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CANA: Moagem acumulada da safra 2021/22 totaliza 523,11 mi t – UNICA

12 de abril de 2022
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Porto Alegre, 12 de abril de 2022 – A moagem de cana acumulada da safra
2021/2022 atingiu a marca de 523,11 milhões de toneladas, encerrando o ciclo
agrícola com retração de 13,60% frente à safra 2020/2021, conforme
relatório da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (UNICA).

O diretor técnico da UNICA, Antonio de Padua Rodrigues, comenta que “o
estado de São Paulo corresponde à maior retração registrada na região
Centro-Sul, em que a queda em relação ao ciclo agrícola anterior foi de
16,50%. Desse percentual, 1,38% refere-se à redução da área colhida e 15,12%
à queda de produtividade da lavoura”. Rodrigues acrescenta que “essa
redução na produtividade é consequência do veranico prolongado nas regiões
produtoras, das geadas que atingiram mais de 10% da área de colheita e dos
focos de incêndio no mês de setembro”.

A produção acumulada de etanol atingiu 27,55 bilhões de litros (-9,31%).
Compõe esse número a fabricação de 10,91 bilhões de litros de etanol anidro
(+12,57%) e 16,64 bilhões de litros de etanol hidratado (-19,55%). A parcela
do produto fabricada a partir do milho totalizou 3,47 bilhões de litros, com
avanço de 34,33% em relação à safra 2020/2021. Se considerada apenas a
produção de etanol de cana-de-açúcar a redução foi de 13,36% em relação
à safra 2020/2021. Quanto à produção de açúcar, a safra 2021/2022 se
encerra com 32,06 milhões de toneladas fabricadas do adoçante (-16,64%).

A segunda metade de março contou com 25 unidades produtoras em operação,
sendo 16 usinas de cana-de-açúcar e nove empresas que produzem etanol a partir
do milho. No mesmo período, na safra 2020/2021, havia 37 unidades industrial
processando cana-de-açúcar e 10 UPs fabricando etanol de milho.

Rodrigues comenta que “o menor número de unidades na segunda quinzena de
março e na primeira de abril é consequência dos eventos adversos da safra
2021/2022, que têm levado as unidades a atrasarem o início da colheita com a
expectativa da melhora da produtividade agrícola e qualidade da
matéria-prima”.

Mercado de Açúcar e Etanol

As vendas de açúcar no mercado interno alcançaram 8,42 milhões de
toneladas, o que representa uma redução de 4,25% sobre o montante apurado na
safra 2020/2021. Quanto aos volumes destinados ao mercado externo foram
registrados 23,62 milhões de toneladas exportadas do adoçante, o que
representa uma variação negativa de 18,37%. Ao todo, foram comercializados
32,05 milhões de toneladas de produto (-15,08%).

Quanto às vendas de etanol, no ano safra que se encerra, as unidades
produtoras comercializaram um total de 27,53 milhões de litros (-10,67%),
considerando tanto volumes destinados à exportação quanto consumo em mercado
interno. O etanol anidro totalizou 10,90 milhões de litros (+8,42%), enquanto o
hidratado registrou 16,63 milhões de litros (-19,91%).

Quando aberto por mercado, o etanol hidratado registrou um volume de 1,02
bilhão de litros destinados à exportação (-34,84%), frente à 616,05
milhões de litros de anidro (-45,83%). Ao todo, foram vendidos ao mercado
externo um total de 1,63 bilhão de litros (-39,47%). Já a nível nacional, as
vendas de etanol hidratado alcançaram 15,62 bilhões de litros na safra
2021/2022, o que representa uma redução de 18,69% sobre o ciclo agrícola
anterior. O etanol anidro registrou variação positiva de 15,34%, com 10,28
bilhões de litros vendidos.

Antonio de Padua Rodrigues comenta que “uma sólida recuperação nas
vendas de etanol hidratado marcou a segunda quinzena de março, que já vinha
ensaiando uma recuperação. Na última quinzena da safra, as unidades
produtoras registraram um aumento de 16,24% no volume comercializado quando
comparado ao mesmo período no ano anterior”.

Por fim, na safra 2021/2022 as usinas da região Centro-Sul comercializaram
1,23 bilhão de litros que foram destinados ao mercado com outros fins. Esse
volume representa uma retração de 4,48% em relação à safra 2020/2021.

As informações partem da assessoria de imprensa da UNICA.

Revisão: Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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