Porto Alegre, 23 de outubro de 2018 – A Mahindra comemorou, dia 17, última
quarta-feira, dois anos de operação no Brasil. Mesmo presente no país desde
2013, foi em 2016 que a unidade fabril brasileira passou a responder diretamente
à Mahindra EUA.
O evento de aniversário aconteceu na fábrica, em Dois Irmãos/RS, e
reuniu funcionários e colaboradores. Com decoração Indiana, alusiva à
origem da marca, presente desde 1945 no mercado, teve o diretor geral, principal
líder no Brasil, Jak Torretta Jr., na abertura e no comando do encontro.
“Quando fui convidado a assumir operação no Brasil, em 17 de outubro de
2016, sabia que o desafio não seria fácil. Mas com o time que possuo,
profissionais comprometidos e empenhados com a empresa, tenho certeza que vamos
fortalecer cada vez mais a imagem da Mahindra no país e transformá-la em uma
marca conhecida e reconhecida no mercado nacional,” afirmou Jak.
Destacou ainda os feitos no período, como a redefinição e
nacionalização do portfólio, com nove novos produtos em 24 meses. A
adequação às exigências do mercado brasileiro, que foi marcada pela
campanha, lançada oficialmente na Expointer, “Feitos no Brasil. Para o
Brasil”. Foram mais de R$ 10 milhões de investimentos em engenharia de
produto, sempre com foco no DNA da marca: produtos para o agricultor familiar e
o médio produtor. “Somos a marca de tratores que mais vende em todo o mundo.
Temos características únicas como o baixo custo de combustível, maior
robustez e ainda somos a única marca no Brasil que oferece 6 anos de garantia.
Temos muito ainda para crescer. E com toda esta força na bagagem, tenho certeza
que vamos mostrar que a Mahindra vai ser a marca número 1 também no
Brasil”, conclui Torretta.
A meta de crescimento para no período de abril a setembro de 2018 é de
15,7%. Quase 2% acima do crescimento estimado pela indústria que é de 13,9%
para o mesmo período. E para F20, estima-se um crescimento de mais de 50% em
relação a F19. A equipe comercial é liderada por Jalison Cruz. “Nosso
desafio é grande, mas tenho certeza que com o apoio de todos, vamos
conseguir”, afirmou. Lógico que isso tudo tem o braço da Rede de
Concessionárias Mahindra. Outro importante pilar estratégico que vai auxiliar
na construção da marca no Brasil. Hoje são 25 pontos de venda em nível
nacional. A meta é buscar mais 10, ainda para este ano.
Alexandre Monteiro, Especialista em Desenvolvimento de Concessionárias,
tem apenas três meses de empresa e já relatou a satisfação em trabalhar no
time. “Estou muito feliz em fazer parte deste desafio. Quero corresponder à
altura a aposta que fizerem no meu perfil profissional”, garantiu Alexandre.
“Vejo um futuro muito promissor para a Mahindra. Temos produto e pessoas
engajadas. E agora vamos ter Rede! Então vamos ter tudo para fazer a marca
crescer forte no Brasil”, concluiu.
A Mahindra é a 55a organização no mundo considerada “como a melhor
empresa de se trabalhar”. E foi como este sentimento que o Engenheiro
Mecânico, Rodrigo Iplinski, o 1o brasileiro a ter contato com um trator
Mahindra, inflou o peito e diz que nunca vai sair da empresa, só quando se
aposentar. Resumindo, Rodrigo participou de um treinamento técnico em
maio/2008, na India, no qual seria o instrutor de todos os futuros treinamentos
no Brasil.
Passou a ser o 1o Especialista Mahindra no Brasil e ainda fez os primeiros
tratores nacionalizados. Também participou, em 2012/2013, do processo de
transição da Bramont, empresa que tinha a concessão da marca no Brasil, para
a Mahindra EUA. “A Mahindra exigiu que 100% dos funcionários fossem
mantidos. Mesmo tendo que aguardar os trâmites burocráticos e a busca de
gestores e líderes, todos recebiam seus salários em dia. Esta responsabilidade
profissional com os colaboradores, fez uma grande diferença na empresa”,
afirmou Rodrigo.
O evento contou ainda com a presença do indiano Mukund Ukarande que, por
alguns meses, vai participar na rotina da sede fabril brasileira. Além de
traduzir os feitos para India, traz algumas inovações e melhorias
tecnológicas usadas nos EUA e em outros mercados. Mas sua principal missão é
ajudar o desenvolvimento de produtos com melhor custo, com foco em obter o
índice de nacionalização para o Finame. Para Mukund, o Brasil precisar se
conectar mais com a empresa na India. “Vocês precisam contar as
potencialidades do país. A India precisa acreditar e enxergar o valor e as
riquezas que aqui estão e como a marca precisa investir aqui, para que no
futuro a Mahindra também seja uma marca consolidada e forte no Brasil”,
concluiu. As informações partem da assessoria de imprensa da Mahindra.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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