Porto Alegre, 14 de fevereiro de 2023 – Para CDIAL Halal, o Brasil tem potencial de aumentar
exportações de produtos de maior valor agregado, destacando-se com a venda de itens com maior
valor agregado, os industrializados. Dentre os países compradores, estão os países árabes e
muçulmanos.
A participação brasileira em eventos como a Gulfood, que acontece entre os dias 20 a 24 de
fevereiro, em Dubai, tem contribuído para aumentar a visibilidade e, consequentemente, o comércio
brasileiro junto a esse importante mercado consumidor.
Para comprovar esse cenário que tem se desenhado para os produtos brasileiros, em 2021, os
países da Organização de Cooperação Islâmica (OCI) importaram US$ 240,1 bilhões em alimentos
e bebidas globalmente, de acordo com dados oficiais dos governos compilados pela consultoria
Intracen, adotada como referência pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB). E de acordo
com as estatísticas do governo brasileiro compiladas pela CCAB, foram US$ 16,54 bilhões de
produtos importados do Brasil para os países da OCI em 2021, passando para US$ 23,44 bilhões em
2022, aumento de 41,7%.
Entre os países que que mais compraram alimentos e bebidas do Brasil em 2022 estão o Irã, com
uma receita de US$ 3,96 bilhões, aumento de 137% em relação a receita de 2021. Já a Arábia
Saudita, o valor dessa exportação, em receita, foi de US$ 2,36 bilhões, superior em 42,92% em
relação a 2021. E o Egito, no mesmo período, totalizou US$ 2,13 em exportação de alimentos e
bebidas, aumento de 44,82%.
Vale destacar também os números promissores do mercado brasileiro junto aos 22 países da Liga
Árabe. Dados compilados pelo Departamento de Inteligência de Mercado da CCAB, em relação aos
derivados de frango, mostram que os Emirados Árabes exportaram, em receita, 37% a mais do que o ano
anterior. O aumento da Arábia Saudita foi de 30%, em receita, neste mesmo período. E, para o
Catar, o aumento de um ano para o outro, ainda em relação ao mesmo produto, foi de 57%.
Já em relação aos derivados bovinos exportados para os países da Liga Árabe, as
exportações totais de carne bovina em 2022 cresceram 41,5% em receita, totalizando em US$ 1,04
bilhão, e 23,27% no volume, quando comparado a 2021, sendo as maiores da série histórica no
país. O destaque é para o Egito, com aumento de 25% em receita em 2022 em relação a 2021. Já os
Emirados Árabes, o aumento neste período foi de 23%. As informações são da CDIAL Halal.
Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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Cotação semanal
Dados referentes a semana 20/06/2025
Suíno Independente kg vivo
R$ 8,43Farelo de soja à vista tonelada
R$ 1.750,00Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.300,00Milho Saca
R$ 66,25Preço base - Integração
Atualizado em: 17/06/2025 09:45