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CARNES: ABPA mostra qualidade da proteína animal do Brasil na Ásia

6 de setembro de 2016
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Porto Alegre, 6 de setembro de 2016 – A Associação Brasileira de
Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de
Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), participará, nos próximos dias,
de dois eventos especiais voltados para os mercados da Coreia do Sul e do
Japão.

Hoje, vice-presidente de mercados da associação, Ricardo Santin,
realizará uma apresentação durante uma rodada de negócios em evento
organizado pelos Ministérios da Agricultura e das Relações Exteriores,
juntamente com a Apex-Brasil, em Seul (Coreia do Sul). O ministro da
Agricultura, Blairo Maggi, também participará do evento.

Posteriormente, no dia 12 de setembro, será a vez do Seminário Avicultura
e Suinocultura no Brasil – Parceria em Prol da Qualidade e da Segurança
Alimentar, que acontecerá na Embaixada Brasileira em Tóquio. O evento é
promovido pela ABPA, juntamente com a Apex-Brasil e a Embaixada.

Nas duas oportunidades, Santin tratará dos diferenciais
técnico-sanitários, da qualidade e da capacidade de fornecimento de produtos
da cadeia agroindustrial do Brasil. Em Tóquio também está programada a
abertura do evento pelo Embaixador Brasileiro no Japão, André Corrêa do Lago.

“Hoje o Japão e a Coreia do Sul são grandes demandantes da carne de
frango brasileira. O mercado japonês é, inclusive, nosso segundo maior
mercado. Entretanto, podemos contribuir ainda mais para a segurança alimentar
destes dois países com carne suína e ovos de excelente qualidade. Atualmente,
só o Japão está aberto para estes dois produtos, mas ainda importa baixos
volumes”, explica.

Em vias de abrir seu mercado para a carne suína brasileira do Estado de
Santa Catarina (por ser o único estado brasileiro com reconhecimento de
“livre de aftosa sem vacinação”), a Coreia do Sul é hoje uma das grandes
ambições do setor, que tem em países da Ásia alguns de seus principais
mercados.

“A qualidade e o status sanitário diferenciados são marcas da
avicultura e da suinocultura do Brasil. Queremos mostrar para estes mercados
que a mesma confiança que já conquistamos para o fornecimento de carne de
frango, pode ser dada para a carne suína e o ovo do Brasil. Temos distinções
que nos precedem, como o fato de sermos livres de enfermidades como Influenza
Aviária, Peste Suína Clássica e Diarreia Suína Epidêmica”, ressalta
Santin.

Além do Japão e da Coreia do Sul, o vice-presidente de mercados da ABPA
ainda têm em seu roteiro vários outros mercados, em encontros que acontecerão
conjuntamente com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Entre estes países estão a Tailândia (negociação de abertura para
carne suína), Myanmar (viabilização de vendas de aves e suínos), Malásia
(incremento de vendas de carne de frango halal) e India (negociação para
redução de tarifas de importação, hoje superiores a 100%). Com informações
da assessoria de imprensa da ABPA.

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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