Porto Alegre, 25 de setembro de 2017 – A Associação Brasileira de
Proteína Animal (ABPA) encerrou, nesta quinta-feira (21), a participação do
setor exportador de aves, suínos e ovos do Brasil na China International Food,
Meat and Aquatic Products Exhibition (FMA 2017), evento promovido por
autoridades dos setores de inspeção sanitária e de comércio do Governo
Chinês, em Cantão, capital da província chinesa de Guangdong.
Focado em fortalecer institucionalmente a cadeia exportadora da avicultura
e da suinocultura do Brasil e gerar novos negócios para os exportadores, a
ação contou com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações
e Investimentos (Apex-Brasil).
De acordo com Ricardo Santin, vice-presidente de mercados da ABPA, centenas
de importadores e interessados em oportunidades de negócios visitaram o
espaço da proteína animal do Brasil no evento. Além da distribuição de
materiais promocionais com informações sobre o sistema produtivo brasileiro e
as agroindústrias exportadoras, um expressivo volume de negócios foi
consolidado durante a FMA China.
“Tradicionalmente com foco institucional, a participação da
agroindústria de aves e de suínos na FMA China foi além gerou milhões de
dólares em novos negócios para o Brasil. Este é um indicativo de que a China
segue como um dos mais sólidos parceiros comerciais da avicultura e da
suinocultura brasileiras. Isto é reforçado pelo peso político da ação, com
os encontros, em nosso estande, com autoridades sanitárias de órgãos como a
Administração de Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena (AQSIQ) e a
Associação de Inspeção de Entrada, Saída e Quarentena (CIQA) da China”,
analisa Santin.
Além da feira, a ABPA também marcou presença no International Import and
Export Food Policy, Laws and Regulation Summit, que reuniu autoridades de
órgãos reguladores do Governo Chinês. “Pela forte presença de autoridades
chinesas, o seminário também desempenhou um importante papel para o
fortalecimento das relações entre o setor produtivo do Brasil e as autoridades
chinesas”, ressalta Santin.
SOBRE A ABPA
A ABPA é a maior associação de proteína animal do mundo. É a
representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do
Brasil. Congrega mais de 140 empresas e entidades dos vários elos da avicultura
e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora superior a
US$ 8 bilhões.
Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das
três marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: a
Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork.
Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em
mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do
Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da
produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos e de
carne de frangos e de suínos.
SOBRE A APEX-BRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
(Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior
e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia
brasileira.
A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam
promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no
exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio
à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e
visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a
estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que
também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Apex-Brasil coordena os esforços de atração de investimentos
estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para
o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
SOBRE OS PROJETOS SETORIAIS
Os Projetos Setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork
são mantidos pela ABPA em parceria com a Apex-Brasil com o objetivo de promover
junto ao mercado internacional as carnes de frangos, de suínos e os ovos
produzidos no Brasil. Por meio da participação em feiras, realização de
workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos
valorizam atributos destes setores produtivos – como a qualidade, o status
sanitário e a sustentabilidade da produção – e valorizam as marcas
internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores
brasileiros. Cerca de 45 empresas participam dos projetos atualmente.
Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas
pelo e-mail Isis.sardella@abpa-br.org. Com informações da assessoria de
imprensa da ABPA.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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