfica, cujas
tecnologias são responsáveis por trazer mais qualidade e produtividade na
impressão de rótulos e embalagens.
Novas instalações
Com a inauguração do Laboratório de Desenvolvimento de Aplicações,
o Centro de Pesquisa de Paulínia contemplará áreas dedicadas para soluções
que atendam os mercados de Tratamento de Sementes, Biociências Industriais e
Impressão Flexográfica.
Os laboratórios de Biociências Industriais, por exemplo, apoiarão o
desenvolvimento de novas aplicações com parceiros e universidades, permitindo
a troca de conhecimento e a conexão com os cientistas que atuam nos 150 centros
de Pesquisa & Desenvolvimento da DuPont no mundo. “Com os investimentos,
ampliaremos a nossa atuação na América Latina por meio de aplicações que
atendam necessidades específicas de nossos clientes, proporcionando mais
agilidade nos processos de análises”, comenta John Julio Jansen,
vice-presidente de Biociências Industriais para a DuPont na América Latina.
Já o Laboratório de Tratamento de Sementes permitirá análises
qualitativas dos processos de tratamento e da performance das sementes. O
investimento ocorre um ano depois da DuPont anunciar o ingresso no mercado de
tratamento de sementes por meio do inseticida DuPont
produto, a proteção é ativada ainda no processo de germinação, quando a
água presente no solo inicia a solubilização do inseticida, que é absorvido
pelas radículas e parcialmente translocado para a parte aérea da planta, dando
uma proteção completa na fase inicial da cultura.
“A inovação é um fator decisivo para o sucesso do agronegócio
brasileiro. Graças ao desenvolvimento de tecnologias mais eficazes, ajudamos o
agricultor a combater as principais pragas presentes no campo, melhorando a
produtividade”, destaca Mário Tenerelli, vice-presidente da divisão de
Proteção de Cultivos da DuPont Brasil.
“O laboratório permitirá testes de novos ingredientes ativos, novas
formulações e estudos diversos envolvendo desde a cobertura das sementes,
passando pela germinação até a medição do vigor das plantas e das
raízes”, explica Marcelo Okamura, líder do Centro de Pesquisa e
Desenvolvimento de Paulínia.
Outra área beneficiada com a expansão do Centro de Inovação é a de
Impressão Flexográfica. O novo laboratório disponibilizará os mais
avançados equipamentos da linha DuPontTM Cyrel, permitindo diversas
combinações de tecnologia no processo de impressão.”O laboratório é o
primeiro da América Latina exclusivamente dedicado a auxiliar os clientes da
região em processos de melhoria, oferecendo suporte técnico, treinamentos e
testes para simular diferentes tipos de aplicações”, explica Zusanne Nagy,
líder da divisão de Eletrônicos & Comunicação para a DuPont América
Latina. A previsão é que o Laboratório de Flexografia Cyrel entre em
operação a partir de novembro de 2015.
Compromisso com a inovação e com o Brasil
Desde 2009, a DuPont realiza investimentos frequentes em seu Centro de
Pesquisa & Desenvolvimento de Paulínia. Apesar da crise econômica de
2008/2009, a empresa manteve os investimentos em inovação e apresentou,
naquele momento, os laboratórios para Análise de Materiais. Dois anos mais
tarde, a companhia finalizou a construção de um laboratório de biotecnologia
e, em 2012, inaugurou o Centro de Inovação Brasil, área dedicada para
estimular atividades de colaboração entre a DuPont e importantes parceiros da
indústria.
Os investimentos não param por aqui. Em 2016, a DuPont vai inaugurar um
novo laboratório dedicado para testar e avaliar a performance de vestimentas
de proteção quando expostas ao fogo repentino, risco presente principalmente
nas indústrias de Petróleo & Gás, Química e Mineração. Com foco no mercado
de Equipamentos de Proteção Individual, a iniciativa objetiva ampliar a
atuação da companhia neste setor. Com a inauguração do laboratório
(prevista para o primeiro trimestre de 2016), a DuPont espera adicionar US$ 25
milhões ao faturamento da divisão de Tecnologias de Proteção na América
Latina em cinco anos.
A DuPont Brasil está entre as operações mais importantes da companhia
em nível global. Em 2014, a subsidiária brasileira registrou US$ 2,3 bilhões
em vendas no Brasil, representando 50% do faturamento total da América Latina.
“A inovação está em nosso DNA! Por essa razão, sabemos que investimentos
nesta área são decisivos para fomentar o crescimento sustentável da DuPont no
Brasil e na América Latina”, finaliza O’Connor. As informações partem da
assessoria de imprensa da DuPont.
Revisão: Carine Lopes (carine@safras.com.br) / Agência Safras
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Atualizado em: 22/05/2025 09:15