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CAFÉ: Exportação de café solúvel cresce 4,5% em janeiro – ABICS

17 de fevereiro de 2022
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Porto Alegre, 17 de fevereiro de 2022 – As exportações de café solúvel
do Brasil alcançaram o equivalente a 318 mil sacas de 60 kg em janeiro de
2022, volume que representa alta de 4,5% na comparação com o primeiro mês do
ano passado. Os embarques geraram uma receita cambial de US$ 52,580 milhões ao
país, registrando substancial evolução de US$ 40,8% frente aos US$ 37,336
milhões de janeiro de 2021. Os dados são do relatório estatístico mensal da
Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics).

De acordo com Aguinaldo Lima, diretor de Relações Institucionais da
entidade, o desempenho reflete uma leve melhora no cenário logístico e,
principalmente, a resiliência das fábricas brasileiras.

“A capacidade de produção das indústrias nacionais de café solúvel se
destaca e permite que o Brasil siga honrando seus compromissos e mantendo seu
market share, mesmo diante de preços da matéria-prima substancialmente
elevados e da persistência dos gargalos logísticos. Janeiro, ao menos, foi um
pouco melhor em relação à disponibilidade de contêineres, mas o espaço nas
embarcações segue desafiador”, comenta.

DESTINOS

No primeiro mês deste ano, o Brasil exportou seus cafés solúveis a 83
países, com os Estados Unidos sendo o principal cliente do produto. Os
norte-americanos importaram 65.651 sacas em janeiro, o que representa 20,9% do
total. Na sequência, vêm Rússia, com 33.449 sacas (10,6%); Myanmar, com
29.140 sacas (9,3%); Japão, com 17.946 sacas (5,7%); e Argentina, com 14.251
sacas (4,5%).

TIPOS
Os principais tipos de café solúvel remetidos ao exterior em janeiro de
2022 foram spray dried, com 203.116 sacas (63,9% do total); freeze dried, com
108.147 sacas (34%); “extratos”, com 6.719 sacas (2,1%); e coffee
preparation, com o equivalente a 18 sacas (0,01%).

CONSUMO

O consumo de café solúvel no Brasil, em janeiro, recuou 3,1%. Os
brasileiros consumiram o equivalente a 56.380 sacas, levemente abaixo das 58.200
sacas registradas no primeiro mês do ano passado.

“Ainda assim, a expectativa é que haja evolução ao longo do ano devido
às ações que a Abics realiza, como a campanha ‘Descubra Café Solúvel, e
aos investimentos feitos pelas indústrias, que constroem novas plantas fabris e
ampliam seu leque de produtos aos consumidores, ofertando, cada vez mais,
qualidade e diversidade de preparo, evidenciando a versatilidade do café
solúvel”, conclui Lima.

As informações partem da assessoria de imprensa da ABICS.

Revisão: Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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