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AGRONEGÓCIO: Brasil pode ampliar negócios com árabes na Gulfood 2022

9 de fevereiro de 2022
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Porto Alegre, 9 de fevereiro de 2022 – O mercado árabe tem se mostrando
cada vez mais atrativo aos produtos brasileiros. Apesar de ser o maior
exportador de comida halal do mundo, ainda há muito potencial para que o país
possa expandir os negócios com os países do eixo árabe-muçulmano, e as
empresas brasileiras têm acreditado neste potencial em diversos setores, como
os produtos de maior valor agregado. Esse cenário é comprovado pelos números:
em 2021, na Cdial Halal houve um aumento de 53% entre as empresas brasileiras
certificadas, sendo que as certificações das empresas alimentos
industrializados foi uma dos estiveram em destaque, com 80% de crescimento em
2021.

As expectativas são promissoras para o mercado halal: representa quase 1/3
da população mundial e deve movimentar em torno de US$ 5,74 trilhões até
2024, de acordo com dados do State of the Global Islamic Economy.

Dados da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira apontam que em 2021as
exportações brasileiras para os 22 países da Liga Árabe somaram mais de US$
14 bilhões, um aumento de 26% em relação a 2020. Só no setor de alimentos as
exportações brasileiras somaram US$ 8,92 bilhões em 2021, uma alta de 9,52%
sobre 2020. E a participação na Gulfood é uma forma de buscar novas
oportunidades e ampliar venda de produtos de valor agregado. “Temos destaque na
exportação de proteína animal. Somos líderes na exportação de carne de
frango halal. Porém, as indústrias brasileiras de diversos setores têm enorme
potencial para explorar esse mercado em ascensão, como fármacos, cosméticos,
dentre outras. As portas desse mercado estão abertas, porque o Brasil
conquistou a confiança dos consumidores de produtos halal”, explica o CEO da
Cdial Halal, Ali Saifi.

O gerente de Relações Internacionais da Cdial Halal, Omar Chahine,
explica que o Brasil conquistou a confiança desse mercado devido à qualidade e
o rigor na legislação e produção brasileiras, o que se torna um requisito
que contribui para que as empresas brasileiras conquistem a certificação
halal. “O processo de certificação analisa toda a cadeia, como a
matéria-prima, insumos, transporte e armazenamento, para garantir, dentre
outras coisas, que não haja contaminação cruzada com produtos ilícitos, como
a carne suína”.

O presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Osmar Chohfi,
ressalta que este ano a Câmara terá um stand na Gulfood com ainda mais
variedade de produtos de alto valor agregado. “Alguns desses produtos são o
açaí processado e os molhos saborizados, segundo as preferências do
consumidor árabe. Antes vendidos à granel, agora como resultado do esforço
para estimular as empresas a ofertar cada vez mais produtos processados aos
mercados islâmicos e árabes, com a certificação halal”.

Importante ressaltar ainda a diversificação do mercado halal e abertura
para outros produtos brasileiros. O Brasil certificava somente proteínas, mas
hoje há oportunidade para commodities, produtos lácteos, aditivos alimentares,
cosméticos, fármacos, dentre outros. “O selo halal não é destinado somente
à comunidade muçulmana, mas a toda população que busca por alimentos
seguros e com rastreabilidade”, comenta Chanine.

Gulfood

A 27a edição do maior evento anual de fornecimento de alimentos e
bebidas do mundo, que abrangerá 21 salas do Dubai World Trade Center (DWTC),
destacará o status dos Emirados Árabes Unidos na vanguarda da mudança do
setor e papel de liderança no enfrentamento de questões globais com o
lançamento da Gulfood Zero Waste, uma campanha global em parceria com
restaurantes e hotéis impulsionando a iniciativa de desperdício zero
globalmente. O evento será realizado de 13 a 17 de fevereiro, no Dubai World
Trade Center.

Os dados mais recentes da Organização das Nações Unidas para
Agricultura e Alimentação (UN-FAO) indicam que um terço dos alimentos do
mundo é desperdiçado, o que equivale a 1,3 bilhão de toneladas anuais a um
custo de US$ 1 trilhão. Além do impacto ambiental prejudicial, o desperdício
também se traduz na perda de nutrientes e recursos (água, terra, mão de obra,
energia e custo) investidos na produção de alimentos.

A Gulfood Zero Waste irá iluminar o caminho para abordar esta grande
questão global, com chefs de 30 restaurantes, cafés e cozinhas escuras dos
Emirados Árabes Unidos focando em práticas sustentáveis ??usando produtos
locais por meio de workshops e masterclasses externos.

A iniciativa também fornece uma plataforma para empresas locais e
orientadas para o impacto, incluindo uma parceria com o The Waste Lab, que está
implementando soluções para reaproveitar alimentos, como compostagem, com
benefícios sociais e econômicos. O Mega Impacto Zero Waste da Gulfood 2022 no
local terá como objetivo coletar 1.000 kg de desperdício de alimentos para
produzir 400 kg de composto, o que equivale a uma economia de emissões de CO2e
de 1.000 kg.

A campanha inovadora culminará em uma cerimônia de premiação
reconhecendo os restaurantes líderes em desperdício zero. A Gulfood 2022
destacará o papel fundamental dos Emirados Árabes Unidos em impulsionar a
mudança global do setor de F&B para melhor com um mergulho profundo nas
tendências e técnicas definidas para transformar o setor para sempre. O
Gulfood Zero Waste é uma iniciativa global com o objetivo de estimular o
diálogo e o movimento entre os formuladores de políticas, líderes do setor e
comunidades para adotar uma abordagem pró-ativa na adoção de iniciativas de
desperdício zero, que podem ajudar a acabar com as discrepâncias entre o
desperdício de alimentos e a fome ao mesmo tempo em que desempenha um papel na
abordagem das mudanças climáticas. As informações partem da assessoria de
imprensa da Cdial Halal.

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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