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CARNE SUINA: Semana Nacional quer aumentar presença no churrasco – ABCS

20 de agosto de 2021
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Porto Alegre, 20 de agosto de 2021 – A Semana Nacional da Carne Suína
(SNCS), está de volta! Pelo nono ano consecutivo, a maior vitrine da proteína
vem para fortalecer a comunicação da carne suína junto ao varejo brasileiro,
fazendo uma ponte entre os produtores e os consumidores nas gôndolas das
maiores e melhores redes de supermercados e hortifrutis do país.

Os últimos anos consolidaram grandes oportunidades para a carne suína no
Brasil, mas desde o ano passado, o potencial dessa proteína teve ainda mais
crescimento, assim como atesta o aumento do consumo per capita, que segundo
dados da ABCS e do IBGE alcançou 17,73 kg no segundo trimestre de 2021. Além
disso, a proteína tem chamado a atenção dos consumidores pelo seu
custo-benefício, principalmente com a alta do preço do boi, mostrando-se
também uma excelente opção para momentos além do dia a dia.

De olho na oportunidade, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos
(ABCS) traz como tema este ano para a SNCS “Churrasco com carne suína já é
de casa!” para mostrar aos consumidores novas possibilidades e sabores com a
proteína no período de 1 a 17 de outubro.
Por que o churrasco com carne suína encantará os brasileiros?

Em tempos em que a fidelização está cada vez mais desafiadora, é
preciso encantar o cliente e a experiência oferecida a ele tem papel
importante. O varejo tem consciência e tem buscado tratar seu público de uma
forma cada vez mais personalizada que vai além de ofertas, mas também na
apresentação do produto, na preparação de sua equipe e sua multicanalidade.
A SNCS se mostra como mais uma aliada nessa missão de surpreender e envolver
tanto o emocional quanto o racional do cliente, ainda mais com o churrasco,
considerado um patrimônio cultural brasileiro.

O isolamento, a necessidade de fazer as refeições em casa e a ânsia por
diversão acabaram impulsionando o segmento de churrasco, como mostram as buscas
pelo termo no Google, que ganharam um crescimento de 20% em relação a 2019,
especialmente na procura por cortes mais acessíveis, que cresceram em 1.019%,
segundo o Uol, possibilitando que a carne suína ocupasse ainda mais espaço na
churrasqueira, desta vez como prato principal.

Foi para aproveitar essa gama de oportunidades, que a ABCS viu no tema
churrasco um excelente gancho para comunicar todo o sabor, versatilidade,
qualidade e saudabilidade da carne suína para os consumidores. É inegável que
o churrasco, seja como comemoração ou modo de preparo, está inserido na
memória afetiva de todos. Através deste tema será possível mostrar que a
carne suína é uma excelente opção não só para o dia a dia, mas também
para as ocasiões especiais, não apenas em relação ao preço, mas na
variedade de cortes, na suculência, na praticidade de preparo e na agilidade
para assar.

Com o slogan “Churrasco com carne suína, já é de casa”, a campanha
deste ano vai trazer para o varejo um pacote de marketing com insights
estratégicos com dicas de cortes, de preparo, tempero, receitas e treinamentos
que serão repassados aos açougueiros, promotores de venda, nutricionistas,
equipe de marketing e demais colaboradores dos varejos participantes, garantindo
que os consumidores saibam em primeira mão o por que a carne suína é a
melhor escolha. O chef de cozinha Jimmy Ogro, já confirmou sua participação
na campanha pelo segundo ano consecutivo, e vai conduzir uma parte dos
treinamentos, ensinando aos participantes o melhor do churrasco suíno, com todo
o seu conhecimento, carisma e tradição.

A campanha este ano conta mais uma vez com o apoio do Ministério da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que já endossou a campanha
oficialmente em seu site, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas
Empresas (Sebrae), e da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) que
acreditam e veem valor na suinocultura e no trabalho de promoção a carne
suína no Brasil.

Este ano, novamente ao lado das maiores e melhores redes de varejo do
Brasil, com presença expressiva de norte a sul do país, a SNCS conta com a
participação de 10 redes de varejo, que entram com 22 bandeiras de
supermercados, hipermercados e hortifrútis, e 1.845 lojas presentes em 22
estados brasileiros. Como novidade a SNCS 2021 traz também a adição de uma
bandeira de atacarejo, modalidade que vem conquistando cada vez mais espaço
entre os consumidores. São eles: Extra, Pão de Açúcar, Oba Hortifruti,
Hortifruti, Natural da Terra, Lopes Supermercados, Carrefour, Grupo Big, Dia
Supermercados e a Companhia Sulamericana de Distribuição.

Utilizando uma metodologia educativa, através do treinamento dos
profissionais de açougue, a ABCS vai ajudar o varejo a encantar os consumidores
quando o assunto for carne suína. O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, já
garantiu que as expectativas estão altas para a SNCS deste ano para a cadeia
suinícola e também para as redes varejistas. “No ano passado conseguimos nos
reinventar e nos superar. Realizando pela primeira vez os treinamentos de forma
online, e conduzindo tudo com excelência perante a todos os desafios. Este ano
já estamos todos habituados a este formato e não tenho dúvidas que será um
sucesso ainda maior. A Semana Nacional é a principal ação para comunicar a
carne suína para o consumidor, e também uma das maiores entregas do Fundo
Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), e o varejo é nosso
principal aliado nisso. Não tenho dúvidas que mais uma vez, teremos ganhos
incríveis para a cadeia, e também para os varejistas.”

Casa e varejo: locais de oportunidades para a carne suína

Com o cenário de pandemia, e a conjuntura econômica do país, o
custo-benefício da carne suína ganhou mais destaque, como mostram os dados da
Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), no qual 22% dos consumidores
aumentaram a compra de proteínas que oferecem um melhor preço. Segundo essa
pesquisa, a carne suína já é a terceira proteína mais consumida no Brasil
quando consideramos embutidos como bacon e também a famosa linguiça, 22% dos
entrevistados declararam comprar carne suína todos os dias, e até 34% desses
consumidores disseram consumir carne suína até três vezes por semana.

Ainda segundo o levantamento, o local preferido para comprar a proteína é
nos hipermercados e supermercados, sob os critérios de preço e qualidade
prioritariamente. No formato online, conforme os resultados expressivos
alcançados na SNCS de 2020, a compra de carne suína quadruplicou,
especialmente entre as classes A, B e C. Já na hora de consumir, o local
preferido é em casa! As informações partem da assessoria de imprensa da ABCS.

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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Dália Alimentos* - base leitão

R$ 7,00

Alibem - base creche e term.

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Alibem - base suíno leitão

R$ 6,60

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Estrela Alimentos - creche e term.

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Estrela Alimentos - base leitão

R$ 6,40

Pamplona* base term.

R$ 6,60

Pamplona* base suíno leitão

R$ 6,70
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