Porto Alegre, 27 de abril de 2022 – A Associação Brasileira de Cafés
Especiais (BSCA), como atividade do projeto setorial “Brazil. The Coffee
Nation”, que desenvolve em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de
Exportações e Investimentos (ApexBrasil), realizou ação promocional dos
cafés especiais do país na Specialty Coffee Expo 2022, que ocorreu entre 8 e
10 de abril, em Boston, Estados Unidos, e contou com a presença de mais de 420
empresas expositoras e público superior a 10 mil pessoas. As informações
partem da assessoria de comunicação da BSCA.
O estande da BSCA na feira, que é considerada a maior de cafés especiais
das Américas, contou com bancadas de associados, que expuseram seus produtos ao
público presente. No espaço, também foram realizadas sessões de
degustação dos cafés de empresas e produtores brasileiros, dos membros da
Associação e participantes do projeto setorial, havendo, ainda, espaço para
networking, reuniões e rodadas de negócios.
Durante o evento, os empresários brasileiros realizaram 890 contatos
comerciais, sendo 521 com novos potenciais clientes. Esse relacionamento rendeu
US$ 15,536 milhões em negócios na feira e a projeção para o fechamento de
mais US$ 131,066 milhões ao longo dos próximos 12 meses.
No que se refere especificamente às seções de degustação e rodada de
negócios realizadas no estande da BSCA, foram feitos 165 contatos, sendo 83
novos, os quais renderam US$ 3,040 milhões e a perspectiva para a
concretização de mais US$ 16,542 milhões até março de 2023.
Ao todo, a participação brasileira, coordenada pela BSCA em parceria com
a ApexBrasil, rendeu US$ 18,576 milhões em negócios presencialmente. Nos
próximos 12 meses, se confirmadas as expectativas, devem ser gerados mais US$
147,608 milhões, o que significa que a ação pode gerar US$ 166,2 milhões aos
cafés especiais do país.
“O mercado norte-americano é muito avançado em educação e
capacitação relacionadas a cafés especiais. O Brasil, nos últimos anos,
além de fazer seu dever de casa, otimizou a sustentabilidade e a qualidade nos
processos produtivos, o que se reflete, a cada ano, em resultados excepcionais
nas principais feiras mundiais, como o exemplo dessa participação na Specialty
Coffee Expo 2022”, comenta o presidente da BSCA, Henrique Cambraia.
BRAZIL. THE COFFEE NATION
O projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation” é desenvolvido pela BSCA
e pela ApexBrasil com foco na promoção comercial do produto brasileiro no
mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos grãos nacionais em todo o
mundo e posicionar o país como fornecedor de alta qualidade, com utilização
de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas.
O projeto atual tem como mercados-alvo: i) África do Sul, Austrália,
China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França,
Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais; e
ii) Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de
torrefação e moagem.
A iniciativa visa, ainda, expor os processos exclusivos de certificação
e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais,
evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem
competitiva aos produtos brasileiros. As empresas que ainda não fazem parte
podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones
(35) 3212-4705 / 99824-9845 / 99879-8943 ou do e-mail info@bsca.com.br.
Copyright 2022 – Grupo CMA
Cotação semanal
Dados referentes a semana 20/06/2025
Suíno Independente kg vivo
R$ 8,43Farelo de soja à vista tonelada
R$ 1.750,00Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.300,00Milho Saca
R$ 66,25Preço base - Integração
Atualizado em: 17/06/2025 09:45