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AGRONEGÓCIO: Exportadoras de orgânicos apostam no aquecimento do mercado

27 de janeiro de 2016
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Porto Alegre, 27 de janeiro de 2016 – Com 77 empresas associadas ao
Projeto Organics Brasil, o ano de 2015 fechou com faturamento em US$ 160
milhões de dólares em exportação, e a meta desse ano é crescer de 10% a
15%.

Ming Liu, coordenador executivo do Projeto Organics Brasil, comemora o
desempenho: “Tivemos um aumento de 15% em relação ao ano anterior e este
crescimento reflete a tendência mundial do segmento. Houve uma recuperação em
relação a 2013, em parte em consequência da desvalorização da moeda
nacional tornando os produtos nacionais mais competitivos. 2015 foi um ano
bastante positivo para os orgânicos: o mercado global atingiu a marca de US$ 72
bilhões de dólares, com taxas de crescimento na ordem de 11,5% em
comparação com 2014. A grande surpresa em 2015 foi o surgimento da China como
o 4 maior mercado mundial de orgânicos, atrás apenas dos Estados Unidos,
Alemanha e França”.

“O Brasil hoje tem um mercado na ordem de R$2,5 bilhões, incluindo as
exportações, e a expectativa é de que cresça 30-35% em 2016, com expansão
na cadeia para os produtos lácteos e de origem animal, com maior valor
agregado. No levantamento, juntamente com as empresas do Projeto, os dez
destinos com maior volume de produtos foram – por ordem: EUA, Alemanha, Holanda,
Canadá, França, Reino Unido, Argentina, Austrália, Suécia e Bélgica.
Outros países que merecem destaque são: Japão, Suíça e Coréia do Sul”,
explica Ming Liu.

Os principais produtos exportados foram matérias primas
semi-processadas, como: açúcar, óleo de dendê e outros óleos vegetais,
castanha de caju, sucos de frutas (açaí), mel, erva-mate, frutas tropicais
congeladas, café, preparações capilares, própolis e cachaça.

O Projeto Organics Brasil há dez anos trabalha a imagem e as empresas
de orgânicos no exterior, atende 77 empresas, sendo 58% de micro e pequenas
empresas. As 10 maiores entidades exportadoras em 2015 foram: 100% Amazônia,
Agropalma, Bela Iaça (Açaí), Casa Apis, Minamel, Nutribotânica, Jalles
Machado, Resibrás, Triunfo, Usibrás (Du Norte Castanhas) e Usina São
Francisco (Native).

A meta de 2016 do Projeto Organics Brasil é crescer, pelo menos, 10% no
total de faturamento das exportações. As informações partem da assessoria
de imprensa do projeto.

ANO
EMPRESAS
SETORESEXPORTAÇÕES EM MILHÕES DE DÓLARES
200512Alimento9,5
200633Alimento15
200742Alimento/Cosmético21
200864Alimento/Cosmético/Têxtil58
200974Alimento/Cosmético/Têxtil44,3
201072Alimento/Cosmético/Têxtil107
201172Alimento/Cosmético/Têxtil82,4
201274Alimento/Cosmético/Têxtil129,5
201354Alimento/Cosmético/Têxtil130
201460Alimento/Cosmético/Têxtil136
201577Alimento/Cosmético/Têxtil160

Revisão: Carine Lopes (carine@safras.com.br) / Agência Safras

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