Porto Alegre, 16 de outubro de 2017 – Exportadores de aves e de suínos do
Brasil comemoraram o saldo da ação organizada pela Associação Brasileira de
Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de
Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), durante a Anuga, maior feira de
alimentos do mundo, encerrada na última quarta-feira (11) em Colônia
(Alemanha).
Conforme relatório levantado junto às 22 agroindústrias exportadoras de
aves, de suínos e de ovos participantes da ação, foram realizados US$ 129,1
milhões em negócios de exportação com clientes de todo o mundo,
especialmente da Europa e da Ásia.
Pelas projeções estabelecidas a partir dos contatos realizados, a ação
deverá gerar, ainda, mais de US$ 200 milhões em exportações para a
avicultura e a suinocultura do Brasil nos próximos 12 meses.
Mais de 2,3 mil contatos foram estabelecidos pelo setor brasileiro nos
cinco dias de evento. Destes, 1,3 mil são novos clientes.
Para apresentar a qualidade e outros diferenciais do produto brasileiro, a
ação contou com uma galeteria estruturada em meio aos 400 m destinados para
a ABPA na Anuga. Cerca de 330 quilos de carne de frango foram preparados aos
visitantes, como cortes de frango e processados (nuggets). Sob o comando do
chef gaúcho Marcelo Bortolon, foram servidos 1,1 mil pratos, como o conhecido
“Frango com Polenta”. Os visitantes também receberam materiais informativos
sobre a avicultura e a suinocultura do Brasil, e os contatos das empresas
exportadoras.
A iniciativa da ABPA na Alemanha também contou entrevistas a veículos de
imprensa da União Europeia e reuniões com Stakeholders, como associações de
mercados da Ásia e Europa, além dos Estados Unidos.
“Há ambições maiores que nesta ação, que vão além da
concretização de negócios. Durante a Anuga, atuamos para fortalecer a marca
setorial, ao mesmo tempo em que buscamos ‘medir a temperatura’ do mercado
internacional e a percepção dos importadores sobre a imagem do nosso setor.
Destes contatos, pudemos concluir que superamos os difíceis momentos do
primeiro semestre”, analisa Francisco Turra, presidente-executivo da ABPA.
Participaram da Anuga as empresas Coasul, Pif Paf, Integra, Avenorte, GT
Foods, Frango Granjeiro, Frango Pioneiro, Jaguafrangos, Alibem, C. Vale,
Frimesa, Dália, Vibra, Lar, Zanchetta, Agrodanieli, Netto Alimentos, Ecofrigo,
Bello Alimentos, São Salvador Alimentos, Copacol e Seara. A Aurora Alimentos,
também associada da ABPA, participou com estande próprio na feira. As
informações partem da assessoria de imprensa da ABPA.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2017 – Grupo CMA
Cotação semanal
Dados referentes a semana 22/11/2024
Suíno Independente kg vivo
R$ 9,53Farelo de soja à vista tonelada
R$ 71,50Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.200,00Milho Saca
R$ 1.975,00Preço base - Integração
Atualizado em: 22/11/2024 17:50