No dia 4 de junho, apenas uma volta nas principais ruas de Ponte Nova (MG) já seria o suficiente para notar um fluxo diferenciado de pessoas. Os pontos de lazer estavam mais movimentados. É por que um dia antes, na sexta-feira, o Bar, Boteco & Cia 2016 indicou seu início. A abertura oficial, na sede da ACIP/CDL, reuniu personalidades importantes da cidade, para dar o pontapé inicial ao consolidado concurso gastronômico do município. A Assuvap e Coosuiponte, à exemplo dos anos anteriores, marcaram presença e reforçaram o apoio ao evento. Desta vez, trazendo um incremento a mais: A promoção Churrasco da Lilipig.
A novidade foi apresentada durante a abertura do concurso. O público demonstrou reação comemorativa ao saber que a Lilipig, mascote da Assuvap, resolveu pagar um churrasco Saudali para quem tirar a foto com um dos pratos do BBC 2016 – e obter mais curtidas no Facebook. Mas para quem quer garantir o churrasco, é bom se atentar às regras. A foto deve ser postada com as três hashtags ? #MaisCarneSuína? #SaudaliSaboreQualidade? #BarBotecoCia. O vencedor pode levar mais 15 pessoas para a farra.
Mas, mais que o incentivo ao lazer, as entidades reconhecem o potencial do festival como propulsor econômico. Entre os dias 04 de junho e 06 de julho, os dez estabelecimentos inscritos no concurso recebem um público diversificado para degustação dos pratos BBC. Neste ano as iguarias são a base de carne suína e queijo. O melhor prato será escolhido por voto popular e júri técnico, e o grande vencedor será apresentado na Saideira, em 09 de julho, no Parque de Exposição.
Segundo Lorena Fonseca (Marketing Assuvap/Coosuiponte), a escolha da carne suína como ingrediente principal condiz à relevância da suinocultura para Ponte Nova e região. “A suinocultura no Vale do Piranga representa o quarto maior polo do Brasil. O setor tem parcela relevante no agronegócio e é muito importante para a economia do nosso município. Temos que valorizar mais, degustando mais carne suína, que é saborosa, saudável e nutritiva”, completou.
Além dos 35 dias convencionais do Bar, Boteco & Cia, os bares participantes recebem a intervenção especial do “Prato do Dia”. Cada um dos bares têm um dia na programação, onde é feito um show especial com estrutura própria para receber todo o público. Nestas datas, a Assuvap e Coosuiponte montam um estande e distribuem folders com informações da carne suína.
A presidente da Assuvap, Patrícia Morari, reitera a importância do evento para a suinocultura do Vale do Piranga. “Nosso objetivo como associação envolve um leque de ações para beneficiar o setor. Além dos cursos de capacitação, que garantem o produto saudável e saboroso que é a carne suína, apoiamos iniciativas que promovem o consumo da proteína”.
Já o presidente da ACIP/CDL, Noêmio Gomes, referiu ao concurso gastronômico como “oportunidade para fomentar e desenvolver o segmento de bares, restaurantes e botecos”. Segundo ele, o evento traz mais faturamento e tornam os bares envolvidos mais aptos a atender com criatividade. “(No concurso) não é avaliado só a questão do sabor, mas a apresentação do prato, atendimento. Todos esses critérios são avaliados e motivam o comércio a buscar aprimoramento de serviço”, concluiu.
Cotação semanal
Dados referentes a semana 22/11/2024
Suíno Independente kg vivo
R$ 9,53Farelo de soja à vista tonelada
R$ 71,50Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.200,00Milho Saca
R$ 1.975,00Preço base - Integração
Atualizado em: 22/11/2024 17:50