Porto Alegre, 14 de fevereiro de 2023 – O apetite brasileiro nas exportações de carne de
frango está maior neste ano.Prova disto é o aumento de quase 20% nas dimensões da ação
organizada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência
Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) na Gulfood 2023, maior feira
de alimentos mundial para o mercado halal, que acontecerá entre os dias 20 e 24 de fevereiro em
Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Em uma área superior a 450 metros quadrados, a ABPA levará para o evento 22 agroindústrias
brasileiras multiproteínas, englobando carne de frango, carne de pato, ovos, material genético e
carne suína (para compradores não-islâmicos).Entre as marcas confirmadas estão a Aurora
Alimentos, Avenorte, Avivar, Bello Alimentos, BRF, C.Vale, Coasul, Copacol, Dália Alimentos, Granja
Faria, GtFoods, Jaguafrangos, Lar Agroindustrial, Naturovos, Netto Alimentos, Pamplona Alimentos,
Pif Paf, Somave, SSA, Villa Germania, Vossko e Zanchetta Alimentos.A Seara Alimentos e a Vibra
Agroindustrial também estarão no evento, com estandes próprios.
A estratégia brasileira focará na realização de encontros de negócios entre empresas e
importadores e em reuniões com stakeholders locais.
A promoção da imagem dos atributos da proteína animal do Brasil também estará em destaque.
Além de materiais eletrônicos e físicos distribuídos ao público do evento (incluindo uma nova
sacola com a marca internacional da carne de pato brasileira, a Brazilian Duck), a equipe da ABPA
vai realizar uma degustação voltada para o público presente na feira, com omeletes e o shawarma
(um prato tradicional da cultura árabe) de carne de frango e de carne de pato.
As projeções apontam para o crescimento dos negócios da avicultura do Brasil junto ao mercado
halal. Além da provável ampliação das vendas para os destinos tradicionais, os embarques do
setor neste ano deverão ser influenciados por outros mercados que deverão incrementar as suas
compras, como o Catar, o Kuwait e o Egito. Neste contexto, a ação que realizaremos na Gulfood
será estratégica para impulsionar os negócios em nossa já tradicional relação comercial com os
consumidores muçulmanos, analisa o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
As relações comerciais entre a avicultura brasileira e o mercado halal é uma das mais
tradicionais do Comércio Exterior do Brasil. Na década de 70, os primeiros embarques brasileiros
de produtos avícolas foram destinados ao Kuwait e a Arábia Saudita. Nesta mesma toada, há quase
duas décadas o setor avícola brasileiro marca presença na feira de Dubai. Desde 2007 com estande
próprio, a ABPA está em sua 17 participação consecutiva.
Números
Líder mundial há mais de uma década no fornecimento de carne de frango halal, o Brasil
exportou em 2022 um total de 1,983 milhão de toneladas para este mercado, volume 3,6%% maior que em
2021, com 1,915 milhão de toneladas.Em receita, os números são ainda mais expressivos, com US$
3,869 bilhões, resultado 29,1% em relação ao saldo do ano anterior, com US$ 2,997 bilhões.
Entre os principais destinos da região, os Emirados Árabes Unidos são os maiores
importadores, com 444,9 mil toneladas importadas em 2022, número 14,2% superior ao registrado em
2021, com 389,5 mil toneladas.
No total de 2022 (incluindo produtos halal e não-halal), o Brasil exportou 4,8 milhões de
toneladas, gerando receitas de US$ 9,7 bilhões para o país. As informações partem da assessoria
de imprensa da ABPA.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA
Cotação semanal
Dados referentes a semana 20/06/2025
Suíno Independente kg vivo
R$ 8,43Farelo de soja à vista tonelada
R$ 1.750,00Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.300,00Milho Saca
R$ 66,25Preço base - Integração
Atualizado em: 17/06/2025 09:45