safras

CARNE SUINA: 2a Semana Nacional motiva 1,05 mi de clientes a comprar no GPA

22 de maio de 2015
Compartilhe

Porto Alegre, 22 de maio de 2015 – A 2a Semana Nacional da Carne Suína
(SNCS), realizada em 540 lojas em 17 estados, motivou 1,05 milhão de
consumidores finais a comprar o produto resfriado e se consolidou como um grande
sucesso para o setor. Em relação a 1a edição da ação, realizada em
outubro de 2013, o resultado representa mais que o dobro de clientes efetivos
que compraram carne suína, ou seja, 117,8% de aumento. Na ocasião, foram
ofertadas 42 variedades de corte da proteína em 258 produtos diferentes.

A ação é organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de
Suínos (ABCS) e pelo GPA, maior varejista da América do Sul, por meio do
Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) e com apoio Sebrae
Nacional.

Divulgados recentemente, os resultados traduzem a avaliação num período
médio de oito meses, sendo o período da campanha, entre setembro e dezembro,
que gerou um aumento direto de 126% de clientes comprando a carne suína
resfriada. A ação consolida sua efetividade com a redução da ruptura de
consumo nas lojas ao apresentar um crescimento de 110% de clientes nos meses
imediatamente posteriores, de janeiro a abril, mantendo o consumo contínuo da
proteína. Além disso, a carne suína ganhou penetração de cestas em todas as
redes Extra e Pão de Açúcar, do GPA.

Somente na comparação com o mesmo período da primeira edição –
realizada de 2 a 16 de outubro de 2013 que alcançou 77% de aumentos nas vendas
-, houve incremento de 13% nas vendas diretas e 49,59% na comercialização
delivery, a partir do site criado especificamente para promover a carne suína
na 2a edição da SNCS.

O gerente comercial do GPA, David Buarque, detalha que os resultados trazem
a certeza de que o grupo seguirá investindo na carne suína e, certamente,
apoiará a próxima edição da Semana Nacional da Carne Suína. “Nós
costumamos apostar nos produtos que têm esta possibilidade de aumentar a
penetração e a ABCS nos evidenciou isso. Já estamos trabalhando para
participar da 3a SNCS”, conta.

O executivo do GPA explicou que as estratégias mudaram entre as duas
edições. Na primeira, a rede baixou os preços e obteve um pico de 77% de
aumento nas vendas, que caíram a níveis pouco acima dos anteriores com o fim
da promoção. Já na 2a SNCS, a estratégia de “médio prazo” com quatro
meses de campanha gerou crescimento no consumo durante o evento, bem como a
demanda contínua, que foi cerca de 22% maior nos meses seguintes. A rede
registrou maior crescimento nas lojas da bandeira Pão de Açúcar no período
da ação e nas lojas Extra Supermercado esse ano.

Outros dados representativos mostram que 51% dos clientes compraram carne
suína duas vezes ou mais durante o período da 2 SNCS e 47% repetiram a
escolha nos meses posteriores, até abril de 2015. Os resultados também mostram
que a proteína conquistou novos consumidores, já que 46% dos clientes
efetivos durante a campanha e 55% nos meses posteriores escolheram a carne
suína pela primeira vez.

“Fica claro que o caminho para aumentar o consumo de carne suína na mesa
do brasileiro é expandir estas campanhas no varejo e aumentar a oferta do
produto. Comprovamos que se apresentarmos versatilidade de cortes e boa
apresentação, aumentamos as vendas, já que no período da campanha, 54% dos
clientes expandiram seus gastos com a proteína. A nossa ação e todo trabalho
realizado por meio dessas duas edições efetivamente comprovam que a carne
suína é uma opção rentável. Com o aporte das indústrias e produtores,
precisamos aumentar as redes participantes e expandir a ação pelo País.”,
analisa a coordenadora do PNDS, Lívia Machado.

“É um case de sucesso para proteína animal do país e mostra que a
suinocultura está no caminho certo. Se continuarmos com este trabalho, vamos
conquistar o objetivo de ampliar o consumo de carne suína e trazer maior
sustentabilidade para a cadeia de suínos nacional. Não resta dúvida que para
aumentar a demanda devemos promover o produto. O espaço para crescer é muito
vasto e outras redes estão interessadas”, comenta o presidente da ABCS,
Marcelo Lopes. Com informações da assessoria de imprensa da ABCS.

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2015 – Grupo CMA

Cotação semanal

Dados referentes a semana 20/06/2025

Suíno Independente kg vivo

R$ 8,43

Farelo de soja à vista tonelada

R$ 1.750,00

Casquinha de soja à vista tonelada

R$ 1.300,00

Milho Saca

R$ 66,25
Ver anteriores

Preço base - Integração

Atualizado em: 17/06/2025 09:45

AURORA* - base suíno gordo

R$ 6,60

AURORA* - base suíno leitão

R$ 6,70

Cooperativa Majestade*

R$ 6,60

Dália Alimentos* - base suíno gordo

R$ 7,00

Dália Alimentos* - base leitão

R$ 7,00

Alibem - base creche e term.

R$ 5,75

Alibem - base suíno leitão

R$ 6,60

BRF

R$ 7,30

Estrela Alimentos - creche e term.

R$ 6,40

Estrela Alimentos - base leitão

R$ 6,40

Pamplona* base term.

R$ 6,60

Pamplona* base suíno leitão

R$ 6,70
* mais bonificação de carcaça Ver anteriores

Parceiros da Suinocultura Gaúcha

Parceria