safras

CARNES: ABIEC promove qualidade do Brasil na Anuga, na Alemanha

7 de outubro de 2015
Compartilhe

Porto Alegre, 7 de outubro de 2015 – A ABIEC (Associação Brasileira
das Indústrias Exportadoras de Carne) e mais 14 empresas associadas – Agra,
BarraMansa, Cooperfrigu, Frisa, Frigol, Frigosul, Frigoestrela, JBS, Marfrig,
Mataboi, Mafripar, Minerva, Plena e Xinguara – estarão presentes na Anuga
2015, uma das maiores feiras de alimentos do mundo, que acontece de 10 a 14 de
outubro, em Colônia, Alemanha. A participação brasileira na feira, composta
por 83 empresas, é organizada pela Agência Brasileira de Promoção de
Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

No estande da ABIEC, além das empresas integrantes do projeto Brazilian
Beef – parceria da ABIEC com a Apex-Brasil, estarão presentes a Associação
Brasileira de Angus e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Para promover e reforçar a qualidade do produto nacional, que hoje é
exportado para mais de 120 países, a ABIEC e as empresas exportadoras levarão
900 kg de carne – filet mignon, picanha, filet de costela, costela de
dianteiro e celha (capa do entrecote) – para realização de churrascos e
degustação nos dias da feira.

A União Europeia é um dos principais mercados para a carne brasileira.
Nos primeiros oito meses do ano (janeiro a agosto), foram exportadas 73,4 mil
toneladas de carne bovina brasileira com faturamento de mais de US$ 491
milhões, colocando a UE em segundo lugar no ranking dos maiores importadores do
Brasil.

Se contar somente o mês de agosto de 2015, pela primeira vez no ano, a
União Europeia foi o mercado que mais comprou carne brasileira com faturamento
de US$ 71 milhões, um crescimento de 20,86% com relação a julho de 2015.
Houve crescimento também em volume com relação ao mês anterior de 23%, com o
embarque de 11,2 mil toneladas.

“A Anuga é o ponto de encontro entre os diversos participantes da
cadeia mundial da carne bovina e onde temos a oportunidade ímpar de reforçar,
para um público altamente qualificado de todo o mundo, o potencial do produto
brasileiro”, afirma Antônio Jorge Camardelli, presidente da ABIEC.

Em uma área de 280.000 m, a Anuga conta com 7.000 expositores de mais
de 100 países e espera receber um público acima de 155.000 visitantes. Na
última edição, em 2013, a ABIEC recebeu mais de 6.000 visitantes em seu
estande.

Brazilian Angus Beef Day

Repetindo o sucesso dos eventos realizados na SIAL (Paris-2014) e Expo
Milano (Milão-2015), a ABIEC, em parceria com a Associação Brasileira de
Angus, promoverá o Brazilian Angus Beef Day, no dia 12 de outubro.

A iniciativa visa levar direto ao público da Anuga 2015 a experiência do
consumo da carne Angus brasileira, direcionada ao segmento gourmet. Durante
todo o dia, serão promovidas sessões de degustação da carne, além de
distribuição de material promocional sobre o produto, rodadas de negócios e
prospecção de clientes.

A União Europeia é um dos principais mercados para o nicho de carne
gourmet brasileira.

Sustentabilidade

Também na Anuga, o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS)
lançará a versão em inglês do Mapa de Iniciativas da Pecuária Sustentável
(Map of Initiatives of Sustainable Livestock), que tem como objetivo destacar as
iniciativas sustentáveis em andamento no Brasil. A ferramenta é pioneira e
conta, atualmente, com 12 exemplos.

O mapa on-line, que está disponível no site do GTPS, destaca o local,
além de informações como quem são os executores, os parceiros, a área
total, o tamanho do rebanho, o investimento, os municípios de abrangência, o
ponto focal, um breve resumo da iniciativa, entre outras informações do
projeto. O mapa, em inglês, é fruto do convênio firmado entre o GTPS e a
Apex-Brasil, que tem como premissa divulgar, em âmbito internacional, os bons
exemplos da pecuária brasileira.

De acordo com Fernando Sampaio, diretor-executivo da ABIEC e presidente do
GTPS, o mapa é uma grande oportunidade de divulgar os bons exemplos da
atividade no Brasil. “Um dos nossos maiores desafios sempre foi mostrar que é
possível aliar sustentabilidade com rentabilidade. Esta ferramenta é mais um
mecanismo para disseminar essa mensagem e para fazer com que os bons exemplos
ganhem escala”, afirma. As informações partem da assessoria de imprensa da
ABIEC.

Estande da ABIEC na ANUGA:
Hall 6.1 – Estande D074
Colônia, Alemanha
10 a 14 de outubro

Revisão: Carine Lopes (carine@safras.com.br) / Agência Safras

Copyright 2015 – Grupo CMA

Cotação semanal

Dados referentes a semana 01/08/2025

Suíno Independente kg vivo

R$ 8,07

Farelo de soja à vista tonelada

R$ 1.640,00

Casquinha de soja à vista tonelada

R$ 1.400,00

Milho Saca

R$ 68,25
Ver anteriores

Preço base - Integração

Atualizado em: 31/07/2025 11:10

AURORA* - base suíno gordo

R$ 6,60

AURORA* - base suíno leitão

R$ 6,70

Cooperativa Majestade*

R$ 6,60

Dália Alimentos* - base suíno gordo

R$ 7,00

Dália Alimentos* - base leitão

R$ 7,00

Alibem - base creche e term.

R$ 5,75

Alibem - base suíno leitão

R$ 6,60

BRF

R$ 7,30

Estrela Alimentos - creche e term.

R$ 6,40

Estrela Alimentos - base leitão

R$ 6,40

Pamplona* base term.

R$ 6,60

Pamplona* base suíno leitão

R$ 6,70
* mais bonificação de carcaça Ver anteriores

Parceiros da Suinocultura Gaúcha

Parceria