Porto Alegre, 3 de junho de 2022 0 – A carne suína está on no varejo
brasileiro! A Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), lançou no
dia 1 de junho a décima edição da Semana Nacional da Carne Suína (SNCS), ao
lado do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da
Associação Brasileira de Supermercados (Abras), da Associação Brasileira das
Empresas de Genética (ABEGS), de representantes do governo do estado de São
Paulo, do jornalista e especialista em agribusiness, José Luiz Tejon, de
empresas e lideranças do setor, e das maiores e melhores redes de varejo do
país. O evento presencial aconteceu em São Paulo e foi transmitido ao vivo
para todo o Brasil.
10 anos da maior vitrine da carne suína no varejo brasileiro
Este ano a SNCS completa 10 anos de história. Ao longo da década, a
campanha impulsionou a venda da proteína suína em todo o Brasil. De 2013 até
2021, a SNCS possibilitou o aumento de 32% no consumo de carne suína no Brasil
e este ano promete elevar ainda mais essa marca. Referência no agronegócio
brasileiro, durante o evento de lançamento o Ministro da Agricultura, Marcos
Montes, comentou que a SNCS mostra aos consumidores a sanidade da produção
brasileira, o valor da proteína suína, suas vantagens e sabor “Nós do
Governo Federal damos cada vez mais valor à carne suína, parabéns a todos
vocês e sucesso!”
A SNCS já está presente nas lojas físicas e no e-commerce de 27
bandeiras de varejo. O Pão de Açúcar, Mercado Extra, Oba Hortifruti,
Hortifruti, Natural da Terra, Carrefour, Dia supermercados, Prezunic,
Supernosso, Momento Supernosso, Apoio Mineiro, Supermercado Cidade Canção,
São Francisco Supermercado e Amigão Supermercados, Big Hipermercados, Big
Bompreço e Nacional estão com as gôndolas recheadas de carne suína e times
preparados para impulsionar as vendas da proteína em todo o Brasil, com
oportunidade para impactar 145 milhões de brasileiros!
Lançamento da SNCS 2022
Durante o evento de lançamento, o presidente da ABCS, Marcelo Lopes,
agradeceu a presença de todos, e disse estar emocionado pelo dia especial.
“Vivemos um momento muito triste para os produtores, mas vamos transformar a
dificuldade em oportunidade. Saímos das nossas fazendas para chegar aos
consumidores através de vocês, representantes do varejo nacional. Contamos com
vocês para trazer tempos melhores para os produtores. A Semana Nacional nasceu
de uma crise que enfrentamos em 2012, e hoje decidimos que nós produtores
vamos mudar esse quadro, nós produtores vamos fazer a diferença. Tudo o que
vemos hoje é a concretização de um sonho, contamos muito com vocês!”,
finalizou.
A Diretora de Marketing e Projetos da ABCS, Lívia Machado, frisou também
que este é o momento de renovar as esperanças dos produtores brasileiros e
falou um pouco sobre o empenho em antecipar a edição deste ano. “Adiantamos
a Semana e não mudamos a estratégia, realizamos quase 18 treinamentos, pois o
nosso produto é percebido como a forma que ele é comunicado. É a
comunicação que gera a ação, a gente ensina de fato quem se comunica com o
consumidor. Nós vamos vencer essa crise e vamos vencer com trabalho!”
Representando o governo de São Paulo, o secretário estadual de
agricultura e abastecimento do estado, Francisco Matturro, falou sobre as
oportunidades para incentivar o consumo e elogiou o trabalho dos produtores.
“Essa é uma proteína nobre com uma cadeia produtiva bem organizada, mas
ainda temos muito caminho pela frente dentro dessa jornada para aumentar o
consumo de carne suína.” Também representando o governo estadual, o Deputado
Itamar Borges, declarou que a suinocultura brasileira pode contar com seu
mandato para “trabalhar junto, fortalecer, potencializar o mercado, o preço,
a desburocratização e a questão tributária. Não tenho dúvida nenhuma que
essa iniciativa e que os resultados que saem da campanha, vão trazer um impacto
muito positivo para ampliar o mercado nacional.”
Já o presidente da ABEGS, Alexandre Rosa, destacou o investimento massivo
feito pela cadeia de suínos para aprimorar a produção. “Investimos muito em
fazer com que essa proteína ficasse magra, com baixos níveis de colesterol,
extremamente nutritiva, saudável e segura, o Brasil hoje é referência em
sanidade. Ficamos muito felizes com o aumento do consumo, mas cremos que há um
espaço gigante para que o consumo cresça, esse é o caminho, aumentar a
demanda, pois da porteira para dentro o trabalho já está muito bem feito.”
A SNCS já faz parte do calendário anual do varejo nacional, expandindo o
número de redes a cada edição. O vice-presidente da Abras, Marcio Milan,
relembrou o início da jornada da SNCS, e os frutos colhidos por todos.
“Quando a cadeia faz um trabalho, o resultado vem. É uma satisfação muito
grande ver todas as redes que participam hoje, mostrando que avançar nessa
pauta depende só de nós.”
Concorrentes unidos num mesmo propósito
Representando o GPA, pioneiro nesta iniciativa, Patrícia Mendes, Diretora
Comercial de Perecíveis do GPA destacou o trabalho de educação desempenhado.
“É isso que temos feito nos últimos 10 anos, ensinando o consumidor que
existem outras formas de consumir a carne suína, que é uma proteína diversa,
saudável, e que é fundamental que façamos esse negócio crescer. Só a ABCS
para juntar concorrentes em prol de divulgar e diversificar o consumo de carne
suína, parabéns pelo trabalho, vocês são um case de sucesso no agronegócio,
e eu fico muito feliz por ser parte disso.”
Izadora Lima, Diretora Comercial do Hortifruti Natural da Terra, comentou
sobre o momento oportuno para impulsionar as vendas. “Estamos vivendo um
momento único no Brasil e no mundo que torna extremamente favorável a
promoção desse produto tão especial, a nossa equipe está energizada, nossas
lojas estão engajadas prontas para fazer história mais uma vez. É um grande
prazer poder contribuir com essa iniciativa, vamos incentivar, educar o
consumidor e apostar nesse produto cada vez mais!” Maria Rosilene Sousa Costa,
Gerente Comercial de Açougue do Carrefour, afirmou que a maior rede de varejo
do Brasil é aliada dos suinocultores. “Estamos juntos, produtores,
frigoríficos e varejo. O Carrefour sabe da dificuldade que os produtores estão
enfrentando e queremos estar juntos de vocês, podem contar com a gente, temos
tudo para fazer dessa campanha um sucesso mais uma vez.”
Já Francisco Homsi, Vice-Presidente Comercial do Oba Hortifruti, disse que
como engenheiro agrônomo, ver um evento como o lançamento da SNCS, fez com
que ele sentisse que um sonho se tornou realidade. “É emocionante A carne
suína é um case muito interessante para o Oba, temos hoje uma grande
oportunidade de interferir na cultura de compra dos nossos clientes, falando
direto com quem produz, e isso nos dá uma obrigação e uma responsabilidade
perante a cadeia. A política de preço, na opinião do Oba, só se sustenta a
longo prazo quando ela vem acompanhada com a agregação de valor, com um
produto de qualidade. Isso faz toda a diferença e me faz crer fortemente que a
proteína da carne suína é a proteína da oportunidade. É uma honra fazer
parte disso tudo, aproveito para anunciar que a partir de amanhã em todas as
nossas lojas, teremos hambúrguer de carne suína, com fabricação própria,
embalado sem contato e por mão robótica.”
Carlos Eduardo Rodrigues de Souza, Diretor Nacional Comercial de Açougue e
Peixaria do Grupo Big, agradeceu todo o time do Big e disse estar orgulhoso.
“O Big veio nessa evolução, pegou todas essas mensagens colocadas pela ABCS
e aproveitou. Começamos tímidos, depois ousamos mais, diversificamos produtos
e fizemos tudo para atender o cliente. Vemos como muito oportuna a antecipação
da SNCS, ficamos muito felizes em construir essa história, fica aqui nosso
agradecimento, vamos vender carne suína!” Fala complementada pelo Gerente
Comercial do Dia, Guilherme Mininel, “A ABCS tem uma coisa que consegue
encantar os colaboradores e engajar todo mundo. Estamos acreditando muito na
campanha e dobrando os investimentos do marketing, acreditando que o crescimento
do ano passado será pouco comparado ao desse ano, vamos vender muito!”
Edimilson Anacleto, Diretor Comercial do Apoio Mineiro, também agradeceu a
todos. “Agradeço ao Marcelo, Lívia, ABCS, ASEMG pelo apoio e ao meu time.
Estamos conhecendo esse trabalho agora e não paro de me surpreender. Na
primeira visita eu enxerguei o potencial de venda. Vimos um crescimento sim da
carne suína e estamos no estado com o maior consumo do país, MG está em 28 kg
por ano per capita, o mineiro tem esse hábito, esse apego pelo sabor da carne
suína. Desenvolvimento da categoria acima de tudo.” Rodrigo Marcelino,
Gerente Comercial de In natura do Prezunic também destacou a importância da
estratégia regionalizada. “A carne suína para o Prezunic é estratégico, é
a proteína que nós queremos aumentar a participação e aumentar as nossas
vendas, aqui vestimos de verdade a camisa do suíno.”
E para finalizar, Marcos Pozzi, Diretor Comercial da Companhia Sulamericana
de Distribuição, disse: “Para nós foi um desafio, temos uma rede caipira
como costumamos dizer, temos um volume estrondoso de venda de suínos e ao
conhecer o projeto vimos que tem um trabalho importantíssimo de
sustentabilidade, reconhecimento, rastreabilidade, educação, treinamento,
formação e marketing. O envolvimento e o engajamento da equipe foram
maravilhosos, todo mundo muito feliz, é algo que gera valor como negócio e
como bandeira para podermos ser mais fortes, o trabalho que vocês fazem é
fantástico.”
A SNCS estará presente em mais de 1.850 lojas de norte a sul do país, com
campanhas 360 em lojas, onde terá mais 31 mil comunicações em ponto de venda
e somando com as redes sociais poderá impactar mais de 145 milhões de
brasileiros no período de 1 a 17 de junho. As informações partem da
assessoria de imprensa da ABCS.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA
Cotação semanal
Dados referentes a semana 20/06/2025
Suíno Independente kg vivo
R$ 8,43Farelo de soja à vista tonelada
R$ 1.750,00Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.300,00Milho Saca
R$ 66,25Preço base - Integração
Atualizado em: 17/06/2025 09:45