Agroindústrias e Cooperativas

Aurora: é preciso incentivar o consumo de carne suína no País

30 de julho de 2015
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O presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos, Mario Lanznaster, acredita que é preciso incentivar o consumo da carne suína no Brasil. “É preciso mudar a visão de como a carne é produzida hoje”, disse. Ele discursou na quarta-feira (29), durante evento da ABPA, em São Paulo.

Segundo ele, é preciso apresentar para o consumidor que a questão sanitária na criação e processamento de suínos hoje é muito mais avançada. Diferentemente da demanda de aves no Brasil, que segue crescente, a perspectiva de consumo de carne suína em 2015 é de 14,67 kg per capita, queda 0,27% em comparação com 14,71 kg por habitante em 2014.

Para Lanznaster, em relação às exportações, o Brasil ainda é muito dependente da Rússia e é preciso diversificar, inclusive com a abertura de novos mercados. A Rússia é o maior comprador com 38,5% do total dos embarques (118 mil toneladas), seguido de Hong Kong com 22,9% (110 mil toneladas). “O Brasil é um País fadado a produzir e exportar alimentos para o mundo inteiro”, disse.

Para ele, o País tem capacidade e competitividade para atuar nos principais consumidores globais. Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), as exportações brasileiras de carne suína devem terminar o ano com um total de 507 mil toneladas embarcadas, avanço de 3% na comparação com o registrado no ano passado.

As exportações de carne suína totalizaram 228,4 mil de toneladas no primeiro semestre de 2015, desempenho 5,3% inferior ao registrado no ano passado. A receita em dólar recuou 21,8%, para US$ 552,2 milhões. Apenas em junho foram embarcadas 47,34 mil toneladas, volume 5,5% superior a junho de 2014.

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