Porto Alegre, 30 de janeiro de 2015 – Os resultados da indústria avícola
paranaense em 2014 indicam que a atividade está atenta às tendências
econômicas do país. O setor vem mantendo um equilíbrio saudável entre
demanda e oferta. Ao longo de 2014 foram abatidas 1,56 bilhão de aves, o que
significa um crescimento de 7,2% em relação ao resultado registrado em 2013,
quando haviam sido abatidas 1,46 bilhão de aves. Os dados são do Sindicato das
Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar).
As exportações cresceram em ritmo um pouco mais acelerado. De acordo com
a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), vinculada ao Ministério de
Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), os embarques de carne
de frango do estado fecharam o ano com 1,28 milhão de toneladas exportadas,
quantidade 12,5% superior à registrada em 2013, quando o Paraná exportou 1,14
milhão de toneladas. O resultado representa um crescimento quatro vezes maior
que as taxas nacionais do segmento e, praticamente, um terço de todo o frango
exportado pelo Brasil.
O Grupo GTFoods, conglomerado avícola com sede em Maringá, Norte do
Paraná, é uma das maiores empresas do estado que está constantemente buscando
novos mercados e com isso conquistando resultados satisfatórios. A indústria
tem feito investimentos contínuos em modernização de plantas industriais e de
unidades de produção de pintainhos, ração e transporte que sustentaram o
crescimento orgânico dos últimos anos. Além disso, a diversificação de
produtos comercializados através de parcerias e aquisições de empresas tem
proporcionado novas oportunidades para o grupo e também para a população da
região.
Além de ter como foco o mercado externo em 2015, o grupo está cada vez
mais diversificando o leque de produtos comercializados. Juntamente com a
comercialização de frango nas marcas Frangos Canção, Mister Frango, Gold
Frango e Bellaves, hoje são vendidos pela empresa, em parceria com outras
indústrias especializadas, produtos congelados como carne bovina, pescados,
vegetais, embutidos, pão de queijo, refeições prontas, entre outros. A
empresa também está investindo na comercialização desses produtos com marca
própria: Canção Alimentos.
Oportunidades no campo e na cidade
O grupo projeta para 2015 o crescimento do abate médio diário para 650
mil aves/dia, ante as 480 mil aves/dia produzidas no ano passado, expansão que
será motivada principalmente pela demanda do mercado externo, confirmando o que
mostram os números da Secex. Em 2014, a indústria foi habilitada para
comercializar com o mercado europeu, considerado um dos mais exigentes do mundo
e também para a Rússia. Além disso, já possui negociações com mais de 70
países, estando entre os principais Japão, Hong Kong, Qatar, Arábia Saudita,
Emirados Árabes, Venezuela.
Para viabilizar a ampliação, a empresa está expandindo o número de
granjas e pretende fechar o ano de 2016 com 360 aviários integrados. A renda
proporcionada pela avicultura faz diferença no campo. O grupo possui parceria
com produtores rurais em mais de 35 municípios do Paraná e Santa Catarina,
somando cerca de 1.000 aviários na integração. A indústria mantém também
mais de 100 aviários próprios, somando uma capacidade total de alojamento de
22 milhões de aves.
“Muitos produtores já integrados estão ampliando sua capacidade de
produção, saindo de um para dois aviários ou mesmo de dois para três, quatro
e assim por diante. Mas a grande maioria dos investimentos que estão sendo
realizados em implantação de novos aviários está sendo realizada por novos
produtores que estão vendo a avicultura como uma das melhores formas de
viabilizar a rentabilidade da propriedade, pois a mesma gera renda e emprego no
campo”, diz Rogério Wagner Martini Gonçalves, diretor administrativo do
Grupo GTFoods.
Além das oportunidades no campo, o grupo começa o ano com uma média de
360 vagas nas áreas industrial e administrativa em diversos níveis e setores e
em praticamente todas as unidades da empresa espalhadas por Maringá, Paraíso,
Terra Boa, Mirador, São Manoel, Paranavaí, Marilena, Douradina,
Indianópolis, entre outros municípios da região. Atualmente a empresa já
conta com mais de 7,5 mil colaboradores, os quais contam com diversos
benefícios corporativos, entre eles treinamentos e cursos, oportunidades
internas de crescimento, refeição no local de trabalho, entre outras ações
focadas na saúde e bem-estar físico e psicológico.
Para se candidatar às vagas administrativas e da indústria, os
interessados devem participar das entrevistas que ocorrem em diversas
localidades, via agência do trabalhador, CRAS, associações, pessoalmente nas
unidades da empresa ou enviando o C.V. para o email recrutamento@gtfoods.com.br.
Sobre o Grupo GTFoods
Criado em 2011, o Grupo GTFoods é composto pelas marcas Canção
Alimentos, Frangos Canção, Gold Frango, Mister Frango e Bellaves. A empresa
verticaliza a cadeia produtiva desde as matrizes de recria e produção, até a
distribuição do produto acabado. Sua força de vendas abrange, no mercado
interno, o atendimento de clientes em todo o país, e, no mercado externo, mais
de 70 países. O Grupo GTFoods teve origem com a empresa Frangos Canção em
1992, na cidade de Maringá. Mais informações: www.gtfoods.com.br. As
informações partem da assessoria de imprensa.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2015 – Grupo CMA
Cotação semanal
Dados referentes a semana 29/11/2024
Suíno Independente kg vivo
R$ 9,53Farelo de soja à vista tonelada
R$ 1.943,33Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.200,00Milho Saca
R$ 71,25Preço base - Integração
Atualizado em: 29/11/2024 10:30