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CARNE SUINA: Setor inicia Semana Nacional em 589 lojas no Brasil – ABCS

27 de setembro de 2017
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Porto Alegre, 27 de setembro de 2017 – A Semana Nacional da Carne Suína
(SNCS), iniciativa da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS)
com o apoio do Sebrae Nacional e do Ministério da Agricultura, Pecuária e
Abastecimento (MAPA), está oficialmente aberta e manterá destaque especial à
proteína até o próximo dia 12 de outubro.

O evento de abertura, ocorrido na manhã desta terça-feira (26), no Hotel
Tivoli Mofarrej, em São Paulo, contou com a presença de 150 participantes,
entre eles autoridades como o ministro da agricultura, Blairo Maggi,
representantes do varejo e da suinocultura brasileira.

Com a participação de cinco bandeiras, Extra, Pão de Açúcar, St.
Marche, Oba Hortifruti e Comper, a SNCS destacará a carne suína em 589 lojas
de 18 estados brasileiros com o intuito de apresentar, educar e promover a
proteína aos clientes de classes A à C.

O objetivo, além do aumento nas vendas durante o período, é reposicionar
a carne suína e trazer sustentabilidade à cadeia que conta com cerca de 20
mil produtores e emprega mais de 1 milhão de pessoas em todo o país.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, afirmou que, graças ao Fundo Nacional
de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), o setor está ampliando a
visibilidade da carne suína no mercado interno por conta da ampliação da SNCS
e inclusão de novas redes com diferentes públicos, e visa atender cada vez
melhor o consumidor brasileiro investindo em educação e diversidade no ponto
de venda.

“Buscamos a sustentabilidade da suinocultura brasileira que representa um
produto saudável, saboroso e de excelente custo-benefício. A SNCS envolve
todos os elos, desde as granjas até a mesa. Trabalhamos engajados para oferecer
uma proteína que atenda o anseio das famílias brasileiras, com compromisso
com a qualidade, a sanidade, o meio ambiente e a sociedade”, explicou Lopes.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi,
participou da abertura e valorizou o exemplo do setor e da ABCS com a
realização da SNCS. “É uma iniciativa louvável e todos os segmentos com
atuação no varejo deveriam fazer o mesmo. Só tenho a incentivar e sugerir sua
ampliação”, elogiou.

Maggi, junto a uma comitiva representativa do agro brasileiro, abriu o
evento e, na ocasião, argumentou sobre seu entendimento em relação aos
principais papéis do MAPA. “A suinocultura vai decolar a partir de 2022, com o
reconhecido do país como livre de aftosa sem vacinação e temos potencial
para produzir 30 milhões de toneladas. É nessa direção que vamos”,
completou.

Ampliação de redes e de público

Pela primeira vez desde 2013, a SNCS contará com quatro redes varejistas,
que representam cinco bandeiras, durante o período da promoção. Extra, Pão
de Açúcar, St. Marche, Oba Hortifruti e Comper representam, juntos, cerca de
10% do faturamento total do varejo brasileiro e dedicaram suas gôndolas e
equipes para criar a maior vitrine da proteína no varejo brasileiro.

O diretor comercial do Oba Hortifruti, Francisco Homsi, explicou porque a
rede decidiu fazer parte da SNCS. “Entendíamos que nos faltava um know-how
para trabalhar com a carne suína e a ABCS nos trouxe isso com maestria por meio
de workshops com nossas equipes de loja. Todo o suporte que nos deram fez nosso
pessoal se sentir motivado. Eles abraçaram o produto e são nossos primeiros
clientes. Está sendo um divisor de águas em nossa rede”, resumiu.

Já Victor Leal, co-CEO da St. Marche, destacou o potencial do produto em
sua rede. “O St. Marche tem o propósito de renovar constantemente a
experiência do cliente e não sabíamos do potencial da carne suína. Ao
conhecer, vimos uma grande perspectiva e abraçamos a causa para levar este
grande produto às mesas de nossos clientes”, disse.

O diretor comercial do GPA Multivarejo, Robson Parreiras de Matos, destaca
que a rede participa desde a primeira edição graças à seriedade da ABCS e
dos resultados do trabalho. “Levaremos este ano mais informação ao consumidor
e um treinamento para a equipe de loja cada vez melhor. Nossa meta é crescer
cerca de 20%, como nos outros anos, mas acho que conseguiremos até um pouco
mais”, previu.

Já Leonardo Miyao, diretor comercial da Comper, destacou a importância da
Semana Nacional da Carne Suína. “É uma campanha que conheço desde sua
criação e agora realizaremos no Comper. Nós decidimos participar porque o
varejo busca soluções para atender ao consumidor. O trabalho da ABCS é ímpar
e os resultados exponenciais. Estamos confiantes em ainda mais sucesso”,
finalizou.

O Sebrae Nacional também é parceiro dos produtores brasileiros nessa
iniciativa de capacitação e formação dos colaboradores nas redes de varejo e
na promoção da carne suína.

O gerente de agronegócios do Sebrae, Augusto Togni, frisou a convergência
de objetivos entre as entidades e as perspectivas da SNCS. “O Sebrae se ocupa
de desenvolver os pequenos e médios negócios há 45 anos. A ABCS é uma
parceira do Sebrae e já realizamos dezenas de ações juntos. Que a Semana
Nacional da Carne Suína deste ano seja mais um case e oportunidade de grandes
negócios”, afirmou.

A programação ainda contou com a palestra “Varejo: Transformações,
Oportunidades, Tendências e Inovações”, do consultor especialista em varejo
e autor do blog falando de varejo, Caio Camargo.

A Semana Nacional da Carne Suína também conta com o apoio da Associação
Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Associação Brasileira de Supermercados
(Abras), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e
da Embrapa Suínos e Aves. As informações partem da assessoria de imprensa da
ABCS.

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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