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CARNE SUINA: Semana Nacional alcançará 42 milhões de consumidores – ABCS

30 de setembro de 2019
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Porto Alegre, 30 de setembro de 2019 – Até o próximo dia 13 de outubro, a
qualidade, a saudabilidade e o sabor da carne suína serão o foco das maiores
e melhores redes varejistas do país durante a Semana Nacional da Carne Suína.

A proteína que mais melhorou sua imagem na avaliação do consumidor final
nos últimos anos chegará com destaque especial a 42 milhões de clientes do
Carrefour, Extra e Pão de Açúcar, Grupo Big (ex-Walmart), Hortifruti Natural
da Terra, Lopes Supermercados e Oba Hortifruti.

O evento de lançamento foi aberto pelo presidente da Associação
Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, que rememorou um
breve histórico sobre a jornada da suinocultura brasileira desde 2011 até
chegar ao momento atual.

“Em 2011, colocamos 1 mil produtores dentro do Congresso Nacional e
iniciamos uma revolução. Naquele momento, o setor sensibilizou-se sobre a
importância do mercado interno e não apenas o externo. De 2013 a 2016, fizemos
199 ações e capacitamos mais de 5 mil pessoas. Mudamos a imagem do produto
para todos os públicos”, frisou.

De fato, o consumo per capita saltou de 13 para 15,9 kg (quase 609 mil
toneladas a mais de consumo por ano) de 2011 para 2018 e, atualmente, a carne
suína é vista como a segunda mais saudável, segunda mais saborosa e com
melhor custo-benefício para o consumidor, entre dezenas de outros avanços.

Foi o que mostrou o diretor da Rojo Marketing de Alimentos, Francisco Rojo,
com a apresentação do estudo “A atual visão do consumidor: Carne Suína”,
desenvolvido a partir de pesquisas junto a milhares de consumidores,
profissionais de saúde e integrantes da cadeia em todo o país.

O especialista, que já havia realizado outras pesquisas sobre o setor
desde a década de 1990, afirmou que o consumidor já enxerga a proteína suína
positivamente, mas sua escolha ainda não é um hábito.

“É inegável que a imagem da proteína melhorou enormemente nas últimas
décadas, especialmente nos últimos anos. A carne suína vem sendo cada vez
mais recomendada como parte de uma dieta saudável, mas sua escolha ainda não
é um hábito generalizado”, apontou.

Para trabalhar nisso, as redes participantes prepararam mais de 1 milhão
de materiais impressos que serão levados a diferentes públicos, desde as
classes A até a D, em 22 estados do País.

Toda a cadeia de valor da suinocultura será beneficiada até mesmo após a
SNCS, já que esta edição tem foco inédito no destaque da transparência do
processo produtivo sobre a qualidade da carne suína.
“Nosso propósito é encantar por meio de um ideal compartilhado e, assim,
conseguir aumentar as vendas. Quando uma iniciativa tem alma, ela tem força”,
completou a diretora de marketing e projetos da ABCS, Lívia Machado.

O presidente do instituto de pesquisa Locomotiva, Renato Meireles, também
palestrou no evento de abertura da SNCS e lembrou que pesquisa é sobre gente, e
não apenas números, e isso é necessário para entender o comportamento das
pessoas no varejo. “O problema é que as pessoas mentem mesmo quando elas
querem dizer a verdade. Você só vai conseguir entende-las se você estudar
maneira diferente, por outros vieses”, introduziu.

Segundo ele, é preciso colocar-se no lugar do consumidor para entender a
“montanha russa” de mudanças da sociedade atual como, por exemplo, mais
escolaridade, mulheres no comando, idade, negros e conectada.

Parceiros e redes participantes

A Semana Nacional da Carne Suína vive sua 7a edição e é realizada por
meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura e do apoio do
Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Associação
Brasileira de Supermercados (ABRAS) e do Sebrae.

O gerente de Competitividade do Sebrae Nacional, César Rissete, elogiou a
energia gerada pela mobilização de ABCS, redes de varejo e produtores pela
entrega de mais uma Semana Nacional da Carne Suína.
“Quando vemos energia e competência juntas, podemos esperar bons resultados.
Temos constatado isso há anos na parceria com a ABCS e todos os elos da cadeia
da suinocultura. Contem com nossa parceria sempre”, observou.

É isso que as redes parceiras da ABCS vão demonstrar. A diretora
comercial de perecíveis do GPA, Patrícia Mendes, elogiou as iniciativas da
ABCS e destacou que a quebra de paradigma sobre o produto passa pela
mobilização de toda a cadeia.

O GPA participa desde a primeira edição e neste ano envolverá na
campanha 437 lojas do Extra e 266 lojas do Pão de Açúcar em 17 estados.
“Temos a missão de ajudar a popularizar cada vez mais o consumo da carne
suína entre os consumidores brasileiros. Para isso, atuamos em diversas
frentes, que vão desde o plano que contribui diretamente com o desenvolvimento
da suinocultura no país a até ações de comunicação que trazem e reforçam
informações sobre a qualidade e a versatilidade da carne suína para o consumo
do dia a dia”, disse.

O diretor comercial do Hortifruti Natural da Terra, Leonardo Miyao,
destacou que a suinocultura é o primeiro setor que, genuinamente, saltou a
porteira e invadiu o varejo. A rede participa pelo segundo ano da SNCS com mais
de 50 de lojas em quatro estados.

“Mais uma vez a ABCS surpreendendo e realizando este que é o evento mais
genuíno em integração de uma cadeia. Vocês realmente pularam a porteira e
entraram nas nossas lojas. Isso faz muita diferença”, declarou.

Por sua vez, a gerente comercial do Carrefour, Rosi Costa, exaltou a
adesão da rede à Semana Nacional da Carne Suína e a importância disso para
incrementar ainda mais as ações do grupo com foco no produto. Em sua primeira
participação, o Carrefour mobilizará suas 140 lojas em 15 estados. “Já
tínhamos um programa de qualidade para o produto, mas a atuação com a ABCS
reforçou e ampliou o treinamento de loja, o que é muito relevante para a o
consumidor e também para o time de loja”, disse.

Depois de grande sucesso em sua primeira participação, a rede Lopes
Supermercados está novamente na SNCS com engajamento das equipes de 30 lojas
localizadas na cidade de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. “É
um prazer renovar nossos votos com este projeto. Nosso público é o C e o D e,
no ano passado, tivemos um resultado espetacular, dobrando nosso volume.
Esperamos que seja uma parceria vitalícia. Acredito que devemos continuar
sonhando, planejando e trabalhando na execução. Estamos juntos”, analisou o
diretor comercial do Lopes Supermercados, Carlos Arraiz.

A gerente de marketing do Oba Hortifruti, Janaína Brito, ressaltou a
evolução da qualidade da entrega ao consumidor final quando toda uma cadeia,
em um movimento muito bem elaborado, se mobiliza com este foco.
Em seu terceiro ano como integrante da campanha, o Oba Hortifruti vai apostar na
informação para seus times de loja e aos consumidores. O desafio é atingir
até 35% de aumento em suas 47 lojas localizadas em São Paulo, Goiás e
Distrito Federal.

Já o Grupo BIG, ex-Walmart Brasil, passa a integrar o time de redes da
SNCS 2019 com 216 lojas em 18 estados e Distrito Federal. Participam dessa
campanha as lojas do Sul, com as bandeiras BIG e Nacional, do Nordeste, com as
bandeiras BIG Bompreço e Super Bompreço, e Sudeste, com BIG. As informações
partem da assessoria de imprensa da ABCS.

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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