Porto Alegre, 30 de setembro de 2015 – Em torno de 150 lideranças da
suinocultura brasileira lotaram, na manhã de ontem (29), o salão do Hotel
Maksoud Plaza, em São Paulo, para o lançamento da 3a Semana Nacional da Carne
Suína (SNDS). O presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio
Grande do Sul – ACSURS, Valdecir Luis Folador, e o diretor executivo da
entidade, Fernando Gimenez, representaram os suinocultores gaúchos neste
evento.
A Semana Nacional é a maior ação de promoção da proteína e ocorre
através de parceria entre o Grupo Pão de Açúcar (GPA), Serviço Brasileiro
de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação Brasileira dos
Criadores de Suínos (ABCS), entidade a qual a ACSURS é filiada. Tem como
objetivo elevar o consumo da carne suína e mostrar suas qualidades.
O presidente da ACSURS destaca que, em sua terceira edição, a Semana
Nacional da Carne Suína é um projeto já consolidado. “Desde a primeira
edição da SNDS foram alcançadas as metas traçadas e, com certeza, em 2015 a
ação deve repetir o sucesso dos anos anteriores. Não apenas a ABCS, mas o
Sebrae e o GPA, grandes parceiros da ação, demonstram que estão satisfeitos
com os resultados”, comenta Folador.
A abertura do evento de lançamento da 3 SNDS aconteceu com o
pronunciamento do presidente da ABCS, Marcelo Lopes, que falou sobre a história
recente do engajamento de diferentes elos da cadeia produtiva para levar a
carne suína a um lugar de destaque na preferência do consumidor brasileiro.
“Há poucos anos, quem imaginaria uma campanha de promoção da carne suína
na maior rede de varejo do país? É a união do setor e a confiança no
trabalho da ABCS que permitiu isso”, resumiu.
Lopes também ressaltou a importância do comprometimento dos
empreendedores da suinocultura brasileira com o Fundo Nacional de
Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS). “Lançamos o FNDS para financiar as
ações em favor da carne suína e de todo setor. Temos o apoio de produtores de
400 mil matrizes e o País tem 1,6 milhão de matrizes. A partir de agora,
podemos avançar apenas com o apoio dos grandes”, declarou.
A 3a Semana Nacional da Carne Suína se estende até o dia 14 de outubro em
todas as lojas Extra e Pão de Açúcar do País e utiliza o conceito
“Escolha + Carne Suína”. A comunicação nas lojas está completa para
levar mais informação de qualidade aos clientes das redes. Por meio de
cartazes, testeiras, woblers, folhetos, folders de receitas, esta edição
avança para esclarecer e informar o cliente sobre os benefícios da carne
suína, atraindo o consumidor direto para a proteína.
O site do Extra Delivery terá espaço especial para a carne suína, já
que no ano passado houve aumento de 49% nas compras online no período da
campanha. Chamadas na rádio interna com inserções institucionais e de
dinâmicas comerciais serão outro meio de divulgação das ações nas duas
redes, alimentando o cliente com informação sobre a carne suína, bem como
suas qualidades e custo-benefício. O objetivo é repetir o sucesso alcançado
nas duas primeiras edições da Semana, reforçando a imagem e reputação
construída, engajando e envolvendo os clientes de modo a gerar fluxo para as
lojas e volume de venda.
A projeção feita por Lopes é de que o consumo doméstico de carne suína
vá de 15 quilos para 18 quilos por pessoa ao ano nos próximos três anos. O
presidente da ACSURS frisa que esta ampliação do consumo da proteína no
mercado interno é importante para a cadeia, já que 85% da carne suína
produzida é consumida por este público.
“A carne suína vem ocupando seu espaço diante das outras proteínas
também na alimentação do dia a dia. As pessoas estão aprendendo que a carne
suína é tão ou mais saudável e saborosa se comparada às demais carnes e
essas informações são levadas ao consumidor através de ações como a Semana
Nacional, realizadas pela ABCS e apoiadas por suas filiadas nos Estados
brasileiros, como a ACSURS”, avalia.
“As campanhas de incentivo ao consumo da carne suína são o trabalho
feito da ‘porteira para fora’ e vão além, mostrando o produto final do
trabalho que é iniciado dentro das granjas pelos suinocultores”, finaliza
Folador. As informações partem da assessoria de imprensa da ACSURS.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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Cotação semanal
Dados referentes a semana 27/06/2025
Suíno Independente kg vivo
R$ 8,43Farelo de soja à vista tonelada
R$ 1.725,00Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.400,00Milho Saca
R$ 66,00Preço base - Integração
Atualizado em: 26/06/2025 13:30