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AGRONEGÓCIO: MT busca aperfeiçoar organização de cooperativas – Aprosoja

21 de novembro de 2014
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Porto Alegre, 21 de novembro de 2014 – A rentabilidade de R$ 4,48 bilhões
atingida ao ano por parte das 40 cooperativas do agronegócio existentes em Mato
Grosso pode crescer ainda mais e a fórmula é a organização. É o que
defende o professor Fábio Chaddad, consultor permanente do Fórum de Dirigentes
Cooperativistas do Agronegócio de Mato Grosso, depois de divulgar o resultado
de um diagnóstico feito com as maiores cooperativas do setor no Estado. Os
dados foram apresentados nesta quinta-feira (20) a cerca de 60 participantes do
quarto encontro do grupo, em Sorriso.

“Se os produtores de Mato Grosso estiverem organizados, com a logística
organizada, com os armazéns organizados, o que as empresas dos Estados Unidos
vêm fazer aqui? O que as cooperativas dos Estados Unidos, que chegam aqui como
tradings, vão conseguir? Nada. Mas, sem organização, elas, que buscam produto
no mundo inteiro, vêm negociar aqui e levam a rentabilidade para quem? Para os
produtores de lá, que são cooperados e organizados”, argumentou o professor
da Universidade de Missouri (EUA) aos participantes do evento.

Trinta cooperativas responderam a um questionário aplicado por Chaddad,
como estratégia do Fórum Cooperativista, para mensurar a realidade das
organizações em atividade no negócio em Mato Grosso. A necessidade de separar
governança de gestão é apontada como um dos principais gargalos. De acordo
com o professor, o número de cooperativas que divide uma função da outra
ainda é pequeno: 11 apenas, entre as 30 pesquisadas.

“A gestão tem que ser feita por um diretor administrativo para cuidar do
operacional da cooperativa. Em geral, é um profissional contratado, para gerir
uma equipe profissional contratada. A governança é feita pelo conselho
consultivo estabelecido pelos cooperados, para supervisão da gestão”, revelou
o professor.

A ideia é compartilhada por quem já atua no agronegócio por meio de
cooperativas. “Tem que focar na profissionalização da gestão”, enfatizou
Márcio Giroletti, um dos diretores da Cooperativa Agropecuária Industrial
Celeiro do Norte (Coacen), instalada em Sorriso.

Dentro do perfil estudado, as coorporativas de Mato Grosso foram
classificadas como heterogêneas. Têm ciclos de vida variados: algumas são
mais novas que 15 anos, outras, mais antigas, e ainda existem aquelas que já
quase encerraram as atividades, mas estão se reerguendo.

Também atuam em vários ramos e em regiões distintas, o que demanda
dinâmicas diferenciadas para os diferentes mercados. “As 30 juntas atuam numa
área de mais de três milhões de hectares, um perímetro muito grande para
ganhar escala, eficiência”, apontou Chaddad, informando que cinco cooperativas
têm indústria e um total de 1,5 mil funcionários.

A necessidade de se pensar estrategicamente as cooperativas norteou boa
parte do debate. Conforme o estudo, todas atuam com o propósito de defender o
interesse dos produtores, mas devem avançar para garantir a continuidade. “A
cooperativa ainda é encarada como prolongamento da atividade do produtor. Mas
ele tem que saber que esse modelo de negócio tem limite, ou seja, qual é o
futuro?”, desafiou o professor.

O diretor administrativo da Associação de Produtores de Soja e Milho de
Mato Grosso (Aprosoja) e cooperativista, Nelson Piccoli, lembrou aos cooperados
presentes que os lucros advindos das cooperativas não dizem respeito
necessariamente ao dinheiro. “A cooperativa gera benefícios. O propósito não
é lucro em dinheiro, que virá a ser consequência dos benefícios”.

O IV Fórum de Dirigentes Cooperativistas ainda ocorre ao longo da manhã
desta sexta-feira na sede da Coacen, em Sorriso, quando os participantes
conhecerão a experiência de atuação de três grandes cooperativas da cidade.
O Fórum é uma realização da Aprosoja, do Sindicato e Organização de
Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso (OCB/MT) e a Associação
Mato-grossense de Produtores de Algodão (Ampa). Com informações da assessoria
de comunicação da Aprosoja.

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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