safras

CARNE SUINA: ABCS cria campanha para impulsionar consumo no varejo

8 de abril de 2021
Compartilhe

Porto Alegre, 8 de abril de 2021 – De forma inédita, a Associação
Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) lança nesta sexta-feira (9) campanha
nacional para a promoção de carne suína junto aos pequenos e médios
varejistas. O trabalho foi pensado em consonância com os desafios econômicos
enfrentados pelos brasileiros nos últimos anos, que fizeram com que as
práticas de consumo e hábitos alimentares fossem repensadas. Soma-se nesse
cenário a pandemia da Covid-19, que impactou diretamente tanto na renda dos
consumidores quanto no preço dos alimentos, que segundo o IBGE, subiu quase
três vezes a inflação.

Ao longo de 2020, a carne bovina teve aumento no preço de quase 18% e, ao
que tudo indica, a situação não deve melhorar tão cedo. O que poderia
significar a redução da presença de proteína na mesa dos brasileiros, chega
como uma oportunidade para trazer o custo-benefício e a versatilidade de cortes
da carne suína como protagonistas das escolhas desses consumidores, que tem
como desafio mensal fazer seu orçamento caber no bolso.

Neste cenário, a carne suína já tem conquistado mais espaço na mesa dos
consumidores. Segundo dados levantados pela empresa de inteligência em
mercado, Horus, a carne suína cresceu em 80% nas compras no varejo no último
semestre. Além disso, o consumo per capita durante o ano de 2020 também
aumentou e já se aproxima dos 17 kg per capita.

A ABCS enxerga a oportunidade de impulsionar ainda mais o consumo da
proteína, e vê o nicho açougue como um aliado na hora de comunicar com os
clientes de que a melhor escolha pode ser, sim, carne suína! Para isso, a
Associação desenvolveu esta campanha para levar a carne suína como uma
opção certeira e inteligente para quem quer economizar e fazer o seu dinheiro
render, sem abrir mão do sabor e do tradicional churrasco de fim de semana que
todo brasileiro adora!

A campanha irá atuar em diversas frentes midiáticas como PDV, redes
sociais e diversas mídias digitais com uma linguagem visual e popular em
conjunto com textos leves e informativos, que irão instigar a alternativa
suína como melhor opção para qualquer hora. Os pilares dessa comunicação
são 4 frentes de conteúdo: economia, comparativos de cortes, bom humor e um
foco especial em churrasco. Além disso, a campanha vem assinada por um selo de
qualidade que acompanha todas as peças. Todo o Sistema ABCS, associações
regionais, estaduais e contribuintes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da
Suinocultura (FNDS), estarão unidos e engajados, provando mais uma vez que pode
ser carne suína sim! As informações partem da assessoria de imprensa da
ABCS.

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2021 – Grupo CMA

Cotação semanal

Dados referentes a semana 08/08/2025

Suíno Independente kg vivo

R$ 8,28

Farelo de soja à vista tonelada

R$ 1.630,00

Casquinha de soja à vista tonelada

R$ 1.400,00

Milho Saca

R$ 69,00
Ver anteriores

Preço base - Integração

Atualizado em: 14/08/2025 10:30

AURORA* - base suíno gordo

R$ 6,60

AURORA* - base suíno leitão

R$ 6,70

Cooperativa Majestade*

R$ 6,60

Dália Alimentos* - base suíno gordo

R$ 7,00

Dália Alimentos* - base leitão

R$ 7,00

Alibem - base creche e term.

R$ 5,75

Alibem - base suíno leitão

R$ 6,60

BRF

R$ 7,30

Estrela Alimentos - creche e term.

R$ 6,40

Estrela Alimentos - base leitão

R$ 6,40

Pamplona* base term.

R$ 6,60

Pamplona* base suíno leitão

R$ 6,70
* mais bonificação de carcaça Ver anteriores

Parceiros da Suinocultura Gaúcha

Parceria