Porto Alegre, 3 de abril de 2023 – A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS)
divulga a 11a edição da Semana Nacional da Carne Suína (SNCS). O período busca promover a
proteína e o setor, com apoio de varejos.
Este ano, o consumidor continua enfrentando desafios no orçamento doméstico devido à alta no
preço dos alimentos e isso se mantém uma preocupação e prioridade. A inflação afeta a decisão
de compras e a gestão familiar de donos e donas de casa do Brasil, porém ao mesmo tempo, de acordo
com a especialista em tendência de consumo Euromonitor, os consumidores estão se permitindo “viver
um pouco mais”.
A gratificação instantânea motiva os consumidores, o preço também tem protagonismo, de modo
que a economia e a participação emocional tem o mesmo peso para as decisões de compra.
Durante a campanha da 10a edição da SNCS, a venda de carne suína foi impulsionada em 600 mil
quilos adicionais. Esse número representa um impacto de R$5,4 milhões de receita para as granjas
produtoras, e o equivalente a 6.500 animais processados, gerando ganhos para toda a cadeia. Os dados
são da ABCS, com informações do IBGE e SECEX. Além disso, o aquecimento das vendas nesse
período também foi confirmado pelo crescimento no faturamento das redes participantes, que
movimentaram mais de R$10 milhões a mais durante a campanha, comparado com o mesmo período em 2021
e considerando a queda de preços relevantes no quilo do suíno.
As informações partem da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS).
Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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Cotação semanal
Dados referentes a semana 20/06/2025
Suíno Independente kg vivo
R$ 8,43Farelo de soja à vista tonelada
R$ 1.750,00Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.300,00Milho Saca
R$ 66,25Preço base - Integração
Atualizado em: 17/06/2025 09:45