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AGRICULTURA: Passo Fundo (RS) recebe FieldView Experience 2019

11 de junho de 2019
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Passo Fundo, 11 de junho de 2019 – O agricultor toma diversas decisões
durante a safra que podem impactar os resultados ao fim do ciclo. Neste
contexto, a tecnologia se tornou uma das principais aliadas do produtor,
ajudando a preparar o solo, planejar o plantio e cuidar da lavoura até a
colheita. Sabendo dessa necessidade e pensando sempre em ajudar quem está à
frente da lavoura a tomar decisões cada vez mais precisas e assertivas, a
Climate – braço de agricultura digital da Bayer – vai anunciar a evolução da
plataforma de agricultura digital Climate FieldView. As mudanças na ferramenta
serão explicadas e demonstradas ao produtor no dia 11 de junho, no Gran Palazzo
Centro de Eventos, em Passo Fundo.

O evento

Ao participar do FieldView Experience 2019, os agricultores e parceiros
poderão entender como as mudanças na ferramenta funcionarão na prática. A
Climate preparou uma maquete em 3D com interatividade holográfica mostrando
como é a plataforma, além de uma mesa interativa, em que será possível ver
como a Climate auxilia o agricultor, gerando relatórios e provendo
informações em diferentes momentos da safra – plantio, pulverização e
colheita e uma área de realidade aumentada. Os produtores também poderão ver
que a plataforma de agricultura digital da Bayer é compatível com quase todas
as marcas de máquinas presentes no mercado.

“Nestes dois anos no mercado brasileiro, já somamos 5 milhões de
hectares mapeados. A Climate FieldView é compatível com máquinas e
equipamentos de plantio, pulverização e colheita das principais marcas do
mercado como a Case IH, Massey Ferguson, New Holland, Valtra, John Deere e,
agora, da Stara. Nesse período também foram desenvolvidas outras
compatibilidades com empresas nacionais, como Tatu/Marchesan, Baldan, KF, Pro
Solus e Jumil, principalmente para sistemas de plantio, possibilitando que um
maior número de agricultores tenha acesso ao FieldView. São mais de 3 mil
máquinas conectadas ao Drive”, conta o líder de negócios da Climate para a
América Latina, Mateus Barros.

A missão da Climate é ajudar todos os agricultores do mundo a aumentar,
de forma sustentável, sua produtividade por meio do uso de ferramentas
digitais. Lançada nos Estados Unidos em 2015, a plataforma Climate FieldView
oferece aos produtores uma compreensão mais profunda de seus campos para que os
agricultores possam tomar decisões operacionais baseadas em informações
concretas para otimizar a produção, maximizar a eficiência e reduzir
possíveis riscos.

A Climate FieldView está, atualmente, em mais de 24 milhões de hectares
nos Estados Unidos, Canadá, Brasil e Europa. Ela se tornou rapidamente a
plataforma mais amplamente conectada do setor e continuará a se expandir para
outras regiões globais nos próximos anos. À medida que a inovação no
segmento de agricultura digital continua a crescer no mundo, a Climate continua
buscando oportunidades para fornecer aos agricultores informações necessárias
para ajudar a melhorar sua produtividade.

Outra novidade é que a partir desta safra, estarão disponíveis as
prescrições manuais de sementes e fertilizantes. Com base em mapas de solo, o
agricultor poderá avaliar, junto com a equipe da fazenda, a necessidade de cada
talhão e criar prescrições para aplicação em taxa variável de sementes e
adubo, considerando os diferentes ambientes da fazenda.

“A agricultura é tipo um esporte coletivo: é um time composto pelo
agricultor, uma empresa de agricultura de precisão, um distribuidor de insumos,
a equipe da fazenda, todos trabalhando para tomar melhores decisões. E as
prescrições manuais são uma ferramenta importantíssima para este time”,
conta Barros.

Para facilitar o trabalho de quem está no campo, a Climate ouviu quem mais
entende do negócio: o agricultor. Por isso, a partir de agora, a plataforma
Climate FieldView será oferecida em dois planos com licenças anuais. São duas
maneiras de deixar a fazenda mais digital.

Plano de Entrada

Esse é o plano que não inclui o mapeamento das operações com o
FieldView Drive. Assim, qualquer agricultor pode iniciar a sua jornada na
agricultura digital, podendo ter acesso ao Diagnóstico FieldView – imagens de
satélite, que permitem o acompanhamento e desenvolvimento da lavoura,
adicionando também marcações de monitoramento e criando regiões
georreferenciadas. Além disso, o produtor poderá importar mapas de solo dos
seus talhões, mapas das operações de safras anteriores e, ainda, receberá
previsão do tempo diária. Esta é a chance de o agricultor ter os dados da
lavoura agrupados em um só lugar e iniciar sua jornada na agricultura digital.

Plano Plus

O Plano Plus é a solução completa para o agricultor que deseja ter o
mapeamento em tempo real de suas operações, gerando mapas em alta resolução
diretamente da cabine do maquinário em tempo real. Com o drive conectado à
máquina, a ferramenta fará o mapeamento do plantio, pulverização e colheita.
Além disso, com o Plano Plus o produtor poderá fazer análises mais
completas, permitindo a tomada de melhores decisões, baseadas em dados, e o
acesso aos relatórios e análises agronômicas das operações.

“O uso da agricultura digital está contribuindo para que o agricultor maximize
a produtividade e consiga aumentar lucratividade, sem comprometer a
sustentabilidade do negócio. Nós chegamos ao Brasil em 2017 para facilitar a
visualização e análise das informações geradas nas operações agrícolas.
Com a plataforma Climate FieldView é possível ter a fazenda na palma da mão e
corrigir os problemas que podem afetar um ano inteiro de planejamento em tempo
real. Nestes dois anos já implementamos mais de 140 novas funcionalidades na
ferramenta. Esta é a vantagem de sermos um negócio digital”, afirma Barros.
As informações partem da assessoria de imprensa da Bayer.

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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