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CARNE SUINA: ABCS celebra sucesso da maior vitrine no varejo brasileiro

4 de outubro de 2018
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Porto Alegre, 4 de outubro de 2018 – A Associação Brasileira dos
Criadores de Suínos (ABCS) comemora o fim de mais uma ação no varejo
brasileiro em prol da promoção da proteína mais consumida no mundo. Em seu
sexto ano, a Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) traz mais uma vez resultados
positivos que beneficiam toda a cadeia produtiva suinícola desde produtores,
associações parceiras, frigoríficos e redes de varejo participantes.

Em 2018, sete bandeiras de perfis distintos participaram, somando 624 lojas
espalhadas em 17 estados brasileiros. Neste ano, a campanha aumentou a sua
penetração no Rio de Janeiro, um dos maiores centros de consumo da proteína
no país e também na região metropolitana da maior cidade do país, São
Paulo, além de promover a versatilidade, sabor e saudabilidade da proteína
entre um público diversificado de A à D.

Em termos de alcance, a Semana Nacional foi levada para os consumidores
pelos mais diversos meios de comunicação, seja digital ou impresso. Só nas
redes sociais, a campanha alcançou mais 15 milhões de impressões com um
conteúdo diversificado de postagens que abrangeram receitas, promoções,
curiosidades e informações educativas sobre saúde e segurança da proteína.

De iniciativa da ABCS, em parceria com o Sistema Sebrae, com o suporte do
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS) e com o apoio da
Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e Associação Brasileira de
Proteína Animal (ABPA), a SNCS é também um cartão de visita para toda a
suinocultura mostrar ao consumidor brasileiro a qualidade da produção e da
agroindústria do país.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes destaca a importância da campanha na
integração dos elos da cadeia suinícola. “A SNCS estende seus braços a
todas as pontas da suinocultura. Nós dialogamos com as entidades estaduais, com
os produtores e os frigoríficos parceiros, com o mercado varejista e, de forma
indireta, falamos com o consumidor, nosso objetivo final. É uma campanha
baseada na conexão do setor e que vem apresentando excelentes resultados.
Estamos levando a carne suína cada vez mais longe”, comemora.

Desde a primeira edição da SNCS, em 2013, a ABCS percebeu a importância
do varejo no projeto nacional de promoção da carne suína, pelo potencial das
redes de supermercados de dialogarem diretamente com o consumidor como um
condutor da mensagem deste novo momento da proteína, no qual ela é
representada pelo conceito Escolha Mais Carne Suína como uma opção que reúne
sabor, saúde e bom preço sem abrir mão de nenhum benefício.

Por isso, a ABCS trabalhou, juntamente com as redes parceiras (Extra e Pão
de Açúcar, Hortifruti – Natural da Terra, Lopes Supermecados, Oba Hortifruti,
St. Marche), na promoção da carne suína pela divulgação e educação
diretamente nos pontos de venda. Além dos treinamentos que antecederam o
período de campanha, entre os dias 13 e 27 de setembro, as redes levaram o
espírito da SNCS para decorações nos balcões de açougue, caixas de
atendimento e pontos de degustação, além das equipes que vestiram a camisa e
se tornaram verdadeiros promotores da proteína.

As redes de varejos que participam da SNCS, que abraçaram a carne suína,
falam sobre as experiências que tiveram durante o período da campanha:

Rafael Monezi – Diretor comercial de aves, suínos e peixaria do GPA
“Nos últimos dias nós estivemos visitando nossas lojas e a percepção geral
é a de que todas as nossas lojas estavam muito bem cartazeadas. A empolgação
é visível entre os nossos colaboradores, que abraçaram a ideia com muito
engajamento. A presença da carne suína nas lojas foi um reflexo do trabalho
realizado pelos times Extra e Pão de Açúcar. As mercadorias estão expostas e
à vista dos consumidores, os materiais da campanha estão por todos os lados.
A categoria ganhou bastante visibilidade em nossas lojas. Não poderíamos ter
um resultado mais positivo e envolvente. A campanha em prol da carne suína é
um movimento importantíssimo para o setor e nós estamos trabalhando para dar
todo o apoio possível”.

Andrea Pacheco – Compradora da rede Hortifruti – Natural da Terra
“Tivemos excelentes resultados, o nosso crescimento de vendas durante a
campanha foi acima da nossa meta estabelecida. A Semana Nacional da Carne Suína
foi um sucesso na nossa rede. Nossas expectativas, em relação à
divulgação, visibilidade e comunicação foram todas atendidas. Incluindo o
que fizemos nas lojas. Tivemos 100% de adesão, com o engajamento de nossa
equipe que fez toda a diferença nesta campanha”.

Cláudio Alves – Comprador de Açougue dos Lopes Supermercados
A primeira SNCS para o Lopes foi um desafio. Na venda da carcaça resfriada nós
tivemos excelentes resultados, mas, por outro lado, a venda de congelados foi
menos expressiva. Este panorama nos mostra em que nós precisamos melhorar e que
o trabalho, de modo geral, foi bastante positivo. Tivemos um projeto 360,
desde o trabalho de marketing até os treinamentos das equipes e o envolvimento
das lojas no processo. A presença da campanha nas lojas também foi um
diferencial, chamou a atenção dos clientes. Nós conseguimos mostrar a nossa
garra neste ano e só podemos esperar melhores resultados na próxima edição.
É uma semente que fica plantada.

Renata Conde – Gerente de produto do Oba Hortifruti
O balanço que fazemos sobre a participação do Oba Hortifruti na SNCS é muito
positivo. Tão importante quanto as vendas, é o trabalho de capacitação dos
nossos colaboradores e de educação dos nossos clientes sobre os benefícios e
propriedades da carne suína, tudo isso resultando num processo crescente de
sensibilização do mercado para o consumo desta proteína. Entendemos que
estamos no caminho certo ao participarmos pelo segundo ano desta Campanha e
contarmos com o apoio da ABCS para melhorarmos nosso nível de conhecimento
sobre a cadeia da suinocultura e, consequentemente, nossa performance nesta
categoria de produto. Agradecemos muito à Associação por apostar em nossa
Rede como parceria em sua missão. Que venha a edição da SNCS 2019!

Fabiana Farah – Coordenadora de perecíveis do St. Marche
“Este ano o trabalho realizado pelo St. Marche, em parceria com a ABCS,
ratificou a importância da carne suína para nossos clientes. Nosso principal
objetivo foi reforçar um comportamento que já é tradição em nossas redes:
manter a oferta de cortes sortidos e bem feitos (a praticidade que os nossos
clientes exigem). Durante a campanha, nós percebemos que o nosso consumidor
espera que sejamos referência em venda de carne suína assim como somos em
todos os outros produtos que abraçamos”.
As informações partem da assessoria de imprensa da ABCS.

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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AURORA* - base suíno gordo

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Dália Alimentos* - base leitão

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Alibem - base creche e term.

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Alibem - base suíno leitão

R$ 5,40

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Estrela Alimentos - creche e term.

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Estrela Alimentos - base leitão

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Pamplona* base term.

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Pamplona* base suíno leitão

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