Porto Alegre, 8 de maio de 2019 – O Brasil é o quarto maior produtor e o
quarto maior exportador de carne suína, mas essa relevância de mercado não é
refletida nos hábitos de consumo dos brasileiros. Embora a carne seja a mais
consumida no mundo, o País ocupa apenas a 23a posição, o que evidencia o
grande potencial de crescimento que os suínos possuem para que passe a fazer
parte da rotina dos brasileiros.
Diante desse cenário, o GPA lança um plano de desenvolvimento que tem
como principal objetivo dobrar as vendas de carne suína até 2021, além de
aumentar o share e gerar melhor rentabilidade e diferenciação para o açougue.
O projeto conta com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos
(ABCS) e foi pensado para ser 360, garantindo a qualidade desde a produção
até a divulgação e chegada do produto nas gôndolas das lojas das bandeiras
Extra e Pão de Açúcar e seus formatos (Mini Extra e Minuto Pão de Açúcar,
além do e-commerce alimentar das duas marcas).
A ABCS é responsável pelo Serviço de Registro Genealógico de Suínos
(SRGS) de todo o país e por meio dele faz o controle genético do rebanho,
garantindo que a carne suína que chega à mesa do consumidor atenda aos
padrões de qualidade determinados pela indústria brasileira. Esse controle é
complementado pelos cuidados das granjas e frigoríficos com a biosseguridade
das instalações e dos processos adotados por colaboradores. Por isso, o GPA
buscou com ineditismo uma parceria com a associação.
Uma das frentes de atuação do plano de desenvolvimento de suínos é na
produção e envolve treinamentos e capacitação nas granjas fornecedoras e
consiste no alinhamento de temas como o bem-estar animal. Além disso, esse
pilar também prevê a produção de conteúdos técnicos e científicos
relacionados a temas de segurança alimentar e normativas para as fábricas de
ração, por exemplo.
Por fim, contempla, também, visitas técnicas da equipe do GPA em granjas
para alinhar o conhecimento sobre a produção, bem como a origem da
matéria-prima e adequação de processos. “Do outro lado, o projeto também
vai atuar no frigorífico, com a capacitação dos fornecedores para
aprimoramento dos conhecimentos sobre a suinocultura brasileira. Essa iniciativa
envolve visitas técnicas aos frigoríficos para alinhamento de processos em
relação à normativa do bem-estar animal e às ações dos produtores nas
buscas pela redução do uso de antibióticos nas granjas”, explica Rafael
Monezi, Gerente Comercial do GPA.
Efetivamente nas gôndolas e açougues das lojas, o plano tem o objetivo de
aumentar a exposição de carne suína nos balcões expositores e
disponibilizar uma maior variedade de cortes para que os consumidores possam
comparar as formas de preparo e perceber as vantagens de se consumir a
proteína, seja para a saúde, seja pela economia, já que os suínos têm
preços mais competitivos na comparação com a carne bovina, por exemplo.
Na última frente de trabalho está a atuação na formação dos
colaboradores, o que prevê desenvolvimento de treinamentos e metodologias sobre
cortes suínos, saudabilidade, segurança alimentar, treinamentos de vendas e
atualizações para aprimorar o atendimento ao cliente. “A ideia é preparar o
time de loja para oferecer uma diferenciação no ponto de venda e no
atendimento aos clientes e esclarecimentos sobre os processos produtivos e
benefícios da carne suína para a saúde. Esse plano de desenvolvimento
contempla, também, a criação do cargo de especialista em suínos em loja que
tem como objetivo principal oferecer um atendimento totalmente exclusivo e
especializado para os clientes, disponibilizando informações sobre a
saudabilidade e benefícios nutricionais da proteína, dicas de preparo e tudo o
que o cliente precisa saber para inserir a carne suína no seu cardápio do dia
a dia”, comenta Monezi.
Para o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, a iniciativa significa um novo
passo para o varejo e também para a suinocultura brasileira, que precisa a todo
momento se atualizar para atender o mercado nacional. “A ABCS foi convidada
para fazer parte desta iniciativa inovadora que também tem muito que colaborar
com nossa produção e frigoríficos. Temos certeza que as ações e mudanças a
serem propostas nos próximos anos pelo GPA serão provocadoras e importantes
para a nossa evolução como cadeia”, explica. As informações partem das
assessorias de imprensa da ABCS e do GPA.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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Cotação semanal
Dados referentes a semana 16/05/2025
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R$ 1.835,00Casquinha de soja à vista tonelada
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R$ 71,00Preço base - Integração
Atualizado em: 15/05/2025 09:30