Porto Alegre, 23 de novembro de 2022 – O Brasil deu um grande passo em direção à inovação
do mercado cafeeiro nesta quinta-feira (16), durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo
Horizonte (MG). Foi lançada a pioneira Metodologia do Protocolo de Análise Sensorial de Café
Solúvel, que ajudará a ampliar o leque de utilização do produto no mundo.
O procedimento estava em desenvolvimento desde 2019 pela Associação Brasileira da Indústria
do Café Solúvel (ABICS), em parceria com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) e técnicos
especialistas de qualidade do café. A promoção internacional, que traz reconhecimento ao
protagonismo do Brasil desta novidade, é realizada com o apoio da Agência Brasileira de Promoção
de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), no âmbito do Projeto Setorial Brazilian Instant
Coffee, executado em conjunto com a ABICS.
A metodologia introduz a avaliação dos atributos organolépticos do café solúvel ao aplicar
as mesmas regras desenvolvidas pela Specialty Coffee Association (SCA), órgão responsável pelos
concursos anuais de qualidade que avaliam os cafés especiais e apontam os vencedores que serão
disputados no mercado internacional em leilões milionários.
Com este procedimento, será possível categorizar e diferenciar a grande variedade de cafés do
mercado de solúvel, permitindo ao consumidor identificar a melhor aplicabilidade de acordo com as
características do produto.
Categorias
Enquanto a metodologia de avaliação do café torrado e moído é baseada em um sistema de
pontuações por notas, a metodologia para o solúvel propõe uma avaliação pela intensidade de 15
atributos em uma escala de classificação das características sensoriais, que vai de zero a cinco,
e uma classificação principal em três categorias: convencional, diferenciado ou de excelência.
De acordo com a consultora da ABICS e coordenadora do projeto, Eliana Relvas, este novo
procedimento vai traduzir melhor como funcionam os cafés e trará uma grande mudança no mercado
cafeeiro, onde 28% do consumo é de solúvel. As empresas acabam adequando e ajustando aos gostos
dos consumidores através de novos blends e novas tecnologias para agradar o máximo de consumidores
pelo mundo, explicou.
As exportações do mercado de café solúvel seguem uma crescente de 3,5% ao ano, e 2021 foi o
terceiro ano consecutivo de recorde no volume de exportações, com mais de quatro milhões de sacas
vendidas no exterior. Além de ser o 13o produto de exportação do agronegócio brasileiro, é o
maior parque industrial do mundo, posicionando o Brasil como o líder na produção e exportação
do produto.
Com a crescente do mercado e a exigência por mais qualidade, descobriu-se uma necessidade de
quebrar paradigmas e criar protocolos de identificação de atributos, que até então não existia
neste mercado.
Aplicativo de avaliação
Foi sob essa perspectiva que surgiu o procedimento, que traz mais compreensão sobre as
características sensoriais de café solúvel. Além disso, a metodologia também permite unificar a
comunicação entre produtores e empresas do mercado. Por meio de um aplicativo de avaliação do
café, as características são computadas e um algoritmo é gerado identificando a aplicação do
produto, que pode ser, por exemplo, tomado puro, misturado com leite, usado como ingrediente com
outras bebidas, em confeitaria, entre outros.
O diretor de Relações Institucionais da ABICS, Aguinaldo Lima, afirma que o Brasil, como o
maior protagonista no mercado, tem toda a competência para que isso se torne uma metodologia
global. Ele destaca que isso trará mais abertura a mercados internacionais e melhoria da
percepção da qualidade dos cafés solúveis, que apresentam uma imensa variedade de consumação e
aplicação. Os próximos passos envolvem a capacitação de IC-Graders, especialistas em
avaliação de café solúvel, assim como existem os Q-Graders para o café torrado e moído.
O presidente da ABICS, Fabio Sato, prevê um futuro otimista para o café solúvel dado o nível
de preparo da indústria. Segundo Sato, é uma indústria que investe em novas tecnologias para
continuar abastecendo o mercado global sempre mantendo o compromisso com a sustentabilidade e o meio
ambiente. Além disso, a quantidade de certificações que a indústria foi capaz de adquirir
comprova o quanto ela está preparada para conquistar o mundo inteiro com o café brasileiro.
Uma centena de países
As exportações de café solúvel têm como destino mais de 120 países, gerando receita
cambial da ordem de US$ 600 milhões anuais. Agora, o Brasil ganha reconhecimento mundial pelo
pioneirismo e protagonismo no lançamento desta metodologia, que revoluciona o mercado do produto.
Para isso, a ApexBrasil e a ABICS realizam um trabalho de divulgação internacional com o
Projeto Imagem, trazendo formadores de opinião e jornalistas de importantes veículos de países
como Estados Unidos, Europa, Ásia e América Central, para prestigiar o evento.
Este projeto engloba, também, a visita de líderes setoriais de organismos mundiais de café,
como a National Coffee Association (NCA) e a SCA, dos EUA, a All Japan Coffee Association (AJCA), a
European Coffee Federation (ECF) e, ainda, o Coffee Quality Institute (CQI), entidade sem fins
lucrativos que trabalha internacionalmente em projetos que visam melhorar a qualidade do café e a
vida das pessoas envolvidas na sua produção.
A comitiva que participou do lançamento no dia 16 de novembro é formada por 11 visitantes, que
participaram de sessões de Cupping de demonstração do protocolo de análise sensorial dos cafés
solúveis. Além das demonstrações, os visitantes conhecerão três indústrias de café solúvel
(Cocam, Iguaçu e Cacique) no interior dos estados de São Paulo e Paraná até o final da semana.
A gerente de Agronegócio da ApexBrasil, Paula Soares, se orgulha de acompanhar os resultados e
perceber o engajamento de todas as partes envolvidas no projeto desde 2019. Ela acredita que o
mercado internacional tem muito a ganhar com algo inédito e irá agregar valor tanto ao produto
quanto ao mercado brasileiro. O objetivo da participação da ApexBrasil neste projeto é prestar
apoio em tornar a metodologia criada no País como uma referência global, utilizando o branding
Cria & Curta Café Solúvel Brasil em campanhas e divulgando a imagem positiva e versátil de um
produto nacional.
As informações partem da assessoria de imprensa da ApexBrasil.
Revisão: Sara Lane (sara.silva@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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Atualizado em: 08/07/2025 09:10