Cuiabá, 11 de abril de 2018 – A InterCorte, evento que percorre de forma
itinerante há seis anos os principais polos de produção pecuária do Brasil,
chega mais uma vez à capital mato-grossense. O estado, que possui o maior
número de bovinos no país, cerca de 14% do total brasileiro, recebe o evento
nos dias 12 e 13 de abril, em novo local, o Cenarium Rural, em Cuiabá (MT).
“O espaço possui privilegiada visão panorâmica da cidade, é bem
localizado e totalmente refrigerado. Além disso, conta com estacionamento para
mais de 400 veículos, salão principal com 2.032 m2 e capacidade para até duas
mil pessoas”, destaca Carla Tuccilio, Diretora do Terraviva Eventos, empresa
responsável pela realização da InterCorte.
“Temos muitas possibilidades que ainda não são de conhecimento dos
produtores e que serão colocadas em pauta durante a InterCorte. Temos que
pensar em novos rumos para nossa atividade. Para isso, precisamos agregar valor
ao nosso produto, melhorar a qualidade da nossa carne e atingir outros mercados
que pagam mais por isso. Temos que ter produtos para todos os públicos”,
enfatiza Marco Túlio Duarte Soares, presidente da Acrimat – Associação dos
Criadores de Mato Grosso, que realiza a InterCorte em conjunto com o Terraviva
Eventos.
Quatro blocos temáticos
A programação nos dois dias de evento será dividida em quatro blocos
temáticos. O primeiro, com o tema Produzir Mais Carne, demonstrará que a
eficiência técnica gera maiores ganhos a partir do conceito de produzir mais
com menos. Dentre os palestrantes do painel estão o Prof. Dr. Gustavo Rezende
Siqueira, pesquisador da APTA-Colina; o gerente técnico da Connan, Marcio
Bonin; Alexandre Zadra, supervisor regional AC, MT, MS, RO e Juliana Ferragute,
gerente de produto corte, ambos da GENEX (antes CRI Genética); Rogério Fonseca
Peres, gerente de contas chaves corte da América Latina da ABS Pecplan e um
case do produtor Marcos Jacinto, de Gaúcha do Norte (MT). O encerramento do
painel terá um debate com os palestrantes e será mediado por Diéde Loureiro,
diretor da Fazen.
Ainda no primeiro dia, o tema do segundo bloco será voltado à Inovação,
que abordará junto ao produtor métodos e novas técnicas da chamada quarta
revolução, por meio de palestras e apresentações de cases de sucesso. Dentre
os palestrantes do painel está o sócio-diretor da SP Ventures, Francisco
Jardim; Élder José de Mello Bruno, Head de Canais e Alianças da JetBov; o
presidente da Fazen, Vasco Oliveira Neto; Marcelo Ribas, da Intergado; Paulo
Marcelo, da Gestão Agropecuária e Gustavo Martini, pecuarista de Rondonópolis
(MT), que apresentará um case de sucesso, seguido por um debate entre os
palestrantes, mediado pelo diretor-executivo da Acrimat, Luciano Vacari.
No segundo dia, o destaque será Vender Mais e Vender Melhor, que pretende
apresentar ao produtor meios e subsídios para melhorar o mercado da carne. O
painel, que inicia na manhã do dia 13 e segue até o meio da tarde, contará
com nomes como Renato Dib, professor titular nos cursos de Zootecnia e Medicina
Veterinária, na Universidade Estadual de Goiás – UEG; Fabiano Tito Rosa e
Michel Torteli da Minerva Foods; Maurício Tonhá, da Estância Bahia Leilões;
Antônio Ricardo Sechis, da BEEF PASSION; o consultor Ivan Wedekin; Miguel
Cavalcanti, do Beef Point; o Rafael Sguissardi, de Nova Canaã do Norte (MT) e
o produtor Luciomar Machado, de Pontes e Lacerda (MT).
Por fim, o último painel do evento será dedicado à Comunicação, com o
objetivo de promover o debate com o produtor sobre a sua habilidade de
comunicação, como ele divulga seus resultados e ações, e como a sociedade
enxerga o agronegócio. “Entendemos que um dos gargalos da atividade é a
forma com que o produtor se comunica com a sociedade. Precisamos entender juntos
qual a melhor forma de contar ao público em geral como funciona a nossa
atividade”, explica Carla.
Essa problemática será abordada pelo jornalista e publicitário, José
Luiz Tejon, uma das principais referências em Marketing do Brasil e discutida
com profissionais da comunicação, como Mauro Zafalon, da Folha de S. Paulo,
Miguel Cavalcanti, do Beef Point e Tobias Ferraz, do canal Terraviva. Fechando o
bloco, o produtor Ricardo Arioli compartilhará com o público os resultados do
seu trabalho na pecuária.
“Será uma oportunidade para o público interagir, tirar dúvidas e
entender melhor como funcionam os veículos de comunicação para pensar em
estratégias que melhorem a percepção do público sobre a pecuária”,
ressalta Carla.
Condições especiais para negócios na feira
Além do workshop, a InterCorte Cuiabá terá uma feira de negócios com a
participação de mais de 30 empresas de referência na pecuária, que
apresentam suas inovações para os produtores. Para essa edição, algumas
empresas prepararam condições especiais para compra de produtos durante a
InterCorte.
Estarão no evento as empresas Fazen, Marfrig, Minerva Foods, Nutron,
Ourofino Saúde Animal, Tortuga – DSM, Trouw Nutrition, ABS, Acrivale,
Agroceres Novanis, Allflex, Bayer, Beckhauser, Biogénesis Bagó, Brutale, Campo
Nutrição Animal, Celeiro Carnes Especiais, Coimma, Connan, Estância Bahia
Leilões, Eucalipto Tratado Santo André, Exacta Balanças, GENEX, MSD Saúde
Animal, Multbovinos, Oligo Basics, Panucci Pré Moldados, Real H, Rubber Tank,
Sistema Famato, Hedge Agro, Programa Leilões e Senepol da Conquista.
Beef Hour e Festival Braseiro
Para promover a confraternização entre os participantes da InterCorte e
celebrar a grande estrela do evento, que é a carne bovina, ao final do primeiro
dia de programação será promovida a Beef Hour, com degustação de cortes da
Celeiros Carnes Especiais, Minerva Foods e Senepol da Conquista.
A InterCorte culminará com a realização da quarta edição do Festival
Braseiro, no dia 14 de abril, no Rancho Dourado, em Cuiabá (MT). O evento
mobilizará cerca de 300 churrasqueiros para comandar 40 estações de preparo
de carnes na capital mato-grossense com a missão de assar cerca de quatro
toneladas de cortes especiais de bovinos, suínos, aves, peixes e cordeiros.
Mais de três mil pessoas são aguardadas no Festival Braseiro, que
funciona no sistema open food e open bar. Ou seja, todas as pessoas que
comprarem ingressos poderão comer à vontade e terão acesso livre ao bar de
chopp Louvada.
Sobre a InterCorte
Desde a sua criação em 2012, a InterCorte já contou com a participação
de mais de 27 mil pessoas, a maior parte pecuaristas, em eventos que percorrem
algumas das principais regiões pecuárias do País para levar informação,
conhecimento e tecnologia.
Além de Cuiabá, a edição de 2018 passará por Marabá (PA) em maio e
São Paulo (SP) em novembro.
A InterCorte faz parte do “Integrar para Crescer”, plataforma de
comunicação que envolve eventos e ações com o intuito de disseminar
informação de qualidade, reverberando os temas e discussões relevantes ao
setor. Além da InterCorte, a plataforma ainda promove ações como o movimento
#SomosdaCarne, a Beef Week, Interconf e Caminho do Boi, visando sempre o
crescimento e fortalecimento do agronegócio no Brasil. Mais informações e
inscrições pelo site: www.intercorte.com.br/cuiaba2018. As informações
partem da assessoria de imprensa da InterCorte.
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2018 – Grupo CMA
Cotação semanal
Dados referentes a semana 09/05/2025
Suíno Independente kg vivo
R$ 8,42Farelo de soja à vista tonelada
R$ 1.835,00Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.200,00Milho Saca
R$ 71,75Preço base - Integração
Atualizado em: 08/05/2025 09:40