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CARNE SUINA: Exportações crescem 32% em 2016 e atingem 732,9 mil t – ABPA

17 de janeiro de 2017
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Porto Alegre, 17 de janeiro de 2017 – Confirmando o bom ano vivido pela
suinocultura do Brasil no mercado internacional, as exportações do setor
(considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram
732,9 mil toneladas em 2016, volume que supera em 32% as 555,1 mil toneladas
embarcadas em 2015, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal
(ABPA).

Com o forte desempenho dos embarques, a receita acumulada nos doze meses de
2016 alcançou US$ 1,483 bilhão, saldo 16% maior em relação ao obtido no ano
anterior, de US$ 1,279 bilhão. “O excelente resultado das exportações
ajudou a diminuir os efeitos da retração do consumo interno, impactado pela
crise econômica brasileira. Neste contexto, foi altamente positivo o
crescimento da participação de Hong Kong, da China e de países da América do
Sul no total exportado, diminuindo a dependência sobre as vendas para a
Rússia”, ressalta Francisco Turra, presidente-executivo da ABPA.

Considerando apenas o mês de dezembro, as vendas do setor alcançaram 50,9
mil toneladas, 9,8% acima das 46,3 mil toneladas registradas no último mês de
2015. Em receita, as elevações chegaram a 32,7%, com US$ 108,6 milhões –
contra US$ 81,9 milhões de dezembro de 2015.

Principal destino das exportações brasileiras (com 33% do total), a
Rússia importou nos 12 meses do ano passado 245,1 mil toneladas de carne
suína, número 1% superior ao desempenho de 2015. Hong Kong, em segundo lugar
(22,7% do total) foi destino de 164,2 mil toneladas, volume 33% superior segundo
o mesmo período comparativo. Já para a China foram embarcadas 87,8 mil
toneladas (12,1% do total), número 1.582% maior que o efetivado no ano
anterior.

Outros mercados também se destacaram nas vendas do ano, como Singapura,
com 32,6 mil toneladas (+16% em relação à 2015), Uruguai, com 29,4 mil
toneladas (+30%), Argentina, com 25,2 mil toneladas (+ 132%) e Chile, com 23,1
mil toneladas (+180%).

“Para este ano temos boas expectativas quanto à continuidade do bom
fluxo de vendas para o Leste Europeu, a Ásia e determinados mercados da
América do Sul. Ao mesmo tempo, é esperada para este ano a viabilização das
vendas para a Coreia do Sul, cuja abertura de mercado está em fase final”,
analisa Ricardo Santin, vice-presidente de mercados da ABPA. Com informações
da assessoria de imprensa da ABPA.

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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