Porto Alegre, 18 de maio de 2021 – A campanha de promoção à carne suína
“Carne de porco: bom de preço, bom de prato” foi desenvolvida e entregue
pela Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e compartilhada com
todas as associações afiliadas, empresas do setor e frigoríficos
contribuintes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), no
início do mês de abril com mais de 30 peças que incluíam vídeos, um jingle,
posts para as redes sociais e materiais para PDV com foco em preço e sabor.
A campanha veio para conversar com os consumidores das classes C e D,
aproveitando de forma estratégica o momento de alta nos preços das proteínas
de origem animal, para consolidar a carne suína como a melhor opção para quem
quer priorizar o custo-benefício. Além disso, a campanha traz uma linguagem
diferente, utilizando a palavra carne de porco que é muito mais popular entre
os consumidores, sempre associada a carne suína, promovendo assim a educação
que a ABCS e o Sistema tanto prezam. Também pela primeira vez a campanha foi
pensada para atender os pequenos e médios varejistas, e graças ao empenho de
frigoríficos e associações estaduais e regionais, está chegando a todo o
Brasil!
Campanha chega em pontos de venda em Goiás, Minas Gerais e no Paraná
No estado de Goiás, a Associação Goiana de Suinocultores (AGS) trabalhou
durante os meses de abril e maio para fechar importantes parcerias com a União
Distribuidora de Carne Suína, que garante que supermercados e açougues de
Anápolis exibam faixas, cartazes e banners da campanha.
Além disso, a AGS firmou parceria também com a Frigosuino e com os
supermercados Raio de Sol, Servilar, Ideal e a Rede Mega que atuam nos
municípios de Trindade, Aparecida e Goiânia. Jairton Brito dos Santos, gerente
dos açougues da Rede Mega, já comenta resultados satisfatórios. “A carne
suína está saindo bastante, principalmente às segundas-feiras quando fazemos
a promoção Segunda Suína. Os clientes já vêm preparados para levar muita
carne.”
A gestora da associação, Crenilda Neves comemora. “Trabalhamos para que
a carne suína ocupe no mercado interno um espaço maior na cultura e na mesa
dos brasileiros. Cartazes e faixas já estão presentes nos estabelecimentos, e
postagens já estão sendo feitas nas redes sociais da associação e empresas
como incentivo ao consumo. Além disso, estamos confeccionando mais materiais
para atender mais redes em Goiânia, Anápolis, Rio Verde e Goiás Velho e
Aparecida.”
A movimentação também ocorreu no interior de Minas Gerais, com peças em
PDV e com a veiculação do jingle da campanha na Rádio de Ponte Nova. A
Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap) já começou a
distribuição dos kits com os materiais da campanha nos açougues de Ponte
Nova, Viçosa, Piedade de Ponte Nova, Urucânia, Rio Casca e Jequeri, região
onde há uma expressiva presença de suinocultores e um forte consumo de carne
suína. Como iniciativa da Assuvap para incrementar a campanha, cada loja
participante recebeu uma churrasqueira elétrica para sortear aos clientes que
comprarem carne suína.
A gerente geral da Assuvap, Paula Gomides, explica, “disponibilizamos toda
a estrutura de divulgação, desde materiais impressos até o conteúdo digital
produzido pela ABCS. Para estimular a participação dos açougues e dos
consumidores, a Assuvap disponibilizou uma churrasqueira elétrica, para cada
parceiro, que será sorteada ao final da campanha entre todos os clientes que
consumirem a proteína. A ação, desenvolvida e organizada pelo setor de
marketing da Assuvap, conquistou o coração dos proprietários dos açougues
que estão motivados e engajados com a campanha.”
Participam da ação os açougues Só Suínos e Casa de Carnes Principal,
Dom Porco, Casa de Carnes 3 Irmãos, Açougue 3, Mercado da Carne do Russo e
Casa de Carnes Marçal. Pedro Marçal Mendes, proprietário do açougue Casa de
Carnes Marçal reforça: “a carne suína é fonte de proteína animal e com
sabor diferenciado. Vem como uma excelente alternativa de proteína para ser
consumida diante do novo cenário econômico em que se encontra a carne bovina
nos últimos anos. Bem sugestiva a campanha, com novos cortes e novas formas de
preparar bem aguçado o interesse de nossos clientes. A nossa participação se
dá diretamente com o consumidor”.
No Paraná, estado que carrega uma grande tradição na suinocultura e
também no consumo de carne suína, a Schoeler Agro conseguiu engajar 10 pontos
comerciais em Piraí do Sul que lançaram a campanha aproveitando o dia das
mães e fomentando a promoção da carne suína em mais uma data comemorativa.
São eles o Mercado Avenida, Mercado Mattos, Mercado Isabely I e II, Mercado
Moreira I e II, Fanelli Atacarejo, Super Fanelli e Açougue Rocha.
A Schoeler parabenizou a ABCS pela campanha, e explica que “Acompanhamos
de perto o público participante, pois a atuação foi diretamente no comércio
local. A divulgação ocorreu em mercados e açougues e também divulgamos
internamente para nossos colaboradores e parceiros, incentivando-os a realizarem
a compra de carne suína nos pontos comerciais participantes da campanha.
Aproveitamos o final de semana do Dia Das Mães, para potencializar as vendas
dos cortes suínos e das receitas que a campanha oferece.”
Outros parceiros da ABCS estão com ações previstas para serem executadas
até o fim do mês de maio. Nas regiões Centro-oeste de Minas Gerais,
Espírito Santo e Brasília, o frigorífico Saudali vai lançar a campanha no
dia 17 de maio ao lado de 25 lojas de pequeno varejo, principalmente açougues.
A cooperativa Suinco também está com data marcada para começar a divulgação
a partir das próximas semanas de maio em Patos de Minas.
Campanha presente também nas redes sociais
A campanha está sendo veiculada também no feed das redes sociais de
diversos parceiros, como os frigoríficos Zuculoto, Cofril, Mosquini, Sabugy,
Soft Pig, e as associadas como a Associação de Suinocultores do Espírito
Santo (ASES), Associação Sul-Matogrossense De Suinocultores (Asumas),
Associação Dos Criadores De Suínos Do Distrito Federal (DFsuin),
Associação Dos Suinocultores Do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Astap),
Associação Dos Suinocultores Do Estado De Minas Gerais (Asemg) e Associação
Baiana De Suinocultores (ABS), a Associação dos Criadores de Suínos de Mato
Grosso (Acrismat), além das já citadas anteriormente, com posts interativos e
bem-humorados que destacam a carne suína como a melhor opção quando se pesa o
preço e o sabor.
O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, salienta que o papel da ABCS é de
criar estratégias que efetivamente atendam necessidades e anseios dos
consumidores em relação a carne suína. “Nosso trabalho é manter o nosso
produto como significado e referência de saúde aos consumidores e, assim,
abrir espaço às marcas para que ampliem suas vendas”. Com informações da
assessoria de imprensa da ABCS.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2021 – Grupo CMA
Cotação semanal
Dados referentes a semana 27/06/2025
Suíno Independente kg vivo
R$ 8,43Farelo de soja à vista tonelada
R$ 1.725,00Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.400,00Milho Saca
R$ 66,00Preço base - Integração
Atualizado em: 26/06/2025 13:30