Porto Alegre, 4 de julho de 2017 – O XVII Seminário Nacional de
Desenvolvimento da Suinocultura (SNDS), realizado entre 28 e 30 de junho, em
Atibaia (SP), confirmou o sucesso das edições anteriores com mais de 300
lideranças do setor, conteúdo de excelência, relacionamento e alinhamento de
objetivos comuns.
A 17a edição do encontro bianual foi organizada pela Associação
Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) em parceria com a Associação
Paulista dos Criadores de Suínos (APCS), com apoio do Sebrae Nacional.
O SNDS foi palco de um debate de alto nível sobre as pressões para restrição
ao uso de antibióticos, recebeu especialistas em política agrícola e mercado
do agronegócio, expoentes do marketing e reconhecidos palestrantes sobre a
formação de líderes e gestão empresarial.
Oreng defende reformas fiscal e da previdência na noite de abertura
O economista-chefe do Rabobank, Maurício Oreng, foi o responsável pela
palestra magna e traçou um panorama sobre a economia global e um diagnóstico
sobre a brasileira na abertura do XVII SNDS. Além de tratar de temas
macroeconômicos, como os desempenhos das economias chinesa e estadunidense, ele
analisou as perspectivas brasileiras.
Oreng expôs que, apesar do pior triênio da história entre 2014 e 2016, a
economia dá sinais de reação, o que já é uma boa notícia. Entre os
indicadores positivos, o déficit público era de 4,5% do PIB em 2015 e reduziu
para cerca de 1% completados em abril de 2017, porém o investimento externo
direto cobre mais de quatro vezes este percentual. A taxa Selic deve continuar
caindo, possivelmente chegando a 8,5% ao final do ano.
Além disso, o PIB freou a retração (após acumular queda de 7,4% em 2015 e
2016) e tende à estabilidade em 2017. Já o dólar deve oscilar entre R$ 3,10 e
R$ 3,25, dentro de um cenário de baixa inflação (com previsões inclusive de
permanecer abaixo da meta). Por fim, o governo ainda tem reservas cambiais como
fruto dos bons resultados da balança comercial obtidos nos últimos anos.
O palestrante afirmou que a economia não terá sustentação sem reformas
fiscais, especialmente da previdência. “A incerteza política reduz a
previsibilidade, mas as reformas vão passar mais cedo ou mais tarde. Com elas,
o Brasil pode crescer 2% ao ano em longo prazo”, concluiu.
PAINEL 1: SNDS aborda política agrícola e restrição de antibióticos no
primeiro painel
Na manhã do dia 29, o Painel 1 com o tema “A adaptação da suinocultura
frente aos desafios de uma nova era” trouxe as principiais tendências do setor
para a plenária. O objetivo foi discutir as necessidades da produção
brasileira, além de debater as estratégias, tornando o setor produtivo o
grande protagonista das próximas transformações estruturais da cadeia.
O engenheiro agrônomo André Nassar abriu o Painel com o tema “Política
agrícola e mercado de grãos: fatos, tendências e oportunidades”.
Ex-secretário de Política Agrícola do MAPA e com ampla experiência na
iniciativa privada, realizou a palestra relatando suas experiências à frente
do ministério e as tendências para o mercado de grãos.
O médico veterinário Iuri Pinheiro Machado foi mediador do painel e
abordou alguns dos desafios da suinocultura com a palestra “Produção de
Suínos: à frente dos desafios de um mercado competitivo e globalizado”.
“Destaco cinco frentes como foco da atenção para o suinocultor que ainda não
está atento de que os tempos são outros e a realidade do mercado e da
sociedade mudou. Eles são a biosseguridade, a gestão do negócio, o
crescimento do ativismo, bem-estar animal e a restrição ao uso de
antimicrobianos”, pontuou o especialista que preside a Comissão Nacional de
Aves e Suínos da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), Iuri
Machado
A Dra. Maria José Clavijo, professora e pesquisadora da Universidade de
Iowa, nos Estados Unidos, apresentou os principais tópicos sobre o tema
“Antibióticos: uma era de exigências e adaptações”, ainda no Painel 1.
“A sociedade desconfia que os produtores estão fazendo algo de errado,
governos são influenciados pelos eleitores e o setor é exigido por isso. Não
existe risco zero em nenhuma situação, com ou sem o uso de antibióticos. No
entanto, o aumento da resistência aos antibióticos é uma realidade global. E,
por isso, adaptar a produção a esta nova realidade e, até ganhar
eficiência, é um caminho ao encontro com os consumidores”, defendeu.
Entidades apresentam posições sobre uso de antibióticos
Após a palestra sobre antibióticos, os participantes do SNDS acompanharam
o debate sobre o uso de antimicrobianos com representantes do MAPA, ABPA,
Sindirações, SINDAN e da ABCS. Nilo de Sá, diretor executivo da ABCS,
apresentou a posição da entidade.
“Seja ciência, seja ativismo, é um assunto que temos que discutir pois
está presente. O consumidor mudou e não busca apenas preço. A ABCS chamou a
responsabilidade de discutir isso e construir a melhores condições para os
produtores brasileiros. Não acreditamos em banimento, mas no uso prudente,
respeitando-se as peculiaridades de cada produtor”, afirmou de Sá.
PAINEL 2: “Escolha + carne suína!” mobiliza XVII SNDS no Painel sobre
marketing
Na tarde do dia 29, o painel 2 do XVII SNDS abordou o tema “O mercado em
transformação: do campo à mesa”, com o qual indicou aos participantes as
tendências do consumo para uma gestão de marketing mais competitiva com
palestrantes de peso e uma ação de engajamento dos participantes.
O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo
Lopes, conduziu a ação do “Escolha + carne suína” e uniu todos os cerca de
300 presentes em uma saudação e no comprometimento de cada participante em
mobilizar-se pelo setor.
No início do painel, a formação cultural foi apontada como um dos
fatores mais determinantes para a escolha do consumidor no momento da compra. A
professora da ESPM, Simone Terra, apresentou a lógica desta relação em sua
palestra “Cultura e comportamento: um raio-x do consumidor”, durante o XVII
SNDS.
“Ainda existem velhos preconceitos como a saudabilidade da carne suína,
mas diversos estudos provam o contrário. Além disso, há o apelo de consumir
um alimento saboroso, mas que cabe no bolso. Assim, precisamos trabalhar a
imagem de que é fácil fazer, é saudável e que há muitas outras vantagens em
nossas redes sociais e especialmente nos pontos de venda”, acrescentou Terra.
Referência no marketing do agronegócio brasileiro, José Luiz Tejon
palestrou sobre a “Transformação no agro: uma nova abordagem de
comunicação”.
Ele frisou a importância de definir um foco inteligente da carne suína,
como a saúde, e mobilizar a emoção dos consumidores. “O marketing deve
sempre trabalhar a emoção, uma síntese bem feita, foco inteligente, filmes
bonitos e a colocação do bom humor. Temos muito conteúdo desconhecido pelo
consumidor para envolvê-lo e conquistá-lo nas diversas plataformas”, explicou
Tejon.
Para finalizar o segundo dia, o sócio-diretor da Ana Couto Branding,
Leonardo Senra, palestrou sobre os resultados do marketing da carne suína nos
últimos dois anos e como o conceito “Escolha + carne suína” pode desenvolver
o potencial do setor.
“Tivemos consistentes resultados de mídia, em revistas, canais de
televisão, mídias sociais e outros espaços. É assim que começamos a
aumentar o impacto positivo da campanha, apresentando outras referências e
alternativas sobre a carne suína para o consumidor final”, adiantou Senra.
PAINEL 3: ABCS encerra XVII SNDS com palestras sobre liderança e criatividade
O SNDS foi encerrado com o Painel 3 “O líder como agente transformador”,
na manhã do dia 30. Com palestras do historiador Leandro Karnal e do humorista
Marcio Ballas, o painel apresentou um conjunto de aspectos essenciais para
alcançar o sucesso no mundo corporativo, empreendedor, cercado por mudanças
frequentes.
O filósofo Leandro Karnal, um dos pensadores mais admirados no Brasil,
palestrou sobre “A vida que merece ser vivida”, atitudes e a situação do
país.
“Nosso cérebro opta sempre pelo prazer imediato, pelo mais fácil. Assim,
o protagonismo exige esforços, ver além do horizonte e possuir racionalidade
estratégica. Todos aqui ralaram muito, têm uma história de superação de
sorte, azar, destino, carma, signo e vitimismos e assumiram o próprio
protagonismo”, observou.
O humorista e campeão mundial de improviso, Marcio Ballas, realizou a
palestra “O poder do sim!” no encerramento do SNDS. Ele abordou a temática da
criatividade como uma ferramenta poderosa para solução de problemas em
qualquer área de atividade.
O encontro foi finalizado com a presença do presidente da ABCS, Marcelo
Lopes, e do presidente da APCS, Valdomiro Ferreira Júnior no palco, que
aproveitou a oportunidade para homenagear os produtores do Estado. Com
informações da assessoria de imprensa da ABCS.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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Cotação semanal
Dados referentes a semana 22/11/2024
Suíno Independente kg vivo
R$ 9,53Farelo de soja à vista tonelada
R$ 71,50Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.200,00Milho Saca
R$ 1.975,00Preço base - Integração
Atualizado em: 22/11/2024 17:50