safras

CARNE SUINA: Líderes do setor discutem desafios e oportunidades – ABCS

25 de junho de 2018
Compartilhe

Porto Alegre, 25 de junho de 2018 – A suinocultura vem enfrentando momentos
desafiadores nos últimos meses. Pensando nisso, a Associação Brasileira dos
Criadores de Suínos (ABCS) convocou os presidentes e gestores das associações
estaduais e regionais ligadas à entidade para um encontro, nos dias 20 e 21 de
junho, em Brasília (DF), com o intuito de interação e fortalecimento das
lideranças. O evento também contou com homenagens para importantes
personalidades do setor.

O encontro teve início na noite da última quarta-feira (20), com uma
palestra motivacional de tema “Você líder da sua vida e de seus resultados”
com o psicólogo, master coach e consultor de empresas, Jairo Martiniano. Na
quinta-feira (21), o presidente da ABCS conduziu a Assembleia de prestação de
contas da entidade de 2017 e foram abordados temas relevantes para a cadeia
suinícola.

Iuri Machado, consultor da entidade e presidente da Comissão Nacional de
Aves e Suínos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA),
ministrou a palestra “Mercado de Suínos e de Grãos: Tendências e
Perspectivas”; e a consultora de Relações Governamentais, Ana Paula Cenci,
apontou as intervenções políticas da Associação em prol do setor e os
principais desdobramentos do workshop de gestores realizado em 2017.

As consultoras de comunicação e marketing da ABCS, Danielle Sousa e
Tayara Beraldi, apresentaram os dados da pesquisa feita pela FIESP “A mesa dos
brasileiros: Transformações, Confirmações e Contradições”, com
informações que sobre os principais aspectos que influenciam o consumidor na
hora de comprar e escolher com o que se alimentar. Logo após, a diretora de
projetos e marketing da ABCS, Lívia Machado, expôs aos presentes os principais
pontos do Integrasui – Aprimoramento da gestão da Cadeia Produtiva de Suínos
do Brasil, projeto desenvolvido em parceria com o Sebrae Nacional que viabiliza
ações que visam a integração e o fortalecimento da suinocultura brasileira e
as ações de marketing da ABCS.

O supervisor de marketing do frigorífico Saudali, César Godoi, elogiou os
temas propostos. “Os pontos apresentados a partir dessa pesquisa são
interessantes para a gente, enquanto indústria, para definição de
estratégias de marketing, ações, definição de canal, de cliente. Com
certeza, esta é uma oportunidade de promover a união entre setor produtivo e
indústria”, ressaltou.

Participaram do evento representantes de três frigoríficos, três
associações regionais e onze estaduais, sendo eles Espírito Santo, Goiás,
Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa
Catarina, Sergipe, São Paulo e o Distrito Federal. As lideranças tiveram
espaço para expor o posicionamento de cada estado, de acordo com os assuntos
debatidos durante o dia.

Aline Nitz, gestora executiva da Associação dos Suinocultores do
Espírito Santo (ASES), considerou o encontro relevante e realçou os conteúdos
abordados. “É um momento muito apropriado para a discussão de todos esses
assuntos sobre expectativas com relação a grãos e ao nosso mercado e, mais
importante ainda, em função do momento que a gente está vivendo, foi a
palestra motivacional. Ela foi fundamental para gente ter fé e coragem, como
foi ensinado, e tentar ver as coisas com uma outra perspectiva, saindo daqui com
ânimo renovado”.

O presidente da Associação dos Suinocultores do Triângulo Mineiro e Alto
Paranaíba (ASTAP), Valder Caixeta, acredita que é um bom período para reunir
todas as associações e discutir a situação difícil que a suinocultura
passa desde o início do ano. “É importante pra gente trocar ideias, mover
ações estratégicas e atuar no marketing da carne suína, para que possamos
aumentar e garantir nossa colocação no mercado e ver a melhoria de preços.
Isso motiva o setor e garante a sustentabilidade da nossa cadeia”.

Marcelo Lopes, presidente da ABCS, enfatiza a relevância de conseguir
juntar os principais representantes do setor e realizar essa aproximação para
buscar as soluções adequadas. “A junção das ideias trazidas por cada uma
das lideranças é muito importante porque eles trazem as suas demandas e
propõem novas ações, e nós conseguimos convergir num ponto que seja melhor
para a suinocultura do país”.

O evento também contou com um momento de descontração com o lançamento
da campanha para a Copa “Entre em campo com mais carne suína: Juntos com o
Brasil”, iniciativa da ABCS por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da
Suinocultura (FNDS). Na oportunidade, foram apresentadas a estratégia da ação
voltada para consumidores e setor e as principais peças. Para engajar o setor,
o presidente Marcelo Lopes convocou todos os presentes para participarem de um
grito com todos vestindo a camisa. Clique aqui e confira.

Homenagens

O Encontro de Presidentes e Gestores da ABCS também foi palco de
homenagens e agradecimentos. A entidade agradeceu o apoio de entidades
parceiras, entre elas o Banco do Brasil, representado no evento pelo diretor de
Agronegócio, Marco Túlio da Costa, e os gerentes executivos da Diretoria de
Agronegócio da instituição, Antônio José Banhara e Álvaro Tosetto. O
gerente da unidade de atendimento setorial agronegócios do Sebrae, Augusto
Togni, também recebeu um agradecimento de todo Sistema ABCS pelo seu trabalho
em prol da competitividade da suinocultura.

A ABCS prestou uma homenagem especial ao ex-presidente Rubens Valentini, em
virtude da notícia de sua aposentadoria. O suinocultor esteve à frente da
associação de 2005 a 2009, com uma gestão marcada pela estruturação do
escritório executivo que passou a atuar na capital do país, aumentando sua
visibilidade, e pelo investimento no trabalho de marketing de promoção da
carne suína. “O mais gostoso é ver que o espírito continua, porque tem
inúmeras instituições em que um trabalho é construído e outras gerações
vêm, destroem e começam por outro caminho. E nós não, nós continuamos, com
a turma nova alargando e dando andamento aos projetos, e isso eu acho
fantástico”, destacou Valentini. Com informações da assessoria de imprensa
da ABCS.

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2018 – Grupo CMA

Cotação semanal

Dados referentes a semana 30/04/2025

Suíno Independente kg vivo

R$ 8,42

Farelo de soja à vista tonelada

R$ 1.836,67

Casquinha de soja à vista tonelada

R$ 1.200,00

Milho Saca

R$ 72,23
Ver anteriores

Preço base - Integração

Atualizado em: 29/04/2025 09:50

AURORA* - base suíno gordo

R$ 6,60

AURORA* - base suíno leitão

R$ 6,70

Cooperativa Majestade*

R$ 6,60

Dália Alimentos* - base suíno gordo

R$ 7,00

Dália Alimentos* - base leitão

R$ 7,00

Alibem - base creche e term.

R$ 5,75

Alibem - base suíno leitão

R$ 6,60

BRF

R$ 7,30

Estrela Alimentos - creche e term.

R$ 6,40

Estrela Alimentos - base leitão

R$ 6,40

Pamplona* base term.

R$ 6,60

Pamplona* base suíno leitão

R$ 6,70
* mais bonificação de carcaça Ver anteriores

Parceiros da Suinocultura Gaúcha

Parceria