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CARNE SUINA: 3a Semana Nacional foi sucesso com alta de 21% nas vendas

19 de outubro de 2015
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Porto Alegre, 19 de outubro de 2015 – Após duas semanas intensas de
promoção da carne suína na principal empresa de varejo do Brasil, a 3a
edição da Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) é considerada um êxito para
todo o setor. As vendas entre os dias 29 de setembro e 14 de outubro superaram
a meta inicial de crescimento (15%) e chegaram a 21% em comparação ao mesmo
período do ano passado.

Após tanto sucesso, o GPA, por meio das redes Extra e Pão de Açúcar,
continuará com a campanha até dezembro, com expectativa de crescimento de 30%
nas vendas comparado com o mesmo período do ano passado.

Com a parceria entre a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos
(ABCS) e o GPA, mais de 500 lojas por todo o Brasil foram decoradas com
campanhas educativas que destacavam o conceito “Escolha + Carne Suína” para
oferecer uma diversidade de cortes suínos para os consumidores, provando o
potencial da proteína no mercado brasileiro.

Intituladas “Festival dos Suínos” e “Especial Suínos”, as campanhas
do Extra e do Pão de Açúcar, respectivamente, contaram com cartazes,
testeiras, woblers, folhetos, folders de receitas, chamadas nas rádios
internas, com foco em esclarecer e informar o cliente sobre os benefícios da
carne suína.

Além disso, as lojas ofereceram ofertas especiais no período. No Extra,
além das ofertas diárias, o cliente que comprou qualquer corte de carne suína
usando o Cartão Extra ganhou 20% de desconto. Já no Pão de Açúcar, cliente
do programa de relacionamento Pão de Açúcar Mais encontraram descontos de
até 30% em alguns cortes, além de promoções diárias que variavam de 15% a
20%.

“O GPA vem apostando na carne suína para ser uma opção na mesa do
brasileiro, aliando sabor, saúde, qualidade com um custo-benefício muito bom e
o resultado tem sido excelente”, afirma o gerente comercial de aves e suínos
do GPA, David Buarque, que também chamou a atenção para o aumento acima do
esperado durante a edição deste ano. “As vendas tiveram um aumento acima do
esperado, inclusive em regiões que não tem tanta tradição de carne suína,
como o Rio de Janeiro, que aumentou em 24,8% as vendas deste ano”.

Campanha

O conceito “Escolha + Carne Suína” desenvolvido pela ABCS para promover
a proteína foi presença constante nas gôndolas, cartazes e demais materiais
de divulgação. A campanha, ainda mais informativa e educativa do que as
anteriores, surpreendeu o consumidor. Além de dicas de receitas, os materiais
trouxeram informações importantes sobre a qualidade da carne e as vantagens
nutricionais de incluir a proteína na dieta diária.

Cliente do Pão de Açúcar Washington Luiz, em São Paulo, Vitória
Cerboncini gostou da proposta de divulgação. “A campanha é visualmente muito
atrativa. Já havia acompanhado as edições anteriores e, esse ano, pude notar
uma evolução. A loja está bem decorada e com informações interessantes
sobre o produto. Para mim, o grande diferencial está sendo a variedade de
cortes e os preços. Já minha filha de 17 anos, ficou empolgada com as
informações que recebeu sobre a saudabilidade da carne suína e de como essa
proteína pode ser forte aliada na dieta e na prática de esportes”, disse.

A 3a SNCS não ganhou apenas as lojas físicas e foi destaque nos sites de
compra on-line tanto do Extra quanto do Pão de Açúcar. Com isso, as redes
buscaram alcançar o público que não abre mão de uma alimentação
diversificada e saborosa, mas sem deixar o conforto de casa.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, considera que a 3 edição
representa um novo posicionamento para a carne suína no varejo brasileiro
através do nosso conceito Escolha Mais Carne Suína e toda a campanha. “Além
de cortes suínos vendemos o verdadeiro significado dessa proteína aos
colaborares do grupo e também aos clientes mostrando a qualidade,
versatilidade, custo-benefício e sabor da carne suína”.

Lopes também acredita no sucesso da ação. “Estou muito confiante e
agradeço ao GPA e sua equipe pela brilhante parceria. Resultados que certamente
irão além desse período de promoção nas lojas e efetivamente aumentam o
consumo nas gondolas abrindo oportunidades aos frigoríficos”.

Divulgação

Presente no Facebook com postagens de alcance de mais de 870 mil pessoas, a 3a
SNCS também foi divulgada em espaços de destaque em jornais de grande
circulação. Em São Paulo, foram publicados encartes com a campanha Especial
Suínos do Pão de Açúcar com produtos em oferta nos principais jornais do
país como a Folha de São Paulo, Estadão e o Globo.
Os principais jornais de estados como Distrito Federal, com o Correio
Braziliense, Rio de Janeiro, com o Jornal do Commércio e o Ceará com o jornal
O Povo, divulgaram o encarte de ofertas destacando o conceito “Escolha + Carne
Suína”.

Capacitações

O sucesso da 3a SNCS também se deve a capacitação de profissionais
envolvidos nas vendas da carne suína. Ciente da necessidade de informar os
promotores de vendas do GPA, a ABCS realizou durante o mês de setembro dez
treinamentos em todo o Brasil e capacitou mais de 500 líderes das redes Extra e
Pão de Açúcar. Com a palestra show do ex-camelô David Portes e da
nutricionista Thaliane Dias, os participantes aprenderam sobre a qualidade da
carne suína, os benefícios para a saúde e dicas importantes para vender o
produto.

Além disso, estão sendo ofertadas oficinas gastronômicas em diversas
unidades dos supermercados. O chef André Rabelo ensina os participantes a
preparar dois pratos à base de carne suína: escalope de copa lombo a
provençal e cubos de pernil com ervas e cerveja. Além da receita, o chef
aproveita para desmistificar a carne suína entre os participantes.

Oficinas estas que já mostraram ter um resultado muito positivo. Palco da
maioria dessas ações, a bandeira Pão de Açúcar foi a que mais se destacou
durante a 3a SNCS, com crescimento de 26.9% quando comparada a edição
anterior. “Conseguimos levar um bom número de clientes para a loja, o que
reverteu em vendas para a rede”, explica David Buarque.

A Semana Nacional da Carne Suína já se consolidou, desde a sua estreia em
2013, como a maior campanha para promover o consumo da carne suína no Brasil.
No primeiro ano, marcou um aumento de 77% nas vendas e em 2014, levou mais de um
milhão de clientes às lojas Extra e Pão de Açúcar de todo o país. Com
informações da assessoria de imprensa da ABCS.

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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