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CARNE DE FRANGO: Exportações crescem 13% no primeiro bimestre – ABPA

10 de março de 2022
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Porto Alegre, 10 de março de 2022 – As exportações brasileiras de carne
de frango (considerando todos os produtos, entre in natura e processados)
totalizaram 374,5 mil toneladas em fevereiro, informa a Associação Brasileira
de Proteína Animal (ABPA). O número supera em 7,4% o total embarcado pelo
país no segundo mês de 2021, com 348,8 mil toneladas. O resultado em dólares
das exportações de fevereiro chegou a US$ 663 milhões, número 27,1% maior do
que o registrado no mesmo período do ano passado, com US$ 521,6 milhões.

No primeiro bimestre, as vendas internacionais de carne de frango
totalizaram 723,7 mil toneladas, volume 13% maior que o total exportado em 2022,
com 640,4 mil toneladas. Em receita, houve aumento de 33,9%, com US$ 1,280
bilhão neste ano, contra US$ 956,1 milhões em 2021. “As altas históricas
dos custos de produção têm pressionado positivamente os preços
internacionais de carne de frango, com o repasse aos preços finais. Ao mesmo
tempo, as ocorrências de focos de Influenza Aviária em vários países da
Europa, Ásia, África e, mais recentemente, na América do Norte, também
favoreceram o desempenho das exportações brasileiras”, avalia o presidente
da ABPA, Ricardo Santin.

Os Emirados Árabes Unidos assumiram, pela primeira vez, a liderança nas
exportações de carne de frango do Brasil, com 42,8 mil toneladas exportadas em
fevereiro, número 89,9% superior ao alcançado no mesmo período de 2021. A
China, agora no segundo posto, importou 42,3 mil toneladas (-8,4%). Em terceiro
lugar, a África do Sul importou 30,7 mil toneladas. Outros destaques do mês
foram o México, com 19,6 mil toneladas (+358,3%), e União Europeia, com 16,5
mil toneladas (+35,1%).

“Os Emirados Árabes Unidos ganharam forte protagonismo nas exportações
brasileiras dos últimos meses e foram decisivos, assim como o reforço das
vendas ao México e à União Europeia. É esperado que estes níveis de compras
nestas regiões se mantenham pelos próximos meses, especialmente porque a
Ucrânia, que é um forte competidor do Brasil em destinos como a União
Europeia, Arábia Saudita e países do Golfo, com o conflito, seguramente
deixará de exportar os volumes habitualmente destinados a estas regiões”,
avalia o diretor de mercados da ABPA, Luís Rua. As informações partem da
assessoria de imprensa da ABPA.

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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