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‘-CARNE BOVINA: IMPORTAÇÃO POR ÁRABES CRESCE QUASE 40% NO 1o QUADRIMESTRE

23 de julho de 2014
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SAFRAS (23) – As exportações de carne bovina brasileira para os países
árabes apresentaram, de janeiro a abril deste ano, crescimento de 39% em
relação ao mesmo período do ano anterior.
Em relação ao mundo, o produto teve desempenho 9% superior. O produto,
sozinho, representou quase 15% do total das importações de produtos do Brasil
pelas nações do Oriente Médio e Norte da África. A informação é da
Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.
“Por um lado, os árabes estão repondo estoques. O importador da região
está se preparando para o Ramadã, que se inicia no dia 28 próximo. Em 2013, o
ramadã iniciou em 9 de julho. Por outro, atendendo à crescente demanda
interna. No caso dos Emirados Árabes, por exemplo, podemos incluir, ainda, a
reexportação para outras nações, já que Dubai funciona como um hub para
abastecer outras regiões do globo”, explicou o diretor geral da Câmara
Árabe, Michel Alaby.
Só o Egito aumentou a compra da mercadoria em mais de 80%, figurando no
topo do ranking dos países árabe e em quinto no mundo. Também apresentando
crescimento, em seguida, estão Emirados Árabes Unidos (34%), Argélia (37%),
Líbano (5%), Palestina (29%), Tunísia (45%), Omã (15%), Marrocos (15%) e
Ilhas Comores (quase 500%). São Paulo foi o estado brasileiro com maior
representatividade, responsável por quase 30% do total exportado aos árabes.
“O aumento das exportações de carne são explicados principalmente pela
performance do Egito, Emirados e Argélia, pois juntos esses países representam
76% do total das exportações brasileiras para os países árabes. Destaque
especial também vai para a Líbia. Dentre os produtos que mais cresceram em
volume de vendas para essa nação em particular nos cinco primeiros meses de
2013, a carne bovina chegou a US$ 30,2 milhões. O número é 23,8% superior ao
mesmo período do ano anterior”, acrescentou Alaby.

Sobre a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira

A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira representa 22 países árabes, foi
fundada em 1952 e tem como missão aproximar comercialmente o Brasil dos
países árabes, incrementando intercâmbios culturais e turísticos entre
árabes e brasileiros. A entidade oferece diversos serviços, como
certificação de documentos, informações de mercado, traduções, realiza
eventos e workshops. Disponibiliza, também, o Espaço do Conhecimento
Comercial, um centro de referência para pesquisas das relações entre o Brasil
e os países árabes. As informações partem da assessoria de imprensa. (AB)

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