Porto Alegre, 8 de agosto de 2018 – A Semana Nacional da Carne Suína
(SNCS) estreia no dia 13 de setembro com a missão de surpreender mais uma vez
com a diversidade de cortes e as vantagens da carne suína e de incentivar o seu
consumo entre os brasileiros.
A iniciativa de sucesso da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos
(ABCS), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), e
com o apoio do Sebrae Nacional, tem como um dos seus pilares uma atuação
sistêmica, trazendo benefícios para produtores, indústria, varejo e
consumidores. Neste ano, a edição expande para sete bandeiras e chega a 624
lojas em 17 estados brasileiros.
A SNCS de 2018 traz como diferencial o atendimento ao público de A a D, o
aumento da sua presença em Guarulhos, região metropolitana da maior cidade do
país, e também no estado do Rio de Janeiro, um dos grandes centros de consumo
do Brasil. Tudo isso porque deu as boas-vindas às redes Lopes Supermercados e
Hortifruti – Natural da Terra, que se juntam às bandeiras Extra, Pão de
Açúcar, Oba Hortifruti e St. Marche para formar a maior vitrine da carne
suína no varejo brasileiro, presente em cerca de 10% do faturamento do setor
alimentício nacional.
O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, explica que o histórico de seis anos
da campanha, que começou apenas nas redes GPA, em 2012, foi muito importante
para a criação e aperfeiçoamento da estratégia de treinamentos que hoje se
adequa a diferentes perfis de varejo. “Começamos com o maior grupo de varejo
do Brasil com uma experiência bem-sucedida e trazemos essa realidade para
outras redes com diferentes especificidades e perfis, ampliando as oportunidades
da carne suína de forma contínua para produtores, indústria e varejo”,
pontua.
Conheça as redes participantes
Participando pela sexta vez, o GPA investe durante o mês de agosto em
treinamentos para colaboradores de açougue com foco em qualidade nutricional e
potencial gastronômico da carne suína, além de palestra motivacional com foco
em estratégia de vendas para engajar a equipe durante a realização da
campanha nas lojas.
Marcada por sua variedade, qualidade e promoções, a bandeira Extra
levará a SNCS para 300 lojas distribuídas em 17 estados, apostando na
diversidade da carne suína e na tradição do produto nas suas gôndolas. A
rede premium do grupo, a bandeira Pão de Açúcar, participa com 187 lojas em
12 estados, encantando os clientes com seu atendimento diferenciado e aumentando
a procura da proteína.
O gerente comercial de aves, suínos e peixaria do GPA, Rafael Guinutzman,
acredita no potencial da SNCS e aposta no crescimento de vendas nesta edição.
“A carne suína está entre as proteínas mais saudáveis e menos consumidas
entre os brasileiros. O incentivo do consumo se dá pela praticidade de preparo,
sabor e preço acessível. A expectativa das redes Extra e Pão de Açúcar é
crescer 20% na comparação com a Semana realizada no ano passado”.
Participante da SNCS pelo segundo ano, o Oba Hortifruti levará para suas
36 lojas em São Paulo e Distrito Federal a diversidade de cortes de carne
suína com a excelência em qualidade que já é marca registrada da rede. Este
ano, os treinamentos serão motivacionais para incentivar a equipe de
açougueiros, promotores de vendas e gerentes a se engajarem ainda mais com a
campanha.
A rede comemorou o crescimento de 80% nas vendas no ano passado e mira mais
uma vez nos bons resultados. De acordo com a gerente de produto do Oba
Hortifruti, Renata Vieira Conde e Melo, a rede acredita no potencial da
proteína para alcançarem um aumento de 20% sobre o resultado anterior.
“Apostamos muito nesta proteína, não só por entendermos o tamanho desta
oportunidade de negócio, mas também por enxergarmos na carne suína total
sinergia com o nosso posicionamento de marca, ao representar uma aliança
perfeita entre saudabilidade e muito sabor”, afirma.
Dando continuidade ao trabalho iniciado em 2017, que elevou em 143% as
vendas de carne suína durante a SNCS, a maior rede de supermercado premium de
São Paulo, o St. Marche, se prepara para levar a campanha mais uma vez para
suas 18 lojas localizadas na cidade. Conhecida pela sua curadoria e pelo
serviço de personal shopper que auxiliam os clientes nas compras, a rede quer
superar os resultados positivos mantidos durante o período pós-campanha.
“Crescemos na SNCS e mantivemos os patamares alcançados nos meses
consecutivos. Isso significa que os clientes reconhecem o Marche como
referência de venda de carne suína. Nesta edição, queremos consolidar nosso
posicionamento, oferecendo o melhor que a proteína pode oferecer ao mercado
consumidor”, se posiciona a coordenadora de perecíveis, Fabiana Farrah.
Estreante na SNCS, a Rede Hortifruti – Natural da Terra amplia a
penetração da campanha no Rio de Janeiro e no Espirito Santo, além de
intensificar a presença em São Paulo. Ao todo, são 45 lojas que se
diferenciam como especialistas em alimentos frescos e tem no DNA o incentivo a
educação do cliente por meio de campanhas e conteúdos especiais, o que vem em
consonância com as diretrizes da SNCS.
Além dos treinamentos voltados aos açougueiros para o incremento de novos
cortes de carne suína nas gôndolas, o Hortifruti – Natural da Terra também
investe em capacitação de gerentes, promotores de vendas e nutricionistas da
rede. “A expectativa da Hortifruti é ter acesso à informação de qualidade
sobre a carne suína, o que eu considero ser muito valioso para nossas
operações. Esperamos imprimir outro ritmo de venda da proteína em nossas
lojas e que o ponto de venda transpareça esse trabalho. Queremos reconhecer a
carne suína como um diferencial competitivo na nossa empresa”, explica o
diretor comercial, Leonardo Miyao.
Com presença forte na 2a maior cidade em população do estado de São
Paulo – Guarulhos, a rede Lopes Supermercados também vê na SNCS uma
oportunidade para capacitar sua equipe e ampliar as vendas da carne suína com
novo sortimento e porcionamento dos cortes suínos em suas 30 lojas. Com
previsão de crescimento de 40%, a rede acredita que o engajamento e o
treinamento da equipe serão diferenciais no período.
“Teremos ganhos juntos aos nossos clientes dos benefícios e reforço da
cultura do consumo da carne suína. A parceria com a ABCS ajuda nesta
construção e demonstra quão evoluídos e preparados a cadeia de suínos se
encontra. E demonstram isto através da parceria com o varejo”, pontua o
comprador comercial de açougue do Lopes, Claudio Alves dos Santos.
A SNCS chega ao varejo brasileiro no período de 13 a 27 de setembro com
diversidade de cortes e campanhas educativas sobre o sabor, saudabilidade e
versatilidade da carne suína. Com informações da assessoria de imprensa da
ABCS.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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Cotação semanal
Dados referentes a semana 25/04/2025
Suíno Independente kg vivo
R$ 8,42Farelo de soja à vista tonelada
R$ 1.885,00Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.100,00Milho Saca
R$ 73,25Preço base - Integração
Atualizado em: 24/04/2025 09:50