Porto Alegre, 26 de abril de 2022 – Na décima edição dessa parceria
consolidada no varejo brasileiro como uma grande criadora de oportunidades e
ampliadora de vendas, a Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) ocorrerá no
período de 1 a 17 de junho em 27 bandeiras das maiores e melhores redes de
varejo do país.
A SNCS estará presente em 22 estados brasileiros, de norte a sul, a
Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) vai impulsionar as
vendas e o consumo de carne suína, auxiliando a escoar o excedente da
produção, e contribuindo para desafogar os produtores que enfrentam uma das
maiores crises da história do setor.
Para estar à altura deste desafio, a SNCS cresceu e deu boas vindas a dois
novos grupos de varejo e cinco novas bandeiras. Ao todo este ano, os grupos de
varejo participantes representam 28% do faturamento do varejo nacional, além de
ampliar sua presença, estando nas principais capitais do país, nos maiores
polos de consumo e em diferentes tipos de redes, desde o varejo de economia, ao
premium.
Com o tema “Sabor de Ofertas? Suíno na Certa!”, a campanha traz
promoções, leveza, informação, diversidade de cortes populares e
acessíveis, saudabilidade e muito sabor nos mais diversos formatos, on e
off-line, para impactar os consumidores.
O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, explica a estratégia: “Levamos a
SNCS de 2022 para quatro entre as cinco maiores redes de supermercado e
hipermercado do país, não apenas em tamanho, mas em faturamento. Alcançamos a
maior capilaridade de públicos até então, através do varejo estaremos nas
capitais e também no interior, atendendo a todos os públicos, desde o A até o
D. Uma ação estratégica em resposta ao momento que os suinocultores
enfrentam”, conclui.
Diferenciais SNCS 2022
Conheça as redes participantes
O Pão de Açúcar, Mercado Extra, Compre Bem, Oba Hortifruti, Carrefour,
Hortifruti, Natural da Terra, Big, Big bompreço, Super bompreço, Nacional, Dia
Supermercados, Prezunic, Super Nosso, Apoio Mineiro e a Companhia Sulamericana
de Distribuição acreditam no potencial da carne suína e estão engajados no
propósito de comunicar os atributos da carne suína e impulsionar sua venda no
período de 1 a 17 de junho
Super Nosso
Participando pela primeira vez da SNCS, o grupo mineiro Supernosso entra
com 71 lojas das bandeiras Supernosso, Momento Supernosso e Apoio Mineiro,
presentes em Belo Horizonte (MG), um dos maiores polos de consumo de carne
suína no país. Focado no público A e B, o Supernosso traz produtos premium,
entrega própria, aplicativo de vantagens e fidelização, além de vendas via
whatsapp e e-commerce. O time do Supernosso recebeu a campanha de braços
abertos e animados em participar da iniciativa, que contará com o apoio local
da Associação dos Suinocultores de Minas Gerais (Asemg).
Prezunic
Também presente em um relevante polo de consumo, o Prezunic, rede
pertencente ao Cencosud, um dos maiores grupos de varejo da América Latina,
estreia na SNCS com 31 lojas no Rio de Janeiro. O Prezunic é uma forte marca no
varejo carioca e tem localização estratégica, presente em toda a região do
Botafogo ao Santa Cruz, alcançando os públicos B e C, com diversas ações
presenciais para os clientes, aplicativo próprio, whatsapp delivery, e-commerce
próprio e opção de compra pelo Cornershop. Outro ponto de destaque é o
papel que o açougue ocupa estrategicamente na rede, que investirá ainda mais
na proteína suína com a campanha.
GPA
Precursor da iniciativa e participante pelo décimo ano seguido, o GPA
estará presente com as redes Extra, Pão de Açúcar e, como novidade, a rede
Compre Bem, com 28 lojas em São Paulo, presentes na capital, na região
metropolitana, no interior e litoral paulista. A bandeira estreante possui
perfil de compra B e C, foco em serviços, preços competitivos e produtos
voltados ao consumo diário das famílias, além de vendas via e-commerce e
cartão próprio.
Já o Extra participa com as bandeiras Mercado Extra e Mini Extra,
presentes em 16 estados e 187 lojas focadas em promoções e preços
competitivos para atender as classes B, C e D. O Mercado Extra conta também com
uma alta presença de carne suína, atendimento com foco nas necessidades do
dia a dia, e modelo interno que agrega valor à jornada de compra do consumidor
que busca produtos perecíveis.
E para fechar, o Pão de Açúcar agrega as bandeiras Pão de Açúcar
Fresh e Minuto Pão de Açúcar com 280 lojas focadas na experiência do
consumidor em 12 estados brasileiros. Com perfil de compra que atende desde o
básico ao sofisticado, o Pão de Açúcar promove a saudabilidade e a
sustentabilidade, praticidade e produtos diferenciados com atendentes e
tecnologias especializadas, app e e-commerce.
Grupo Big
Participando da iniciativa pelo quarto ano seguido, o Grupo Big entrará
com 185 lojas, das bandeiras Big, Big Bompreço, Nacional e Super Bompreço
atuantes em 17 estados com penetração em diversos públicos das classes B e C,
principalmente no Sul e no Nordeste do país.
Carrefour
Pelo quarto ano seguido a maior rede de varejo do país participará da
SNCS com 140 lojas das bandeiras Carrefour Bairro e Carrefour Market em 15
estados brasileiros. Trazendo alcance nacional, foco em preços baixos,
e-commerce e CyberCook, o Carrefour vai trabalhar cortes acessíveis e alto
volume de ofertas.
Hortifruti e Natural da Terra
Parceiro da iniciativa pelo quinto ano seguido, o Natural da Terra e o
Hortifruti também estarão engajando suas 79 lojas em 4 estados e trazem como
novidade para 2022 a bandeira Hortifruti Leve, ambas agregam o melhor da feira e
do supermercado, com facilidade e conveniência de compra, alta fidelização,
ticket médio elevado, produtos selecionados, interação em diferentes canais
de comercialização preparados para o atendimento, como site, app, whatsapp.
Oba Hortifruti
Parceiro da iniciativa pelo sexto ano seguido, o Oba Hortifruti
participará com 71 lojas em São Paulo, Goiás e no Distrito Federal, nas
bandeiras Oba Hortifruti, Oba Hortifruti Farm e Oba Hortifruti Way, inaugurado
recentemente para trazer mais rapidez e praticidade na hora de comprar. A rede
focada em produtos frescos e de excelência, valoriza a origem dos alimentos,
possui açougue próprio e marca própria, alta recorrência de compras e perfil
de público A e B. Além disso, o OBA valoriza a expansão digital e
e-commerce, aproveitando as oportunidades de cross-sell e up-sell para gerar
ofertas personalizadas a cada interação com o cliente.
Dia Supermercados
O Grupo Dia Supermercados participa da iniciativa pelo segundo ano
consecutivo, levando a SNCS para 621 lojas nos estados de São Paulo e Minas
Gerais. Com marca própria, produtos exclusivos e de alta qualidade, o Dia
possui preços acessíveis, público B e C e lojas bem localizadas, com
presença em 104 cidades de pequeno e médio porte no interior e litoral
brasileiro.
Companhia Sulamericana de Distribuição
Participando da SNCS pelo segundo ano seguido, a Companhia Sulamericana de
Distribuição, responsável pelas bandeiras Cidade Canção, São Francisco e
Amigão entra em 2022 com 58 lojas atuantes em 3 estados brasileiros. Com perfil
de compra C e D e presença em cidades de médio porte no interior de São
Paulo e do Paraná, a Companhia traz vendas no e-commerce, produtos de alta
qualidade, cartão próprio e clube de fidelidade.
SNCS 2022
A Semana Nacional da Carne Suína de 2022 é um marco para a suinocultura e
o varejo brasileiro. Com dez anos de resultados positivos em vendas a cada
edição, a campanha conquista os consumidores pela sua comunicação 360 em
lojas e espaços virtuais como e-commerce, e-mail marketing e redes sociais,
além de metodologia estratégica exclusiva que aposta na capacitação de
açougueiros e colaboradores para serem embaixadores da proteína, sanar
dúvidas e incentivar a compra de clientes. Neste ano, a campanha conta com o
apoio institucional do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS)
e da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). As informações partem
da assessoria de imprensa da ABCS.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA
Cotação semanal
Dados referentes a semana 15/08/2025
Suíno Independente kg vivo
R$ 8,57Farelo de soja à vista tonelada
R$ 1.665,00Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.400,00Milho Saca
R$ 68,75Preço base - Integração
Atualizado em: 19/08/2025 08:45