Porto Alegre, 28 de outubro de 2022 – A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS)
recebeu, na última quinta-feira (27), mais de 300 espectadores presentes no Painel ABCS na PorkExpo
2022, um dos maiores eventos da suinocultura nacional e internacional. Pensando no cenário
desafiador que a suinocultura brasileira tem enfrentado, a Associação promoveu palestras de
mercado com especialistas, um debate entre representantes de produtores e agroindústrias, e
aproveitou a ocasião para lançar de forma inédita, a cartilha de “Carne Suína na Air Fryer,
descubra o chef em você, by Jimmy Ogro”, produzida pela ABCS para promover o consumo da proteína.
A primeira palestra do painel foi conduzida pelo consultor de mercado da Associação dos
Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg), Alvimar Jalles, que abordou “O papel dos produtores
na formação de preço dos suínos”, saindo da perspectiva tradicional de observar o mercado sob o
efeito de “manada”. “Quero agradecer a ABCS pelo convite e por essa oportunidade de compartilhar com
vocês o que temos feito em Minas Gerais”, disse. Em seguida, o consultor de mercado da ABCS, Iuri
Pinheiro Machado complementou o assunto trazendo a palestra “O crescimento recente da suinocultura e
as lições para o futuro”. “Vou fazer um resumo do que aconteceu nos últimos anos, e o que a gente
espera dentro dos setores produtores para que a gente passe esse momento e ter uma preparação
melhor para outros momentos de crise, pois mudamos de patamar em relação a nossa produção”,
explicou. Ele relembrou o surto de Peste Suína Africana (PSA) na China, a pandemia de Covid-19, a
guerra Rússia x Ucrânia, e a alta da inflação, explicando que num mundo globalizado os
acontecimentos mundiais têm impacto também globalizado.
Para o debate, José Roberto Goulart, Presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos
Suínos do Rio Grande do Sul (SPC) e Elias José Zydeck, Diretor Executivo da Frimesa, se juntaram
aos consultores para discutir como as empresas enxergam o destino do aumento da produção da
próxima década. José Roberto defendeu que a suinocultura é cíclica, e que os produtores
precisam se preparar para os momentos de crise. “Tem que ter estratégia, nosso negócio é assim,
em que saber se preparar para as crises, tem que saber passar pelas crises, quem vai ficar nesse
mercado é quem é resiliente, quem se planeja, se prepara, quem sabe trabalhar, quem cuida da casa,
quem tem estoque de milho, é esse pessoal que vai ficar.” Ele também elogiou como a cadeia tem
aprimorado a produção, venda e apresentação da carne suína “É um incentivo para que o
consumidor compre a proteína.” Já Elias falou sobre o trabalho da Frimesa, que se manteve
competitiva e sobreviveu à correlação inferior entre o suíno, frango e boi. “Avançamos no
mercado interno e temos uma previsão de que até 2028/2030, o Brasil esteja consumindo até 25kg
per capita de carne suína.”
Ao final, a ABCS fez o lançamento oficial da cartilha Carne Suína na Air Fryer, com a
presença do Chef Jimmy Ogro. O material explora de forma inovadora toda a praticidade, facilidade e
otimização da rotina que os consumidores buscam, para inserir a carne suína, sem renunciar ao
sabor, saúde e qualidade. São 6 receitas e diversas dicas de preparo e de utilização do
utensílio, com barriga de porco à pururuca, costelinha barbecue, linguiça suína e batatas,
hambúrguer de pernil suíno, filé-mignon suíno e copa-lombo suíno.
“Tenho falado cada vez mais de carne suína e aproveito todas as oportunidades de provar que ela
é a melhor proteína. No último ano houve um aumento de 32% na procura e nas vendas de air fryers
no Brasil, e se queremos ensinar as pessoas a cozinhar, precisamos usar o que ela tem em casa. Temos
receitas muito fáceis e com muito sabor nesse material”, contou Jimmy enquanto apresentava a
cartilha. Lívia Machado, diretora de marketing e projetos da ABCS, defendeu o uso do marketing para
o impulsionamento da cadeia de produção, e da parceria com Chefs que acreditam nessa ferramenta,
além da importância em se atualizar e observar as novidades. “Seguimos a tendência do consumidor
e quando pensamos no consumidor precisamos entender que o comportamento muda.” Com informações da
assessoria de imprensa da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS).
Revisão:Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA
Cotação semanal
Dados referentes a semana 20/06/2025
Suíno Independente kg vivo
R$ 8,43Farelo de soja à vista tonelada
R$ 1.750,00Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.300,00Milho Saca
R$ 66,25Preço base - Integração
Atualizado em: 17/06/2025 09:45