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AGRONEGÓCIO: Brasil completa 43 novos mercados abertos em 2022

26 de setembro de 2022
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Porto Alegre, 26 de setembro de 2022 – Com a abertura do mercado chinês para o amendoim
brasileiro, o Brasil chegou a 43 novos mercados abertos para os produtos agropecuários até
setembro deste ano. Desde 2019, o número de mercados abertos chegou a 229, em um total de 54
países, sendo 26 asiáticos, 19 americanos, oito africanos e um na Oceania.

Em 2021, foram registrados 77 mercados e, em 2020, 74 mercados. Em 2019, 35 mercados entraram
para a lista de exportação do Brasil. Egito, Marrocos, Zâmbia, África do Sul, Camarões,
Senegal, Cabo Verde e Uganda formam o conjunto no continente africano, com 38 itens na pauta das
exportações.

Já nas Américas, Argentina, Colômbia, Peru, Estados Unidos, Guiana, México, Canadá,
Equador, Venezuela, Guatemala, Bolívia, Chile, Paraguai, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, Uruguai,
Cuba e Suriname, totalizando 102 mercados. Na Oceania a Austrália, com um mercado aberto.

E no continente asiático foram conquistados países como Arábia Saudita, China, Emirados
Árabes, Cazaquistão, Coreia do Sul, India, Japão, Malásia, Indonésia, Taiwan, Irã, Tailândia,
Mianmar, Singapura, Qatar, Camboja, Israel, Vietnã, Iêmen, Líbano, Turquia, Jordânia, Síria,
Bahrein, Rússia e Filipinas, totalizando 88 mercados.

O trabalho realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento tem o propósito
de reduzir a concentração da pauta exportadora tanto em produtos, quanto em destinos. Aberturas de
mercados são resultado de negociações bilaterais que culminam no acordo dos parâmetros de
sanidade a serem atestados e do certificado correspondente, sanitário, fitossanitário ou
veterinário, que passará a ser aceito pelo país importador nos pontos de entrada da mercadoria.

A abertura de mercado, no entanto, não significa comércio e embarques imediatos dos produtos
agropecuários. É preciso, ainda, um trabalho de preparação do produtor e do exportador para
atender às demandas de cada um desses novos clientes, além do desenvolvimento de atividades de
promoção comercial e de divulgação. As informações são do Ministério da Agricultura,
Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Revisão: Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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Alibem - base suíno leitão

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Estrela Alimentos - base leitão

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Pamplona* base suíno leitão

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