Porto Alegre, 20 de junho de 2016 – A Associação Brasileira de Proteína
Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de
Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), participou de uma série de agendas
com autoridades chinesas durante a FMA China 2016, realizada entre 14 e 16 de
junho, em Xangai.
Em uma das ações programadas na China, o vice-presidente de mercados da
ABPA, Ricardo Santin, reuniu-se com o presidente da Administração Geral de
Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena (AQSIQ) da China, Ge Zhirong.
Também esteve no encontro o vice-presidente do órgão chinês, Wang Junbing.
Na pauta da reunião, que ocorreu durante o 2nd International Import and
Export Summit 2016 – em paralelo à FMA China – estiveram questões relativas
às exportações brasileiras avícolas e suinícolas para o mercado chinês,
como o andamento da liberação de novas plantas e a expansão dos negócios
entre os dois países.
Outros encontros também fizeram parte da agenda da associação na China.
Além das reuniões com autoridades, a ABPA participou ainda da exposição
promovida durante a FMA, que contou com um estande exclusivo e a distribuição
de materiais promocionais em mandarim, ressaltando os diferenciais da
avicultura e da suinocultura do Brasil como fornecedora confiável de proteína
animal para o mercado chinês. Os materiais traziam, ainda, informações e
contatos comerciais das empresas participantes dos projetos setoriais Brazilian
Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork, sob gestão da ABPA.
“Foi uma grande ação institucional, na qual o objetivo maior foi
consolidar a percepção positiva em torno das marcas setoriais internacionais
da avicultura e da suinocultura do Brasil, destacando as qualidades de nossos
produtos e demonstrando nossa intenção de seguir como parceiros, auxiliando na
complementariedade do mercado chinês nos espaços que hoje não são ocupados
pelos produtores locais”, destaca Santin.
SOBRE A ABPA
A ABPA é a maior associação de proteína animal do mundo. É a
representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do
Brasil. Congrega mais de 130 empresas e entidades dos vários elos da avicultura
e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora superior a
US$ 10 bilhões.
Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das
três marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: a
Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork.
Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em
mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do
Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da
produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos e de
carne de frangos e de suínos.
SOBRE A APEX-BRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
(Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior
e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia
brasileira.
A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam
promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no
exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio
à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais,
visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a
estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também
têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Apex-Brasil coordena os esforços de atração de investimentos
estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para
o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
SOBRE OS PROJETOS SETORIAIS
Os Projetos Setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork
são mantidos pela ABPA em parceria com a Apex-Brasil com o objetivo de promover
junto ao mercado internacional as carnes de frangos, de suínos e os ovos
produzidos no Brasil. Por meio da participação em feiras, realização de
workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos
valorizam atributos destes setores produtivos – como a qualidade, o status
sanitário e a sustentabilidade da produção – e valorizam as marcas
internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores
brasileiros. Cerca de 45 empresas participam dos projetos atualmente. As
informações partem da assessoria de imprensa da ABPA.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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