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CARNE SUINA: ABCS lança conteúdo inédito de gastronomia na AveSui

27 de abril de 2017
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Florianópolis, 27 de abril de 2017 – Saudável, versátil e um excelente
negócio. Assim foi apresentada a carne suína para mais de 350 multiplicadores
durante o evento Sabor e Saúde – Um Encontro da Carne Suína com a Gastronomia
e a Nutrição, realizado nesta quarta-feira (26) na Feira da Indústria
Latino-Americana de Aves e Suínos 2017 (AveSui), em Florianópolis (SC).

A ação realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos
(ABCS) trouxe em sua programação a participação do chef e apresentador
Carlos Bertolazzi e o lançamento de vídeos e cartilhas de receitas clássicas
e práticas com carne suína, surpreendendo o público presente com as
oportunidades que a proteína oferece.

Voltado para profissionais e estudantes de gastronomia e nutrição,
participantes da feira e líderes da suinocultura, o encontro teve início com a
palestra da nutricionista especializada em obesidade pela Universidade Federal
de São Paulo, Marília Zagatto. Na oportunidade, ela falou sobre a importância
do consumo de proteínas na alimentação humana e as vantagens da carne suína
para a saúde, destacando os principais nutrientes encontrados no alimento,
como as vitaminas do complexo B, ferro e zinco.

Em seguida, foi a vez do chef e apresentador Carlos Bertolazzi contar um
pouco da sua trajetória como chef, sua relação com a carne suína e seu
trabalho como apresentador de TV em programas de gastronomia, como o Hells
Kitchen – Cozinha sob Pressão, o qual ele apresentou durante três temporadas,
o BBQ Brasil e atualmente o Fábrica de Casamentos, todos do SBT. Bertolazzi é
um dos incentivadores da proteína suína e da sua inserção nos cardápios.
“Venho intensificando meu trabalho com a carne suína e o retorno tem sido
positivo. Assim como muitos chefs, tenho experimentado utilizar a diversidade de
cortes em preparos diferenciados que tem surpreendido a todos”, explicou.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, falou durante a abertura sobre a
importância de diversificar a comunicação e focar ações de promoção da
carne suína para profissionais e estudantes, futuros formadores de opinião,
das áreas de nutrição e de gastronomia para mostrar o potencial da carne
suína e a qualidade da sua produção. “A ABCS acredita na força de dialogar
diretamente com os consumidores e formadores de opinião para elevar o nosso
produto e dar o lugar que ela merece na mesa dos brasileiros”.

O coordenador do curso de gastronomia do Instituto Federal de Educação de
Santa Catarina, Vilson Goes elogiou a ação e pontuou a importância do
contato dos alunos com profissionais capacitados. “Utilizar o conteúdo
aprendido é um desafio bem-vindo para os alunos se desenvolverem como chefs
versáteis que o mercado exige”, pontuou.
Lançamento das cartilhas

Além das palestras, o encontro foi palco de mais uma entrega do Fundo
Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), o lançamento de vídeos e
receitas clássicas e práticas com carne suína. Inédito, o conteúdo foi
desenvolvido por uma empresa especializada em consumo, que após um intenso
processo de pesquisa e testes com diversos cortes suínos e preparos, chegaram a
30 receitas que são garantia de sucesso na cozinha, como a lasanha de pernil,
o arroz caipira com copa-lombo e o lombo rolê.

As receitas foram distribuídas em duas cartilhas, prática e clássica, e
dez dessas receitas foram adaptadas para vídeos rápidos e dinâmicos, que
também foram lançados durante o evento e já disponíveis no site
www.maiscarnesuina.com.br.

A coordenadora de marketing da ABCS, Lívia Machado, explica que o processo
permitiu desenvolver receitas práticas com combinações de ingredientes que
realçam o sabor da carne suína, além de versões de receitas clássicas que
já caíram no gosto do brasileiro, como escondidinho e o famoso bife a cavalo.
“Em mais uma entrega inédita, nosso objetivo foi mostrar para os consumidores
como a carne suína pode ser saborosa, versátil e sem abrir mão da praticidade
exigida no dia a dia dos brasileiros. São receitas que poderão compor o
cardápio diário, aumentando a presença da proteína nos lares”.

A ação foi realizada pela ABCS, por meio do Fundo Nacional de
Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), e em parceria com Sebrae Nacional e a
Gessulli Agribusiness. As informações partem da assessoria de imprensa da
ABCS.

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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