Porto Alegre, 13 de outubro de 2017 – Após meses de trabalho e estratégia
da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e parceiros, a carne
suína brasileira foi destaque de campanhas que promovem todo seu sabor,
qualidade e praticidade a centenas de milhares de consumidores em cinco
bandeiras varejistas do país até o dia 12 de outubro.
As redes participantes da Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) já
percebem os resultados de todo o esforço e investimento feitos na formação de
colaboradores e no desenvolvimento de campanhas voltadas tanto para o ponto de
venda quanto nos veículos de comunicação externa e redes sociais.
A SNCS destaca a versatilidade e o bom custo-benefício da carne suína em
quase 600 lojas distribuídas em 18 estados brasileiros das bandeiras Comper,
Extra, Pão de Açúcar, Oba Hortifruti e St. Marche, com a finalidade de
estimular o consumo da carne suína e trazer maior sustentabilidade à cadeia
que conta com cerca de 20 mil produtores e emprega mais de 1 milhão de pessoas
em todo o país.
Desde o início da campanha, no dia 26 de setembro, as redes já perceberam
resultados positivos no que diz respeito às saídas de carne suína nas lojas.
Os representantes constataram aumento no índice de vendas e avaliaram
positivamente a receptividade dos consumidores a diversidade de cortes e preços
promocionais desenvolvidos para o período.
A rede Oba Hortifruti, que realiza a campanha até o dia 22 de outubro nas
32 lojas de São Paulo e Distrito Federal, teve um crescimento de 80% em volume
de vendas até agora e, mesmo com os produtos em oferta – com os preços menores
para atrair os clientes – teve um aumento também de geração de caixa,
graças a um trabalho muito consistente nos pontos de venda.
De acordo com o diretor comercial do Oba, Francisco Homsi, o feedback é
bastante positivo e há uma aderência muito grande junto aos funcionários, aos
colaboradores e também aos clientes. “Como o Oba tem clientes muito
habituais, que são muito próximos dos nossos funcionários, a receptividade é
sempre muito boa quando o produto é bom, como é o caso da carne suína”,
completa Homsi.
O Comper, integrante da maior rede de supermercados do centro-oeste, fechou
setembro com aumento de 5% em volume de vendas de carne suína, em relação ao
mesmo período de 2016. De acordo com o diretor-comercial nacional de
perecíveis da rede, Daniel Watanabe, esse resultado já é um reflexo dos
treinamentos realizados para a SNCS, que levaram a inclusão de 24 produtos
registrados da proteína, incluindo cortes e variações, nas gôndolas das 30
lojas participantes.
“Tivemos um aumento médio de 5%, mas tivemos várias lojas com um
crescimento de dois dígitos. Isso é fruto desse maior conhecimento do
consumidor, que está tendo mais informações sobre a carne suína, descobrindo
seu sabor, suas qualidades, seus diferenciais e diversidade de momentos em que
ele pode consumir essa proteína. Mas além do aumento no volume de vendas,
temos percebido isso dos clientes mesmo. A busca por um consumo com uma melhor
qualidade, com mais informação e conhecimento”, explica.
A rede St. Marche, maior rede de supermercados premium em números de loja,
registrou crescimento de 64,74% nas vendas de carne suína, comparado ao
primeiro trimestre de 2017. Tendo como ponto forte a curadoria e indicação de
produtos, a rede trabalha durante a campanha com 25 opções de porcionamentos e
investe em cortes diferenciados como o filé-mignon suíno, picanha e prime
rib, por exemplo, para conquistar os clientes das 18 lojas e do Empório Santa
Maria.
Rogério Bruxellas, Head de Marketing da Rede St. Marche, explica que os
resultados reforçam a importância de se trabalhar com a proteína. “Nossas
lojas se surpreenderam com o aumento de vendas de suínos, que foi acima das
expectativas. O retorno em vendas ratifica o reconhecimento do cliente sendo o
Marche referência na venda de carne suína”.
Participante de edições anteriores e sempre com resultados positivos, o
GPA continua a registrar crescimento durante a SNCS nas 508 lojas participantes.
De acordo com balanço divulgado pela rede, até o dia 8 de outubro houve um
crescimento nacional de 13% na comparação com o mesmo período da campanha do
ano passado. O gerente comercial do GPA, David Buarque, destaca como referência
o Rio de Janeiro, com 30% de crescimento, e a região nordeste, que registrou
aumento de 25%.
“Esses ainda são resultados parciais nas vendas. Vale ressaltar que o trabalho
de marketing nas lojas está incrível. O consumidor vem sendo impactado nos
pontos de venda, nas redes sociais e pela sensibilização dos colaboradores nos
açougues e dos promotores de vendas. É um movimento em cadeia que está
revolucionando oportunidades para os produtores de suínos do Brasil”, reforça
Lívia Machado, diretora de projetos e marketing da ABCS.
O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, celebra os resultados positivos das
redes participantes e vê um retorno cíclico para todos os elos da cadeia. “A
SNCS é uma tarefa que envolve cada elo do setor produtivo para levar mais carne
suína à mesa do consumidor e pelos resultados já divulgados, temos realizado
com sucesso esse trabalho. Atuamos junto a produtores, indústria, varejo e
parceiros institucionais em busca do aumento da competitividade de uma cadeia
que gera renda e emprego ao agronegócio brasileiro”.
A Semana Nacional da Carne Suína é uma iniciativa da ABCS, em parceria
com o Sebrae Nacional e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
(MAPA), e conta com o apoio da Associação Brasileira de Proteína Animal
(ABPA), Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Secretaria de
Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e da Embrapa Suínos e Aves.
Com informações da assessoria de imprensa da ABCS.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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R$ 1.975,00Preço base - Integração
Atualizado em: 22/11/2024 17:50